José Elias
Confira os destaques da política alagoana #JE25062020
.

Cada candidato eleito tem uma preferência nas disputas majoritárias seguintes e já toma posse com senha carimbada. Com a caneta na mão, tendo habilidade e sabendo controlar o xadrez, dificilmente perde a corrida. No primeiro ano de mandato, dependendo das articulações e composições, tira-se o retrato do desempenho futuro.
A conjuntura atual desenha uma fotografia que exibe, nas arrumações, o que poderá acontecer. Se o prefeito for JHC, está na cara que na sua agenda para governador está o senador Rodrigo Cunha. A carta de Alfredo Gaspar está no acordo entre o município e o Palácio, que celebram a junção colocando Rui Palmeira na sucessão. Lessa será assediado pelos amigos, hoje ausentes, a ser governador de novo se voltar a ser prefeito de Maceió. No poder, sentado na cadeira das decisões, sentirá novamente que os “carinhos” só chegam para quem está lá em cima. Ganhando o deputado David Davino Filho, a prioridade chega no escritório do deputado federal Arthur Lira, líder do Centrão.
TEÓFILO PODE SAIR PARA MOACIR SER CANDIDATO
Rolam boatos em Arapiraca de que a chapa de Rogério Teófilo pode ser alterada. O prefeito, a princípio na disputa da reeleição, deve desistir e ceder lugar para o filho, advogado Moacir Teófilo Neto. Nas esquinas, notícia estourou em clima de especulações e começou a ganhar corpo. “Não sei de nada!” - revelou o ex-deputado Júnior Leão.
TEREZA NELMA LEMBRADA PARA SER VICE DE JHC
A sucessão municipal apressa as conjecturas para o fechamento de chapas. No PSDB de Teotonio Vilela, comenta-se a possibilidade da deputada Tereza Nelma ser a candidata a vice de JHC, em campanha para prefeito de Maceió. A informação é de que já existe uma conversa nesse sentido, que passa pelo gabinete do senador Rodrigo Cunha.
DUDU HOLANDA TRABALHA DUAS VEZES O VOTO
Dudu Holanda aumentou o ritmo de campanha para as duas próximas eleições. Concentra atenção na candidatura de Fernando Holanda, seu irmão, que tenta sentar na cadeira de Antôniio Holanda, seu pai, na Câmara Municipal. Paralelamente, Dudu emenda a caminhada para volta à Assembleia Legislativa, defendida por amigos na capital e interior.
AMIGOS TENTAM MUDAR A ROTA DE FERNANDO COLLOR
Movimento tenta mudar a rota de Fernando Collor, candidato a reeleição na disputa de 2022. Amigos trabalham para o ex-presidente vestir outra camisa na disputa dos próximos embates. Em Brasília, atuando em defesa de Alagoas, Collor tem recebido muitos telefonemas, dando sugestões para ele cumprir uma nova missão na política.
ZÉ EMÍLIO DIZ QUE ALMEIDA TEM VAGA PRA 10 MINUTOS
Perguntaram ao chefe da torcida do CSA, Zé Emílio, se Cícero Almeida tem vaga no time. Amigo do ex-prefeito, o MDB histórico olhou para um lado e outro e disparou. “Vamos deixar ele jogar 10 minutos!” - autorizou a entrada em campo. E disse que Almeida dava para ser um diretor do clube para ajudar presidente Rafael Tenório na volta à série A.
ÁLCOOL PROVOCA JOINHA, QUE TROCA MÃOS POR GOELA
Tossindo seco, o cientista político Joinha ligou para o médico Júlio Bandeira, amigo do PCdoB original. Fez a consulta por telefone, deu três espirros e pediu um remédio com medo de pegar coronavirus. “Tá passando álcool nas mãos, companheiro?” - perguntou Bandeira. “Acho que faço melhor!” - responde, bem rouco, Joinha. “Eu engulo, faço descer pela goela!”
CANUTO ACHA CEDO ESCOLHER O VICE DE PALMEIRA
Fazendo campanha por telefone, Eduardo Canuto já projeta o futuro eleitoral de Alagoas. O vereador disse que o vice da chapa de Rui Palmeira ao governo sequer começou a ser pensado. “Tá muito cedo para se falar nisso!” - afirmou, papeando com o repórter Carlos Bina. Na opinião dele, a sucessão estadual caminha para uma grande composição.
ZÉ COSTA PROPÕE A RUBENS VILLAR SER VEREADOR
De máscaras, ex-deputados José Costa e Rubens Villar bateram maior papo. Recordaram a política de antigamente, avaliaram a conjuntura atual e discutiram nomes que poderão disputar as próximas eleições majoritárias. “Você poderia voltar à cena do voto, ocupando uma cadeira de vereador em Maceió!” - sugeriu Costa, deixando Villar arisco.