José Elias
Confira os destaques da política alagoana #JE18082020
.

Eleição de novembro saiu das composições e entra nas contas para se saber quem ficará no segundo turno. Números de um lado, possibilidades do outro e, no meio, a interrogação sobre o confronto dos dois candidatos mais votados. As apostas, em cima da mesa, nas esquinas e nos bares, não acompanham rigorosamente às pesquisas. Como no futebol, torcidas discutem, há xingamentos, querem apresentar mais qualidade e, às vezes, decidem no braço. Uma preliminar com sabor de jogo oficial, transformando o amistoso em partida valendo três pontos. Em cima da mesa, entre uma dose e outra, saem os “podres” de cada um, num confronto que vai acabar em carnaval. Os quatro mais citados nas discussões – Alfredo Gaspar, JHC, Ronaldo Lessa e, agora, Cícero Almeida – são os favoritos. Mas o deputado David Davino Filho não é carta fora do baralho e sempre é lembrado nos acalorados debates. Ruas frias, se bem que, nos bastidores, clima começa a subir, levando pleito para varandas, salas e cozinhas.
QUINTELA ESTÁ MERGULHANDO E VOLTARÁ À TONA
Na política, quando a maré está alta, é preciso mergulhar pra depois voltar, com segurança, à tona. Maurício Quintela aguarda a água baixar para se posicionar sobre a corrida marcada para 2022. Ex-ministro dos Transportes ainda não decidiu por onde vai caminhar na disputa, preferindo esperar pela colocação das cartas do xadrez sobre a mesa.
RAFAEL BRITO DIZ QUE AOS POUCOS VÍRUS ENFRAQUECE
Situação de normalidade ainda demora, reconheceu ontem Rafael Brito. Secretário do Turismo disse que, aos poucos, o desenho de naturalidade bota a cara nas ruas, reabrindo a liberdade que o mundo almeja. Aqui em Alagoas, Brito informou que as visitas de pessoas outros estados reacendem a esperança de que Alagoas esteja reagindo à doença.
GRUPO DE HELOÍSA PRETENDE FAZER TRÊS VEREADORES
Contas em cima da mesa, grupo de Heloisa Helena pensa em preencher três vagas na Câmara. Além da ex-senadora, puxadora de votos, trabalha para eleger mais dois com a sobra da votação da candidata. “Recepção nas esquinas aponta para essa direção!” - anunciou o engenheiro Thomáz Beltrão, ex-secretário de Educação de Maceió.
DAVINO SENTE O CHEIRO DA VITÓRIA EM NOVEMBRO
Misturado à multidão, por onde passa, David Davino sente o sabor da vitória no meio das ruas. Deputado contou que a melhor pesquisa é aquela que sai das urnas, com a opinião verdadeira da sociedade, votando com coração. “Todos se julgam eleitos, mas só existe uma cadeira em jogo e, nessa disputa, estou bem situado!” - declarou ontem.
ALMEIDA LEMBRA QUE NÃO EXISTE VITÓRIA ANTECIPADA
Papeando numa roda, depois de uma partida de futebol, Cícero Almeida disse que não há jogo fácil. Do mesmo jeito que não existe vitória por antecipação na política, reforça. “Sou acostumado a entrar em campo e, na raça e na garra, reverter o placar adverso!” - ajeitou a gola da camisa, número nove. “Em novembro, os números falam isso!”
KELMANN AFIRMA QUE CÂMARA VAI PARA PERIFERIA
A partir do próximo ano, a Câmara vai mudar o foco, garante Kelmann Vieira. Vereador informou que será dada uma atenção especial à periferia de Maceió, que, comendo o pão que o diabo amassou, está vivendo na miséria, com fome e sem assistência social. “Não é justo, até religiosamente, a maioria sem nada e poucos com muito!” - sustentou, ontem.
CORINTHO LEMBRA QUE FICA COM POVO ANTES E DEPOIS
Ex-prefeito Corintho Campelo da Paz lembrou que fica permanentemente ao lado do povo. Antes e depois das campanhas, chova ou faça sol, disse que não abandona a trincheira de luta. “Não sou turista nem aventureiro que só bota a cara nas ruas na Copa do Mundo, com objetivo de chegar ou permanecer no poder!” - reformou, em entrevista.
FERREIRA DIZ QUE MARCELINO É CONTRA DIVISÃO
A onda em torno do nome de Marcelino Alexandre em Arapiraca está subindo. Marcos Ferreira disse que o empresário defende composições em todos os níveis. Se for prefeito, Ferreira informou que o ex-deputado pregar a unidade das forças políticas, sem divisão. “A cidade precisa de um líder que governe com seriedade, olhando pra o futuro!”