José Elias
Confira os destaques da política alagoana #JE06022020
.

Cadeira do Senado atrai mais políticos rodados de Alagoas do que vaga de governador. Alguns que já passaram por lá gostaram, mas não têm mais tesão para enfrentar a via crucis do cargo. Outros, cansados de encarar desafios das urnas, tentaram botar faixa e, por conta do destino, não foram bem-sucedidos.
Ronaldo Lessa quer voltar a ser prefeito de Maceió por saber que, em 2002, o bicho pega na corrida com concorrentes fortes. O ex-presidente Fernando Collor prefere continuar defendendo Estado na esfera de Brasília. E Teotonio Vilela, que adora clima de lá, considera ser mais útil aqui do que no Distrito Federal. A sorte não acompanhou Almeida que, com credenciais, só fez caminhar rumo ao Palácio. Quando parecia a nova sensação, Heloísa se limitou a um mandato majoritário. O sonho de criança de Biu de Lira acabou numa luta desigual. Ramo político é assim, como no jogo de baralho - todos querem ganhar muito.
JÁ TEM NOMES
Partidos de oposição ao Palácio não acenam para chapa que pretendem apresentar em Maceió. Teotonio Vilela explicou que PSDB tem nomes e vai exibir aos aliados. Não quis fazer citações, mas disse que são candidatos que mexerão com o xadrez do voto. “Vamos escolher um para disputar eleição!”
MARCAR A DATA
Oposição de Rio Largo vai marcar data para botar o bloco na rua antes do Carnaval. Fará reunião decisiva para indicação do nome que vai disputar a prefeitura da cidade no fim do ano. “Estamos unidos, mãos dadas, com os mesmos objetivos!”- declarou Fernando James. “Um por todos e todos por um!”
POUCOS AMIGOS
Amigos contados nos dedos, Cícero Almeia tem 80% de possibilidades de sair vereador. O grupo incontável de “companheiros”, que juravam fidelidade eterna, sumiu na primeira esquina depois que ele deixou o poder. Sem mandato, o ex-prefeito prepara as costas para receber fortes e demorados abraços.
EQUIPE IMBATÍVEL
Dudu Ronalsa vê a Assembleia Legislativa com potencial para decidir eleição majoritária de 2022. Se os deputados se unirem, ele disse que elegem o governador e o senador. “Nosso time é imbatível nas ruas!” - acrescentou. “Basta deixar os interesses de lado e marcar as pedras da vez!” - sustentou, almoçando.
DE OUTRO JEITO
Cada deputado tem suas características, concluiu Jota Duarte, numa roda de vereadores em Palmeira dos Índios. “Fazia-se politica antigamente de um jeito!” - lembrou o parlamentar mais experiente de Alagoas, ainda na sala de aula. “Os métodos hoje são diferentes em todos aspectos!” - pediu água.
CONHECE A VOLTA
Fora da cena do voto, médico Arnaldo Camelo se prepara pra trocar de roupa novamente. “Eu conheço o caminho de volta!” - contou a Arnaldo Fontan, ex-presidente da Câmara, que pendurou as chuteiras. Camelo tentará reconquistar mandato de vereador, que desempenhou em várias legislaturas.
VOTAÇÃO LIMPA
Rogério Teófilo promete uma eleição limpa, sem arrodeios, no fim do ano, em Arapiraca. “Com resultados honestos!” - garante o prefeito, num papo com jornalistas, em Maceió. “Lá, na cidade, ganha quem tiver voto!” - emendou, sem querer fazer prognóstico sobre os nomes que vai enfrentar nas urnas.
» Oposição em Arapiraca escolhe nome pra prefeito: Luciano Barbosa, Severino Pessoa ou Nezinho? » Dúvida nos setores políticos de Maceió: Rodrigo Cunha vai ficar mesmo com JHC pra prefeito? » Nelsinho do BB, velho companheiro de Guilherme Palmeira: “Só o poder conta com “amigo” na política!” » Professor Valério, nova atração de Marechal: Os apostadores o apontam vereador na cabeça. » Algumas autoridades não podem sentir coceira aqui: Aparecem sempre os “amigos” de unha grande. » Olho na Câmara, muita gente quer saber se Kelmann Vieira será prefeito de Maceió: A fila cresce. » Maceió precisa se proteger contra as doenças que vêm por aí: O alerta é do vereador Cléber Costa. » Do deputado JHC, na Câmara: “Somente eles, da elite, podem ser prefeito de Maceió?”
