app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
José Elias

Confira os destaques da política alagoana #JE19022020

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 19/02/2020 - Matéria atualizada em 19/02/2020 às 06h00

Ensaio da Escola de Samba do Voto abriu ao público a porta do barracão para desfile do fim do ano. Dirigentes, carnavalescos e passistas deram o primeiro recado e, ainda nos cochichos de pé de ouvido, disseram alô. Competição mesmo, valendo troféu, só depois do asfalto, na contagem dos pontos.

Em busca do porto seguro, Ronaldo Lessa passeia por onde já passou, com sinal vermelho para o Palácio. A sucessão municipal é um mistério e, dentro da casa mal-assombrada, nem o pai de santo Zé Argeu sabe ler as cartas. No duro, pra valer, ninguém pode apostar, com os nomes à mesa, quem irá à luta. Já no clima, Alfredo Gaspar de Mendonça quer tirar as curvas da eleição, botando no palanque as duas maiores forças de Maceió. JHC, tomando gosto nas pesquisas, não encontrou vice e troca farpas com Rui Palmeira, que pode ir para o DEM. Tentando crescer na poeira das ruas, David Davino e Ricardo Santa Rita.


RUI PALMEIRA COM RODRIGO MAIA E ACM NETO

Rui Palmeira, em Brasília, comunicou ao PSDB nacional sua desliliação do partido. No gabinete de Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, acertou seu ingresso no DEM de Thomáz Nono. Convidou ACM Neto, prefeito de Salvador, para a campanha de prefeito em Maceió e no interior.


MIRANDA LEMBRA NOME DE COLLOR NO PALANQUE

Wellisson Miranda, porta-voz do prefeito de Maceió, cita o nome de Fernando Collor. Afirma que o senador individualmente é o maior eleitor de Alagoas. Ele enfatiza que o ex-presidente da República é o fiel da balança em qualquer disputa do voto no Estado.


LESSA, JHC E RODRIGO JUNTOS NA ELEIÇÃO

Rodrigo Cunha, Lessa e JHC podem montar um palanque para encarar o grupo do governador Renan Filho. É a união de PSDB, PDT e PSB numa corrente em direção à Prefeitura de Maceió.


O CAMINHO NATURAL DE QUINTELLA

Empresário Edgar Pedrosa perguntou o que faltava para Maurício Quintela ser governador. “Pra se chegar lá, precisa-se de um partido, convenção dos aliados e do apoio das ruas!” - reagiu o secretário de Infraestrutura. Ex-ministro dos Transportes explicou que caminho é longo, cheio de obstáculos na estrada.


EM QUEM O POVO CONFIA NA ELEIÇÃO?

Ganha uma eleição quem o povo confia, respondeu a experiência de Guilherme Palmeira. “Pode ser até uma única vez!” - emendou o ex-governador, doente, em seu apartamento. Também deputado, senador, prefeito de Maceió, Guilherme disse que o contato direto com o povo exige habilidade e sinceridade do candidato.


CELSO NA CADEIRA DE RODAS

Diretor do Banco do Brasil no governo Collor, Celso Freitas Cavalcante está doente. Em cima de uma cadeira de rodas, não recebe visitas dos amigos que o paparicavam quando exercitava o poder. Ex-secretário de Estado, tentou ser prefeito de Traipu. Celso é filho do saudoso ministro Freitas Cavalcante.


FERREIRA TENTA ANIMAR LEÃO TRISTE

Marcos Ferreira tentou animar Júnior Leão, que anda triste com a atividade política. Os ex-deputados se encontraram no restaurante para discutir a conjuntura do voto em Alagoas. “Topa sair para outro mandato?” - testou Ferreira. “É uma provocação?” - quis se aborrecer Leão, com os dentes afiados.


TOLEDO VAI PEDIR O APOIO DE BRASÍLIA

Engenheiro Marcos Toledo arrumou a mala, tirou passagem e vai a Brasília em busca de apoio. Na agenda do presidente do Avante, conversas reservadas nos gabinetes de deputados e senadores. Objetivo da missão é conquistar adesão para a candidatura de Ricardinho Santa Rita a prefeito de Maceió.


EXPERIÊNCIA MEDE PESO DO PREFEITO

Não é só chegar e vestir a camisa de candidato a prefeito, ensina o empresário Rafael Tenório. Presidente do CSA disse que a experiência de vida pesa na balança, que mede passado e presente de cada um. “Tem pessoas que se habilitam sem nunca ter administrado a própria casa” - completou, no escritório.


DISPUTA DE LIDERANÇA NO NORTE

Quem será, na verdade, o líder político do Norte no resultado da eleição do fim do ano? Na queda de braço, o deputado Cícero Cavalcante e o ex-prefeito Abrahão Moura, que vai tentar voltar ao cargo. Aliados dois dos lados, com bandeiras na mão, juram que farão a maioria dos prefeitos em toda a região.

Mais matérias
desta edição