José Elias
Confira os destaques da política alagoana #JE18042020
.

Bolsonaro escorregou no mar e, como atleta, mergulha nas águas, tentando escapar em porto seguro. Ainda não pisou na areia, procura chão que garanta uma sobrevida até que a chuva forte desapareça. O tempo permanece instável, mesmo com a troca brusca de temperatura, que não deu sinal do Sol, escondido por trás da tempestade.
Entre a cruz e a espada, o presidente dispõe somente de duas balas na agulha na guerra contra o coronavírus. Uma disparou agora, com a demissão do ministro Mandetta, que deixou o cargo aplaudido pelo povo nas ruas. Falta detonar o gatilho com a última para se avaliar o comportamento do sucessor dele, Nelson Teich, ainda uma aposta.
Ruim no relacionamento, péssimo na articulação política, Planalto tem que encontrar um rumo para seguir em frente. Se continuar praticando o amadorismo, vai terminar na última divisão, perdendo a oportunidade de colocar o nome na história. Bolsonaro foi eleito numa onda de protestos contra Lula, que pode bater à porta de sua casa.
BRASIL NÃO PODE PARAR PROTEÇÃO À VIDA, DIZ COLLOR
Fernando Collor disse, em Brasília, que proteção à vida tem que ser intensificada. Para o senador, luta contra coronavírus é uma missão de todos para salvar o mundo. “Não podemos mudar o foco da guerra e sustentar o caminho por onde todos vamos passar!” - diz o ex-presidente da República. “As novas gerações precisam testemunhar a história!”
LOIOLA INDAGA MARX OU ARTHUR SOBRE GOVERNO
Inácio Loiola encontrou, na resenha, Marx Beltrão e Arthur Lira discutindo 2022. “Quem é o candidato a governador dos dois?” - perguntou o representante de Piranhas, pedindo um sanduíche de Peru. Os deputados interromperam a conversa, ficaram olhando um pra cara do outro, apertaram as mãos e abraçaram, ao mesmo tempo, Loiola.
VINÍCIUS VENCE PRESSÃO E VAI SAIR CANDIDATO
Marca de esquerda, Vinícius Palmeira derrotou as pressões e oficializou o nome. O ex-secretário de Cultura de Maceió decidiu sair candidato pelo PDT do ex-governador Ronaldo Lessa. “É mais um reforço de nossa chapa, que elegerá três integrantes à Câmara!” - avisou o ex-deputado Judson Cabral, presidente da executiva municipal.
CALDAS PAPEARÁ COM PRIMO E SAI EM IBATEGAURA
João Caldas trocou de rota, saindo de União dos Palmares com destino a Ibateguara, sua terra natal. O PTdoB anunciou ontem a candidatura do ex-deputado ao cargo já exercido por três membros da família, inclusive sua esposa, senadora Eudócia Caldas. O presidente do partido, Marcos Toledo, faz a reaproximação dele com o prefeito Geo Cruz.
PT NÃO SABE QUE RUMO TOMARÁ NO VOTO PARA PREFEITO
Crescimento de Lula com queda de Bolsonaro, PT de Alagoas não sabe que rumo tomará. Partido não decidiu se lança candidatura própria a prefeito de Maceió ou indica o vice da chapa do ex-governador Ronaldo Lessa. Nome do presidente Ricardo Barbosa está no ar, mas a sigla, ainda indecisa, não manifestou firmeza até o presente momento.
PASTOR PREFERE SER DEPUTADO DO QUE VEREADOR
Amigos do pastor João Luiz tentaram explicar sua ausência na eleição municipal. Ele não quer ser vereador agora para voltar a ocupar o mandato de deputado na Assembleia Legislativa. “O pastor já exerceu os dois cargos e preferiu, por decisão da maioria, esperar mais dois anos, ao lado dos fiéis da Igreja Quadrangular!” - disse ontem um deles.
RUI TERÁ ESPAÇO IMPORTANTE NO MAPA DO PALÁCIO
Depois que deixar o cargo de prefeito de Maceió, Rui Palmeira não ficará sem fazer nada. Um assessor palaciano informou que ele terá uma missão importante na estrutura do governo do Estado. Agora aliado do governador, não foi revelado qual será seu próximo passo antes de lançar a candidatura à eleição de 2022, conforme a aliança.
CORINTHO DA PAZ PROMETE FAZER UMA NOVA MACEIÓ
Experiência por já ter sido prefeito, Corintho Campelo da Paz é o fato novo da nova realidade política. Candidato novamente, com projetos ambiciosos, vai dar um tratamento especial à cidade. “Quero ser gestor para completar as ações que não consegui realizar no primeiro mandato!” - disse Corintho, como estrela do PMN, em campanha.