loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 07/12/2025 | Ano | Nº 6114
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > José Elias

José Elias

Confira os destaques da política alagoana #JE26062021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

ELES SÓ PENSAM NOS GRANDES E ESQUECEM FERRO ENFERRUJADO

As atenções se concentram, nas reuniões reservadas, aqui e em Brasília, no voto majoritário de 2022. Quais são os candidatos a governador e senador? - perguntam os analistas políticos, interessados na montagem do novo cenário político. Por enquanto, informações desencontradas não exibem, oficialmente, fotografia dos nomes que vão à luta nas ruas. Todo mundo aponta a metralhadora – contra e a favor – nas costas dos que aparecem nas redes sociais. Na resenha atual, no paredão, JHC, Arthur Lira, Fernando Collor, Cunha, Lessa, Davino, Renan Filho, Rafael Brito, Alexandre Ayres e Fábio Farias. Em posição de sentido, aguardam o disparo, assombrados, esperando a hora do estrondo. Esquecem, no entanto, aqueles que podem virar um prego enferrujado no sapato do titular. Na parte do governo, botam cara no retrato como vice de Marcelo Victor, conversando com MDB, Rafael Brito, Alexandre Ayres e Jó Pereira. Muita água ainda vai rolar por baixo da ponte, produzindo cenários inesperados e causando surpresas na análise dos entendidos.

COMEÇA A DISPUTA PELA CADEIRA DE ZÉ CARLOS MALTA NA JUSTIÇA

Com mais cadeiras no plenário, Tribunal de Justiça de Alagoas inicia as transformações na sua composição. O desembargador Zé Carlos Malta começa a contagem regressiva na carreira deflagrado como promotor de Justiça. Agora, de ´óculos, enxerga a aproximação da sua aposentadoria, depois de décadas com a caneta na mão, despachando de gravata. Ele sabe que, no poder, não existe obstáculo no caminho, a autoridade vira unanimidade, chutando e fazendo gol até de costas. Sem a toga - todos que aparecem vestidos nela - passam a ser despercebidos nos locais que eram recebidos com festas. Aí – qualquer um, grande ou pequeno – vai pra balança ser julgado pelos amigos dos velhos tempos e pelos inimigos. Vaga do Ministério Público, só poderão disputar a cadeira promotores e procuradores com menos de 65 anos. O Colégio que indica os nomes que vão para o governador Renan Filho escolher um, já dispõe de alguns candidatos. Na lista, nas especulações de corredores, Lean Araújo, Maurício Pita, Márcio Roberto e Denise Guimarães botam a cabeça de fora.

CANDIDATO DERROTADO: “POVO É FEIO, FEDORENTO E SAFADO”

Divaldo Suruagy era um fenômeno eleitoral de Alagoas, depois de se eleger, nos braços do povo, prefeito de Maceió. Iniciou sua caminhada querido por onde passava, popularidade que conquistou como servidor público, rapaz pobre e vocacionado. Construiu uma biografia invejável, com unanimidade de amigos e, efeito da política, morreu só e abandonado. Fim de tarde, boca da noite, quando não tinha ninguém para despachar, convocava primeiro time de fuxicos. Lá, sentado à mesa, sempre com um fato pitoresco na ponta da língua, o publicitário Arlindo Chagas que ameaçou escrever um livro – Quem for podre que se quebre. Nessa época, Palácio vivia lotado, muitos oportunistas em busca de favores. Um dia, de surpresa, apareceu um amigo de Suruagy, após ser divulgado pela Justiça o resultado da eleição. Cara fechada, acendendo um cigarro em local proibido, desabafou, dando um soco na poltrona: “Governador, povo é feio, fedorento e safado!” Do interior, sem conhecer a malandragem, engoliu a corda, aceitou ser candidato a deputado e perdeu de goleada.

Relacionadas