José Elias
Confira os destaques da política alagoana #JE08042020
.

Desconhecido por ficar muito tempo fora, Ronaldo Lessa sempre surpreende na boca da urna. Carimbo de esquerda, chegou do Rio e, empurrado pelo senador Totonio Vilela, menestrel das Alagoas, desembarcou na Assembleia Legislativa. Vereador de Maceió, se elegeu por dois votos, ainda contestados, derrotando Terezinha Ramirez.
Posição discreta na Câmara, atuação comum, não se revelou mas manteve posição de sortudo. Candidato a prefeito, ficou indeciso, não confiou no taco e, depois, criou coragem, virando placar da campanha. Em seguida, preparou as costas para abraços e porta aos “amigos” que usufruíram do poder nas duas gestões de governador. Fez bons mandatos no campo administrativo, mas pecou na relação com poderes constituídos. Não valorizou verdadeiros companheiros que vestiram a camisa nas campanhas de dificuldades e virou um trator do ponto de vista político. Coração grande, não faz mal a ninguém, Lessa ainda tem espaço para recuperar o tempo perdido.
MATHEUS ESTÁ RODANDO MAIS DO QUE CARRO VELHO
Ex-deputado Cristhiano Matheus agora vai enfrentar parada dura em Pão de Açúcar, sua terra natal. Ex-prefeitos Jorge Dantas e Cacalo, tradicionais adversários, se juntaram e vão encarar o radialista do MDB. Matheus está mais rodado do que carro velho, ao ensaiar nome em Marechal Deodoro, depois volta à Câmara e retorno a política do Sertão.
VEREADOR DA BASE DE RUI PREFERE JHC
Vereador Sidirlei Mendonça, do Benedito Bentes, trocou Alfredo Gaspar de Mendonça por JHC. Ingressou no PSB e já recebeu recado do gabinete do prefeito Rui Palmeira, seu amigo e padrinho, para passar para o outro lado. Ele nasceu politicamente para enfrentar o saudoso Silvânio Barbosa e ganhou mandato depois de sua morte.
PT PODE NÃO TER CANDIDATO PARA FICAR COM GASPAR
As reuniões estão sepultadas com chegada do coronavírus, que colocou personagens de quarentena. Mas, por telefone, as conjecturas movimentam bastidores da política. A última de ontem dava conta que o PT retiraria pretensão de apresentar candidato a prefeito de Maceió. Botaria Ricardo Barbosa ou Luciana Caetano como vice de Alfredo Gaspar.
VI VOOU DO NINHO TUCANO E NÃO VOLTA MAIS NUNCA
Assessor Beto Jucá provocou o ex-vereador Jorge VI, reunido com Claudionor Araujo. “Voaste do ninho tucano sem se despedir de ninguém!” - pediu outra dose de vinho, marca nacional. “Não volto mais nunca!” - reagiu VI, sem demonstrar arrependimento. “E vou curtir em outro pasto, bem longe daqui, distante de vocês!” - mandou trocar o copo cheio.
GILVAN BARROS VOLTOU DA FAZENDA COM VISUAL NOVO
Ex-deputado Gilvan Barros chegou do Tocantins irreconhecível, de visual novo. Máscara branca na cara, luvas, botas, do jeito que o coronavírus não gosta e foge quando avista o inimigo. “Quem é esse cara?” - ficou em dúvida o filho, do mesmo nome, que ficou em seu lugar na Assembleia Legislativa e vem dando conta da cadeira do pai.
DUDU HOLANDA EM DUAS LUTAS NA BUSCA DO VOTO
Fora do mandato, por enquanto, Dudu Holanda dobra os esforços na em busca do voto. Faz campanha em Maceió para colocar o irmão Fernando na Câmara Municipal, no lugar de Antônio Holanda, seu pai, que encerrou a carreira política. E trabalha, ao mesmo tempo, para retornar à Assembleia Legislativa como o deputado defensor do povo.
TOLEDO É CONTRA VIOLÊNCIA, MAS QUER MATAR VÍRUS
Sérgio Toledo nunca matou uma formiga, mas está com ódio do coronavírus. “Não pode ficar vivo no mundo!” - deu o grito de guerra, tentando alisar o bigode, que tirou há muito tempo, ficando de cara lisa. “Se partir pra cima de mim, meto facão nele, que não fica nem o vento pra contar depois a história!”, mordeu a língua, com raiva.
QUINTELA QUER FICAR ONDE O POVO INDICAR
Maurício Quintela fica onde o povo indicar, como ele matou a curiosidade de um grupo de prefeitos. “Política é como futebol!” - explicou, mostrando que todos dependem da vontade dos amigos. “Os jogadores só entram em campo na hora que o treinador vê que eles estão preparados!” - fez a comparação. “O mesmo acontece na disputa do voto!”