loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 10/10/2025 | Ano | Nº 6073
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > José Elias

José Elias

Confira os destaques da política alagoana #JE08062021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

ROUBADO PEDAÇO DA HISTÓRIA MAIS IMPORTANTE DE MACEIÓ

“A Braskem extinguiu o pedaço mais importante da história de Maceió!” - desabafou um morador que viveu dias de glórias por lá. A tradição de Bebedouro chega ao fim com seu patrimônio destruído em meio a choro, protestos e insatisfação. Com ele, Pinheiro também desabou, sepultando casas, terrenos e um comércio que garantia emprego para a maioria. “Ninguém vive de saudade!” - atirou o ex-vereador Jorge VI, levado à Câmara pela força política dos seus moradores. Nunca mais os gritos da torcida do CSA vão ser ouvidos, saídos das arquibancadas do Mutange. Peu, que deu o título de campeão mundial a Alagoas, jogando pelo Flamengo, com Zico, Adílio e Nunes, vê o seu berço com a bola sumir de repente. Onde está a sensibilidade e solidariedade das autoridades que, em toda campanha, juram dar a vida pelo seu povo. A história pede socorro ao governador Renan Filho e prefeito JHC, que, com o pepino na mesa, têm que assumir responsabilidades. O que se pode fazer para Alagoas não chorar o leite derramado por cálculos irresponsáveis que só buscam lucros?

BIU E ARTHUR LIRA JA CONTAM COM O HERDEIRO NA POLÍTICA

Origem pobre, qualquer um que surge na política, após a estabilização, pensa logo na sucessão. Caminho natural na obtenção de espaço no campo do voto, que passa ser uma constância na biografia das lideranças que carimbam nome na calçada da fama. Isso se repete aqui em Alagoas, passa por São Paulo, rompe fronteiras e revela grandes estrelas. A história prova que busca de prestígio o filho sempre está ao lado do pai, com poucas exceções. Senador Arnon de Mello botou em seu lugar Fernando Collor, Guilherme fez Rui Palmeira, Galba Novaes de Castro colocou em ação seu substituto. Existem, porém, os que fizeram carreira solo, como os governadores Luiz Cavalcante e Divaldo Suruagy. A bola da vez está nos pés dos Lira, oriundos de Junqueiro, que preparam chute em direção ao gol. Arturzinho, filho do deputado Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, neto do senador Biu de Lira, já entrou nos treinamentos. Vai sentar na cadeira que pertenceu o avô e o pai na Assembleia Legislativa, com a mesma disposição de defender Alagoas.

RONALDO LESSA: GOVERNADOR, PREFEITO OU DEPUTADO FEDERAL?

Também na política, rei mantém a coroa de majestade, carregando a missão por onde passa. Escreveu história de sucesso, ingressa no livro das celebridades, muitos sem o crédito dado às estrelas do voto. Há, no entanto, os que merecem aplausos pelos serviços prestados à sociedade, como o engenheiro Mozart Amaral, que construiu a nova Maceió. Ronaldo Lessa voltou do Rio de Janeiro, na época da ditadura, com discurso radial de esquerda. Apresentado pelo velho senador Teotonio Vilela, se destacou na Assembleia Legislativa, condenando o regime. Depois, com seus próprios pés, conquistou o auge em Alagoas, com passagem pela Câmara de Vereadores, onde conheceu Kátia Born, sua sucessora. Depois de chegar ao topo, caiu da roda gigante, tentou se levantar, engatinhou e agora volta à tona. Salvo pela brecha aberta por JHC na chapa, Lessa está enchendo o peito de ar novamente. Na mesa de discussão, com sorte, já pode engrossar, de leve, a voz nas composições de chapas. Se JHC for governador, ele será prefeito ou sairá federal ou Palácio.

Relacionadas