José Elias
Confira os destaques da política alagoana #JE20082020
.

O cargo concede status, garante mordomias, transforma personalidades e mostra as verdadeiras faces. Poucos estão preparados – psicologicamente - como jogador de futebol que começa a ganhar dinheiro. Trocam logo o guarda-roupa, mudam o sotaque, passam brilhantina no cabelo e, de aparência diferente, arquivam o passado.
Tomadores de cachaça, brincalhões, farristas, bebendo no mesmo copo, impõem um tom de seriedade. Assumem qualquer “bico” importante, desconhecem as origens, muitos parecem do outro mundo. Basta ter um gabinete com ar condicionado, uma secretária na porta para ter a ilusão de que vão ficar sentados na cadeira eternamente. Nada fica para sempre, a não ser os exemplos que sobreviverão para a família e os amigos. Não se produz mais homens com o formato de Galba Novaes, que chegou a ser prefeito de Maceió, Braga Neto, a cara de Bebedouro, e Tonhão, que Rio Largo nunca esquece. A história, pobre, esquece muitas figuras importantes da política.
BRUNO TOLEDO: ATO CÍVICO É IR À URNA AGORA
Enfrentando todos os tipos de dificuldades, Bruno Toledo pediu um basta ao sofrimento do povo. Deputado disse que o coronavírus baixou o tesão da sociedade com relação às futuras eleições. “Ato cívico mesmo é ir às urnas votar nos candidatos que não empolgam as torcidas” - afirmou, ontem, falando sobre o possível fracasso do voto.
MARCELINO NÃO FAZ JOGO DE CARTA MARCADA
Lembrado para a eleição de novembro, Marcelino Alexandre marca sua vida pela linha reta. Não participa de jogo de carta marcada, como provou no desempenho do mandato de deputado na Assembleia Legislativa. Se aceitar ser candidato a prefeito, ao invés de retroceder, Arapiraca dá um salto pra frente em termos políticos, sociais e econômicos.
LESSA E ALMEIDA ATINGEM MAIORES ÍNDICES DE REJEIÇÃO
Produto do exercício de mandatos executivos, Ronaldo Lessa e Cícero Almeida teriam maiores índices de rejeição. Em compensação, aparecem bem nas pesquisas de opinião pública, dando chances para o segundo turno da eleição de prefeito de Maceió. Almeida ressurgiu das cinzas, depois de ser considerado “morto!” até pelos próprios “amigos!”
AMIGOS APONTAM 2022 PARA CELSO LUIZ REAPARECER
Afastado da política, Celso Luiz faz falta pela articulação que mexe com o xadrez do voto. Quem gosta dele naturalmente, sem interesses escusos, apontam para o calendário eleitoral de 2022. O ex-presidente da Assembleia Legislativa está sendo estimulado a readquirir o mandato de deputado representando o Sertão, sua grande bandeira.
CLÉCIO FALCÃO COM CONVITES EM CIMA DA MESA
Apesar de insistir em querer ficar de fora, Clécio Falcão coleciona convites para a política. Técnico competente, engenheiro de formação, presidente da Casal pretende seguir caminho que escolheu ainda menino. Mas os amigos indicam a cadeira do saudoso deputado Cleto Falcão, seu irmão, para ocupar no plenário da Assembleia Legislativa.
PONTEIROS DAS PESQUISAS VEEM ZIANE EM DELMIRO
Em jogo, o prestígio político do empresário Lula Cabeleira na eleição de Delmiro Gouveia. Os ponteiros dos números de pesquisas incentivam a ex-deputada Ziane Costa, sua filha, na disputa do voto. Cabeleira entende, pela sua experiência, que até outubro a decisão aparecerá nas ruas da cidade, que ainda experimenta clima frio.
FONTAN RESOLVE FAZER UM TESTE NO JACINTINHO
Em busca de voltar às ruas, Arnaldo Fontan decidiu fazer um teste no Jacintinho, sua base eleitoral. Ex-vereador vai consultar moradores sobre seu retorno à Câmara na eleição de novembro. Reduto tradicional da família, desde Audival Amélio, seu pai, o bairro sempre garantiu vitória nas urnas de todos, garantindo mandatos para o pai e os filhos.
PÉ QUENTE NO VOTO, WANDERLEY ENTRA NA CAMPANHA
Pé quente no voto, cardiologista Zé Wanderley Neto entra na campanha para prefeito de Maceió. Dirigente do MDB, vestiu a camisa de Alfredo Gaspar, ao lado do advogado Kaká Gouveia, coordenador da campanha. Suplente de senador, vice-governador, Zé Wanderley recebeu nota 10 como secretário estadual de Saúde no governo Suruagy.