José Elias
Confira os destaques da política alagoana #JE24112020
.

Quem encher mais a sacola de apoios, conquistar adesões novas, ganhará o troféu no final da eleição. Todas as estratégias montadas nos escritórios, primeiro, para convencer quem perdeu ou está ainda indeciso no clássico. As tropas de choque nas ruas sinalizam a temperatura que, apesar de muita conversa dos concorrentes, ninguém bateu o martelo.
Nas torcidas, brigas de gente grande com deputados e vereadores tomando partido por uma das cores. Renan Filho, Rui Palmeira e Alfredo Gaspar endurecem o jogo e partem ao ataque para chegar na frente. Do outro lado, JHC conversa com Artur Lira para ficar no seu palanque, que já conta com vereador eleito Fábio Costa, o mais votado de Maceió. Fechados os portões do campo pelo excesso de pessoas querendo entrar, juiz com apito na boca, vai começar o espetáculo. Quem for podre que se quebre, como repetia o publicitário Arlindo Chaves, que quase vira escritor. O guia eleitoral na televisão vai contar a história de cada um e, no final, dirá o melhor desempenho do campeão de votos.
GASPAR CHAMARÁ VEREADORES SE GANHAR A ELEIÇÃO
Vencendo domingo, Alfredo Gaspar de Mendonça convocará alguns vereadores de Maceió para a equipe. É o que se comenta no escritório do candidato, que arrisca alguns palpites com nomes vinculados à aliança partidária. Nos corredores, especulações de alguns nomes que suaram a camisa na virada para o segundo turno, a exemplo de Fernando Holanda, Kelmann Vieira, Eduardo Canuto e Marcelo Palmeira.
COVID INVADE GABINETE DE RUI NA PREFEITURA
Virus invadiu, sem pedir licença, o gabinete do prefeito Rui Palmeira, derrubando alguns membros. Bateu na trave quando se aproximou da jornalista Eliane Aquino, secretária de Comunicação Social, que tirou o corpo para doença passar e afastou para bem longe o porta-voz Wellisson Miranda. Coronavírus atacou de frente, além de Rui Palmeira, Tácio Mello, Marcelo Palmeira e Tatu, o plantonista da recepção, que faz a triagem das pessoas.
PALÁCIO QUER SE APROXIMAR MAIS DE MARCELO BELTRÃO
Vitorioso em Coruripe, Marcelo Beltrão, prefeito eleito, caminha em direção ao Palácio. O deputado quer conversar com o governo sobre as dificuldades no Estado e nos municípios, passando pela conjuntura política do país.
DESTINO DE JHC E GASPAR DEPOIS DO SEGUNDO TURNO
Caminho de JHC e Alfredo Gaspar de Mendonça depois de domingo não é segredo pra ninguém. Vencendo, o deputado toma posse, vai administrar e pensar em 2022. Perdendo, volta à Câmara para ser candidato à reeleição, esquecendo a briga majoritária. Já Gaspar, recebendo a faixa, vai governar e traçar o seu futuro político. O insucesso o levará para um cargo na equipe de Renan Filho.
TOLEDO VISITA MUITO O PRÉDIO DA ASSEMBLEIA
Nos últimos dias, Sérgio Toledo tem passado com frequência no prédio da Assembleia Legislativa. Muitos comentários sobre seu retorno ao mandado de deputado estadual quando concluir o de Brasília., por se sentir politicamente confortável em Alagoas. Aos curiosos, como Inácio Loiola, Silvio Camelo e Breno Albuquerque, ele apertou o botão da saudade: “Ninguém esquece um grande amor”.
CRISTIANO VOLTA PARA DISPUTAR A ELEIÇÃO DE 2022
Jorge Dantas ganhou em Pão de Açúcar e mandou Cristiano Matheus, seu adversário, de volta a Maceió. Restabelecido da derrota, reanimado com o voto, ex-deputado senta com amigos para projetar seu futuro político em Alagoas, que passa por um cargo no governo. Vai morar em Marechal Deodoro, de onde foi prefeito, e deseja sair de lá para a Assembleia Legislativa ou Câmara Federal.
Biu Vai chamar bolsonaro para posse na Barra
Em alta em Brasília, Biu de Lira retorna ao poder com intimidade no Palácio do Planalto. Na sua agenda, convite ao presidente Bolsonoro para vir participar da sua festa de posse como novo prefeito de Barra de São Miguel, em primeiro de janeiro. Além de deputados juntos – os dois foram deputados federais na mesma legislatura -, Artur Lira, filho do Biu, lidera o Centrão e tem o nome cotado para presidente da Câmara.
POVO NÃO REAGE AO TRABALHO SÉRIO DE CLÉBER
Seriedade e compromisso com as ruas não foram reconhecidos pelo povo na última eleição. Médico Cleber Costa, atuação destacada na Câmara, não constou da lista dos 25 vereadores, o que enaltece a frase: “A sociedade tem o representante que merece”, tão atual na política. Com ele, na lista dos derrotados, Fátima Santiago, Mauro Guedes, Lobão, Ana Hora, Ib Breda e Simone Andrade.