José Elias
Confira os destaques da política alagoana #JE22082020
.

Guerra contra o coronavírus coloca em confronto candidatos e eleitores, todos com medo da doença. Os bombardeios tiraram o brilho da campanha, esfriaram a temperatura e construíram um muro dividindo os dois lados. Não deixam brecha para uma avaliação segura e permitem o registro de mentiras, alarmes falsos e traições malucas.
Pra começar, cadê os palanques que envenenam as torcidas nas praças públicas na reta final? Vão continuar desarmados, porque ninguém quer correr o risco de contrair um vírus que pode levar à morte em semanas. E os abraços apertados, mistos de demagogia e vontade de ganhar? Também não aparecerão nas ruas, sem poeira e desertas. Com essas novidades no cardápio, a eleição está se transformando numa caixinha de surpresa. Ninguém pode apontar nomes com o carimbo de vantagem, sem a abertura das urnas. JHC, Alfredo Gaspar de Mendonça, Ronaldo Lessa e agora Cícero Almeida, quem vai vencer essa partida sem público nas arquibancadas?
TELEVISÕES SE PREPARAM PARA OS DEBATES
Fria nas ruas, campanha vai esquentar na televisão, levantando as torcidas em casa. Os canais de televisão montam cenário para os tradicionais debates dos candidatos a prefeito de Maceió. Os analistas esperam que as ideias apareçam e as propostas para Maceió sejam colocadas à mesa. “Prova dos nove!” - diz Corintho Campelo.
JURANDIR BOIA ASSUME COMANDO DO PDT ALAGOANO
Medico Jurandir Boia assume a presidência estadual do PDT para comandar as eleições. O titular, Ronaldo Lessa, passou o cargo para o vice em virtude de o ex-governador ser candidato a prefeito de Maceió. Boia, ex-deputado federal, tem fama de pé quente, sortudo na política, e chega para dar sorte à caminhada de Lessa, como diz Kátia Born,
TODO MUNDO DIZ AGORA TER SIDO AMIGO DE TEÓFILO
Rogério Teófilo sepultado, todo mundo agora rasga elogios ao seu comportamento. Até os inimigos traiçoeiros alegam que o prefeito de Arapiraca não tinha defeitos, era um homem de bem e sempre trabalhou em defesa da cidade. Faca escondida na cintura, veem estrada livre, com sinal aberto para transitar demagogicamente à procura do voto nojento.
ASSEMBLEIA E PALÁCIO VÃO À QUEDA DE BRAÇO
Vez em quando, Assembleia Legislativa e Palácio se dividem nas opiniões. Agora se confrontam com relação à indicação do novo conselheiro do Tribunal de Contas, vaga aberta com saída de Cícero Amélio. Os dois poderes acham que escolha do nome é da competência de cada um. “CSA e CRB no tapetão!” - diz deputado Marcos Barbosa.
DISCUSSÃO AGORO É SABER QUEM CHEGA PRA FINAL
A grande discussão no momento é saber os dois nomes que vão para final da eleição de prefeito. Esquinas, bares, restaurantes, shoppings e nos telefones a grande interrogação é descobrir quem sentará na cadeira de Rui Palmeira. Pelas apostas, todos têm chance de arrancar o troféu, inclusive Ricardo Barbosa, escolhido por militantes do PT.
GRUPO DE JHC ADMITE ELEIÇÃO DE SÓ UM TURNO
Setores do grupo de JHC já estão admitindo eleição de um turno para prefeito de Maceió. Fãs do deputado entendem que o crescimento em todas as pesquisas pode eliminar a realização da segunda partida na final do campeonato do voto. Em todas as reuniões, candidato pede cautela, paciência e pés no chão para sustentar o resultado favorável.
LEÃO SÓ QUER SABER DE POLÍTICA BEM DE LONGE
Decepcionado com a política, ex-deputado Júnior Leão se recusa discutir o voto. “Não dizem que é secreto?” - perguntou, sem se interessar pelas eleições de agora e de 2022. Alguém quis testar a possibilidade dele aceitar convite de disputar voto em Arapiraca. “Tô fora, não tenho saudade, continuarei nessa vida ao lado da família e dos amigos!”
ALMEIDA DIZ QUE NA CONSTRUÇÃO PRECISA TER PACIÊNCIA
Servente de pedreiro antigamente, Cícero Almeida comparou a política à construção civil. Ex-prefeito disse que para se construir uma casa segura é preciso tempo e paciência. “É a mesma coisa da eleição de novembro, onde as pesquisas apontam o crescimento dos concorrentes!” - lembra o candidato à sucessão de Rui Palmeira.