app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
José Elias

Confira os destaques da política alagoana #JE18012020

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 18/01/2020 - Matéria atualizada em 18/01/2020 às 06h00

Fuxico sobe o tom, conversa bonita começa a botar cabeça de fora e, nos bastidores, malandragem entra em cena com discurso de primeiro mundo. Aberta a temporada dos cochichos, voto agora é ouro. A consciência do povo ganha valor como instrumento de trabalho.

Arrumações de um lado, conchavos do outro, Alagoas vive um cenário que exibirá a cara de cada um. Categorias se dividem nos que têm prestígio, aqueles que imaginam ter qualidade e os enrolões de beira de estrada. Vão aos escritórios tentar vender peixe frio. Na disputa do mandato em Maceió, confronto direto coloca no ringue Lessa, JHC e Alfredo Gaspar. Pesquisas preliminares não dão para avaliar o comportamento das ruas, que se limitam a espiar. Só um fato novo, de grande repercussão, pode desviar rumo das águas. # # # Mas ninguém deve subestimar pegada de Ricardinho Santa Rita e David Davino Filho.


AQUI E INTERIOR

Meios políticos, composições começam a girar nos gabinetes fechados de Alagoas. Na Câmara de Maceió, vereadores comentam uma aliança de Rui Palmeira e Fernando Collor aqui e no interior. Pelo entendimento de alguns, união que poderá escrever uma nova história a partir das próximas eleições.


VICTOR E FARIAS

Uma nova arrumação voltou à tona na formação do governo tampão em 2022. Deputado Marcelo Victor concluiria o mandato como presidente da Assembleia Legislativa, no lugar do vice Luciano Barbosa. E o médico Fábio Farias, atual secretário estadual do Gabinete Civil, seria seu companheiro na nova chapa.


UM NOVO TIME

Senador Euclydes Mello e empresário João Feijó estão se reunindo sem testemunhas. Em cima da mesa, formação de um novo time competitivo em Alagoas. Os dois querem reerguer o Corinthians, que fechou as potas, no Tabuleiro, por falta de apoio. “Vamos ser campeões novamente!” - prometeu Feijó.


AQUI E LÁ FORA

Líder natural, ex-deputado Gilvan Barros faz sucesso na política onde chega. Acaba de ser agraciado com o título de Cidadão Honorário de Tocantins, onde possui uma próspera fazenda. Na solenidade de entrega do prêmio, alagoano recebeu um apelo para sair candidato a deputado federal naquele Estado.


RADICAIS RECUAM

Ao decidir mudar de vida, ex-prefeito Toninho Lins está influenciando muita gente em Rio Largo. Setores radicais amoleceram o discurso e caminham a passos largos para a mesma direção. Na cidade, as igrejas evangélicas abriram as portas e novos fiéis colocam a Bíblia na mão e vão frequentar os terços.


ESTÁ NAVEGANDO

Numa reunião com lideranças comunitárias, Galba Novais falou sobre seu futuro. Deu um toque de sua possível participação na eleição de prefeito de Maceió. “Tô navegando!”- respondeu o deputado, no Tabuleiro do Martins. “Vamos sentir o sentimento dos números das pesquisas!” - sustentou, sem oficializar.


RETRATO DO VOTO

Flávia Cavalcante acredita que a eleição vai mudar o retrato do voto nos municípios. Na opinião da deputada, o silêncio do interior é um sinal de que acontecerá fato novo na corrida para prefeitos e vereadores. “Muita gente já fala com tom de que relação dos vitoriosos já estivesse fixada na parede!” - declarou.

» Ex-deputado Almeida tem palanque pra prefeito de Maceió: Ele fica com Ricardinho Santa Rita. » Deputado David Davino é o fiel da balança da eleição do fim do ano: Mas ele garante que vai ganhar. » Encomenda de terno para tomar posse como vereador em Maceió: Ovo está na barriga da galinha. » Chico Filho presidente da Câmara de Vereadores novamente: “Deixe povo me reeleger primeiro!” » Inimigos chutaram joelho do ex-deputado Cícero Cavalcante: Desafiam ele a sair prefeito de São Luiz. » Médico Florisvaldo Pereira atende estrelas da política daqui: Vê a saúde da senadora Ada Mello. » Do ex-deputado Judson Cabral: “A esquerda de Alagoas está em baixa, mas nunca vai morrer!” » Oposição em Rio Largo caminha pela contramão do voto: Trocou as ruas por reuniões nos gabinetes.

Mais matérias
desta edição