José Elias
Confira os destaques da política alagoana #JE02122020
.

Ruas zeram termômetros do voto, candidatos retornam à toca e o povo na expectativa das ações do prefeito eleito JHC. Se não acertar de primeira, tomando medidas de impacto, chuta pra fora e quebra retrovisor da pobreza, que espera novidades. Equipe com crédito na opinião pública, slogan do novo governo tem que carimbar seriedade e honestidade,
Bom secretariado, agenda de prioridades debaixo do braço, primeira providencia é se livrar dos fuxiqueiros e bajuladores. Préstimo político em Brasília para abrir portas, vai elaborar projetos para arrancar recursos e começar fazendo obras. Mesclado de gente nova e experiência dos mais antigos garantirá a formação de um quadro que vista a camisa de Maceió. Feito isso, jogo de cintura é fundamental para sentar à mesa das decisões nas composições de 2022. Como candidato a uma vaga de líder estadual, JHC entra num campo onde já estão feras como Fernando Collor, Renan Calheiros, Artur Lira, Marcelo Victor e Antônio Albuquerque. A história prova que em política não existem inimigos, mas somente adversários.
JHC VAI SE REUNIR COM LESSA PARA PROJETAR FUTURO
Sem o calor da campanha, JHC vai sentar com Ronaldo Lessa para projetar o futuro de Maceió. Em cima da mesa, a composição da equipe, com o desfile de nomes que vão formar no primeiro e segundo escalões nos próximos quatro anos. De primeira, a escolha do secretário de Infraestrutura, responsável pela execução de obras que projetará a cidade desenhada no palanque em cores.
CARA DIFERENTE PARA MUDAR O JEITO DE FAZER
Colaboradores do novo prefeito anunciam que JHC vai escalar um time com cara diferente. Nomes novos para mudar a condução de trabalho organizado por técnicos acostumados a aparecer nas listas na formação de equipes de governos anteriores. Na agenda, novidades que vão revelar seus talentos, com visões de uma Maceió moderna, cheia de projetos sociais para tirar o povo da lama, tema muito abordado por candidatos na campanha.
VEREADORES VÃO DAR O TOM DA NOVA CÂMARA
JHC marcou para o final de semana reunião com os vereadores que ficaram ao seu lado na campanha. Prefeito eleito quer sentir a temperatura nos bastidores do legislativo para se posicionar na eleição que vai escolher a mesa diretora do poder. A princípio, no escritório, JHC chamará para uma conversa Francisco Sales, fiel aliado, e Fábio Costa, o mais votado, surpresa do resultado da disputa.
CALDAS SAIU DO ANONIMATO NA ELEIÇÃO DO FILHO
O mais procurado depois da eleição municipal em Maceió está sendo João Caldas. Saiu do anonimato para ser novamente atração do cenário político, contribuindo na articulação política com a vitória de JHC, novo prefeito, seu filho. De baixo, depois de ser prefeito de Ibateguara, presidente da AMA, secretário de Agricultura do Estado, deputado estadual e federal, Caldas sempre contou com a presença ao seu lado de Júnior Leão e do sociólogo Serginho Alencar.
PASTOR NA AGENDA DE JHC PARA A EQUIPE
Amigo da primeira hora, pastor Ildo Rafael é um dos nomes no caderno do prefeito eleito. Segundo os mais íntimos, ele será aproveitado na área religiosa do governo, que terá destaque na formação social, nos grotões da cidade. Os que não aceitam a ideia já tiraram uma brincadeira com Ildo nos bastidores da vitória. Onde vai ficar o pastor? - perguntam os insatisfeitos com as especulações. “Na igreja!” - respondem os invejosos.
LESSA: PRINCIPAL CONSELHEIRO DO PREFEITO ELEITO
Perguntaram a Ronaldo Lessa, vice da chapa, qual o seu papel no desempenho do novo governo. “Estou no time para ajudar!” - respondeu a um grupo de jornalistas interessados em saber sua função na nova estrutura. Quem vive na intimidade do poder garante que o ex-governador será o principal conselheiro de JHC, pela experiência, nos momentos de dificuldades e na projeção do amanhã prometida pelo sucessor de Rui Palmeira.
GRUPO DE GASPAR NÃO SABE QUAL SERÁ SEU FUTURO
Bandeiras recolhidas, grupo de Alfredo Gaspar de Mendonça não sabe ainda para onde ele ele vai. Os mais próximos acham que o ex-procurador-geral de Justiça montará um escritíorio de advocacia para recomeçar a vida. Outros, como o porta-voz Wellisson Miranda, não tem dúvida de que sua experiência e capacidade serão aproveitadas no governo Renan Filho.