loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
21° Tempo
Home > colunistas > José Elias

José Elias

Confira os destaques da política alagoana #JE05122020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

No momento, não há engenharia política no mundo que monte o xadrez das composições de 2022. Interesses comuns, eles se juntam, conversam, mandam recados pela imprensa e enchem de elogios uns aos outros. Quando se desentendem, quem não tem defeito a gente bota, como se joga nos confrontos que marcam as cenas das divisões no interior.

A vaga de governador, lotada de remendos e buracos, é a mais disputada nos leilões das articulações, que começam agora. Todo mundo aceita, alega que vai para o sacrifício, atenderá ao “apelo” dos amigos e vestem a camisa depois da indicação. Promete resolver todos os problemas na campanha mas, ao assumir, com o abacaxi na mesa, inicia a choradeira. JHC, novo prefeito, estreia nesse jogo majoritário com postura de que quer ganhar os desafios. Vai encarar pela frente a experiência e o caminho percorrido por Arthur Lira, Marcelo Victor, Antônio Albuqerque, Fernando Collor, Renan Calheiros e Luciano Barbosa. Passando nesse teste, segue o caminho que o levará, se tiver habilidade, à cadeira do Palácio.

PDT VAI ANALISAR NOMES PARA INDICAR A JHC

De repente, PDT decidiu fazer uma reunião extraordinária para examinar a conjuntura política. Presidente Ronaldo Lessa, vice-prefeito eleito, vai ouvir a opinião da executiva do partido para analisar nomes e sugerir ao novo governo, que se instalou numa aliança com o PSB. Na relação dos nomes que estão sendo citados, destacam-se Kátia Borm, Judson Cabral, Heth Cesar, Jurandir Boia e Manoel Miranda.

GILVÂNIA E FABIAN APOSTAM EM NOVA DISPUTA DO VOTO

Clima de expectativa em Arapiraca, Gilvânia Barros e Fabiana Pessoa botam fé na Justiça. Prefeita e vereadora emendaram a campanha na certeza de que a vitória de Luciano Barbosa será anulada porque ele disputou a eleição, expulso do MDB, sem registro de candidatura, contrariando a legislação. Aguardam, esfregando as mãos, um possível confronto no início do ano, numa nova campanha na cidade.

EUDÓCIA PODE SER SECRETÁRIA DE SAÚDE DE MACEIÓ

Circulou ontem no mercado político que o prefeito eleito já teria o nome para a Secretaria de Saúde. Os apostadores acreditam na escolha da médica Eudócia Caldas, suplente de senadora, que já foi prefeita de Ibateguara. Não por ser mãe de JHC, que ganhou a eleição, mas pela competência e conhecimento no exercício da profissão. “Seria uma indicação justa e acertada!” - reconhece o ex-deputado Júnior Leão.

JHC CONFESSA A VEREADORES QUE SALES ESTÁ NO TIME

Em conversa com alguns vereadores, JHC abriu o jogo com relação à escolha do seu secretariado. Prefeito eleito confessou que irá convidar Francisco Sales, seu fiel escudeiro, do grupo autentico, para integrar o primeiro escalão do governo. Não informou posição nem disse que missão vai cumprir nos próximos quatro anos. Nos boatos de bastidores, ele assumirá a Secretaria de Governo, com poder de decisões, pilotando o time em campo.

ASSÉDIO A CALDAS INCOMODA CADERNO DO SEU ASSESSOR

João Caldas perdeu o sossego depois da eleição do prefeito eleito JHC, seu filho. Onde chega é cercado por multidões. Antes da disputa passavam pelas ruas como um ilustre desconhecido, como estranho no meio das pessoas. “Deputado, o caderno está lotado!” - comunica Ron, seu assessor, sempre ao seu lado. Nele, anotação de nomes que o procuram para pedir emprego e ser apresentado a JHC. “Rasgue e abra outro!” - responde, ligeiro, Caldas.

RONALSA DIZ QUE AGORA QUER JUNTAR FORÇAS

Política de Alagoas ganha novo modelo para apresentar nas eleições de 2022. A definição é de Dudu Ronalsa, que fala sobre as consequências provocadas pelas urnas na vitória de JHC que abre espaço no primeiro time do voto. Deputado disse que chegou a hora do surgimento de novas lideranças com a junção da Assembleia Legislativa, através de Marcelo Victor, prefeito eleito, Arthur Lira, Tomáz Nonô e David Davino.

RELAÇÃO DE COLABORADORES PRÓXIMOS DE JHC

Numa roda, na Associação Comercial, entre os vereadores, circulou lista dos colaboradores mais próximos de JHC. Amigos que ficarão bem próximos do prefeito eleito durante o exercício do mandato, ouvidos nas decisões. Deputado David Maia, que coordenou a campanha, aparece em primeiro lugar. Francisco Sales, da linha de frente, desde o primeiro momento, vem em segundo, e Ricardinho Santa Rita, pela inteligência, faz parte também do seleto grupo de auxiliares do gabinete.

Relacionadas