loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 31/08/2025 | Ano | Nº 6044
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > José Elias

José Elias

Confira os destaques da política alagoana #JE01062021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

PRA ONDE IRÃO ARTHUR, COLLOR, JHC, RENAN, LUCIANO E CUNHA?

As cartas do pai de santo Zé Argeu não saíram do lugar quando um líder político pediu uma consulta. “Assim também é demais!” - respondeu, com um pano vermelho pendurado no pescoço, em Fernão Velho. Queria saber o xadrez das articulações para eleições de 2022 e as posições de cada um nas composições de grupos e formalização de candidaturas. “Quer me quebrar, cara?” - perguntou, com os olhos arregalados, empurrando a cadeira na parede. O emissário pediu simplesmente que Zé Argeu descobrisse onde ficariam Arthur Lira, Fernando Collor, JHC, Renan Calheiros, Luciano Barbosa e Rodrigo Cunha. “Se soubesse, quem escolheria governador e senador era eu!” - derrubou um copo d´agua na mesa. Pai de santo tem razão, o quadro está sem comando na pintura e o desenho das chapas distante da realidade. As conversas começaram, avançam na troca de camisas e ninguém sabe o que vai aparecer na tela do cinema. E se acontecer uma reviravolta, de repente, e sair tudo ao contrário das previsões que analistas de plantão colocam no papel agora?

HOLANDA NÃO DEIXA A CHAMA APAGAR NA CORRIDA DO VOTO

Otacílio Holanda, vereador, presidente da Câmara - não tirava o cigarro do bico - ensinou o segredo do voto à família. Cumpriu a missão, passou todas lições para conquistar o mandato e carimbou a marca que resiste aos tempos. De lá pra cá, liderou tropas, comandou jornadas impossíveis, participou de todos os governos e nunca botou cara feia pra ninguém. Receita escondida na gaveta, Antônio Holanda, médico, assumiu a responsabilidade de tocar o barco. No lugar do pai, teve a habilidade de chegar à Assembleia Legislativa, depois à Câmara Federal e bateu na trave na tentativa de ser senador. Mas nunca teve dificuldade de composições com setores antagônicos, tanto que pegou a faixa de secretário de Saúde. Irmãos e sobrinhos não podem deixar de prestar homenagem pela força que receberam para o sucesso na vida pública. Zé Holanda, polivalente, e Chico Holanda, deputado estadual, ficaram na boca do gol. Dudu Holanda, o mais carismático, sem mandato, pode ressurgir das cinzas e marchar ao lado de Chico Filho e Fernando Holanda, hoje representantes.

JOTA DUARTE FUGIU DO AVIÃO DE CESAR MALTA E PEGOU TAXI

De uma família tradicional do Sertão, Cesar Malta semeou amizades por onde passou na política de Alagoas. Vários mandatos de deputado estadual, nunca abandonou os companheiros dentro e fora do poder, registrando uma marca difícil de ser vista hoje em dia. Cumpridor de missões, sempre recebia elogios pelas ações que praticava em todo Estado. Parceiro constante de Edval Gaia, liderava um senadinho à beira-mar, na Ponta Verde, para falar da vida alheia. Ao seu lado, fuxicando, Júnior Leão, Isnaldo Bulhões, Manoel Gomes de Barros e o pessoal do interior que chegava pra dar palpites. Pai do vereador Samyr Malta, irmão do prefeito Zé Jorge Malta, virou piloto de helicóptero após sair do mandato. Uma vez, Cesar Malta encontrou o deputado Jota Duarte, bem penteado, perfumado, com sapatos brilhando. “Vai pra onde, companheiro?” - perguntou, abrindo a porta do carro. “Pra Palmeira dos Índios!” - respondeu. “Vou lhe levar de avião!” - olhou pra cara de Jota. “Deus me livre!” - disse, assustado, pedindo para parar o carro que ele ía pegar um taxi.

Relacionadas