app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5691
José Elias

Confira os destaques da política alagoana #JE12022020

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 12/02/2020 - Matéria atualizada em 12/02/2020 às 06h00

Fevereiro: tradicionalmente, orquestras, nas garagens, estão afinadas para carnaval. Saudosismo de lado, músicas eliminam a emoção dos foliões que, antigamente, já tudo claro, amanheciam o dia. Bunda pra frente e pra trás, que chama a atenção da galera, tira a tesão dos que sabem fazer o passo.

Sem povo nas ruas, trancado em casa, com medo da violência, candidatos aproveitam para mergulhar escondidos. Viajam para fugir do assédio dos facadistas ou reúnem a família para momento descontraído, distante da massa de manobra. Campanha que, a rigor, deveria começar em festa, é prorrogada. Os poucos que procuram o cheiro das ruas participam de experiência inusitada. Encontram avenidas desertas ou pessoas que detestam política dando as costas. É triste, mas a realidade empobrece disputa do voto. E quem não foge à luta, como Galba Novaes, Gilvan Barros e JHC, sustenta o prontidão.


MADEIRA DE JUNQUEIRO E CORURIPE

Ensaios para a eleição de 2022 começam a ser colocados na prancheta. No salão, juntos, Max Beltrão e Arthur Lira piscam os olhos um para o outro. Madeira do palanque a ser construído chegando dos municípios de Coruripe e Junqueiro.


ELE NÃO FALA SOBRE PROJETO DE GOVERNO

A imprensa tentou arrancar confissões para o futuro de Isnaldo Bulhões Júnior. Se o deputado, por exemplo, já tem projeto para sentar na cadeira de governador. “Tô trabalhando em Brasília por Alagoas!” - fez que não entendeu, contou as ideias e disse que a bancada está unida pelos interesses do Estado.


RAFAEL FOI POBRE E HOJE VIVE NA RIQUEZA

Empresário Rafael Tenório conhece o sofrimento dos dois lados, com exemplos ao vivo. Não faz questão de ser prefeito de Maceió mas, convocado, topa desafio e garante que descasca o abacaxi. Presidente do CSA experimentou amarguras da pobreza, fartura da riqueza e vive do mesmo jeito.


DIABÉTICOS GANHAM UM PONTO DE APOIO

Walter Ananias lidera movimento para criação da Fundação de Assistência aos Diabéticos. Sede fixa dará atenção especial aos que sofrem da doença, considerada incurável. Ele é filho do velho Walter Ananias – saudosa memória -, que ocupou em vários governos a presidência da Cobel, ligada à prefeitura.


RUI COMEÇA A ARMAR O TIME PARA 2022

Rui Palmeira começou a formar o time para disputar eleição de 2022. Candidato a governador, vai escolher nomes que possam fazer a maioria na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Prefeito mantém a relação em sigilo, fez alguns convites e, até lá, garante aos amigos que terá chapas completas.


CPI PROMETE DESMASCARAR CONCORRENTES

Blogueiro Fernando CPI retomou a campanha para prefeito de Maceió. Retoma atividades botando fogo pela venta, doido de vontade para enfrentar os candidatos que se julgam imbatíveis. “Vamos desmascarar todos eles, incendiar os programas de televisão e contar a verdade ao povo!” - mandou o recado.


A PROVA DOS NOVE ENTRE KIL E MANO EM UNIÃO

PPS garante uma pesquisa isenta, sem paixão, no município de União dos Palmares. Partido quer tirar a prova dos nove na disputa entre Manoel Gomes de Barros e Kil Freitas, atual prefeito. “Temos interesse no resultado da eleição numa das principais cidades do Estado!” - avisou dirigente Juca Carvalho.


» GASPAR DÁ ADEUS E NÃO VOLTA - Alfredo Gaspar de Mendonça não está se afastando do cargo de procurador de Justiça para depois voltar: Ele está renunciando em definitivo.

» QUER FAZER AINDA MUITA RAIVA - Ex-senador Biu de Lira, na roda de amigos, num encontro na Barra de São Miguel: “Ainda vou fazer muita raiva aos inimigos políticos!” - coçou cabelos.

» FIM DO PAPO FIADO NO VOTO - Guilherme Palmeira, ex-governador, ministro do TCU: “Voto não se conquista com conversa fiada!” - disse, no apartamento, na Ponta Verde.

» PP FICA COM NOME DE DAVINO? - Grupo do deputado David Davino Filho quer saber se o PP apoia seu nome pra prefeito de Maceió: Já mandou sondar os seus dirigentes.

» CELSO NA CADEIRA DE RODAS - Celso Freitas Cavalcante, ex-diretor do Banco Brasil, está doente: Ele usa uma cadeira de rodas para se locomover em casa quando quer sair da cama.

» BOIA CONFIA NA FALA DO PDT - Do médico Jurandir Boia, ex-deputado federal, sobre a eleição: “Se acertar o tom do discurso, PDT de Alagoas elege Ronaldo Lessa prefeito de Maceió!”

Mais matérias
desta edição