José Elias
Confira os destaques da política alagoana #JE29062021
.

CARGOS E CIÚME VALEM MAIS DO QUE A HONRA NA POLITICA
Existem dois motivos que os políticos, em todos os planos, brigam como se fosse disputa contra a vida e a morte. Para muitos, mexeu neles é melhor dar uma cacetada no meio das costelas, que terminam desacordados no leito do hospital. No entendimento da grande maioria, maiores do que a honra, que leva muita gente fraca ao suicídio e depois ao cemitério. Em primeiro lugar, conquista do voto aparece como namorada, novinha, cheiro de leite, que ninguém pode tocar. Ciúme doentio, passa a ser a existência daqueles seres humanos que abandonam todos amores verdadeiros para se ligar numa ilusão. De repente, olham para os ponteiros do relógio e descobrem, depois de voltar a enxergar, está vendo novamente. A inveja acompanha parcela considerável dos que estão de cima no tocante a distribuição de cargos. Aí, entram no fuxico, inventam mentiras contra adversários e fazem tudo para limpar o campo. “A gente tem que respeitar os espaços, saber dividir linhas de conduta e andar com aliados e contrários!” - ensina o médico Fábio Farias, secretário do Gabinete Civil.
FAMA NA POLÍTICA ENTRA EM CARTAZ E, DEPOIS DESAPARECE
A semente do voto, semeada nas ruas, não produz frutos eternamente, como a existência do homem. Morre com ele todas as homenagens, abraços falsos e amizades que sempre aparecem para os que exercem o poder. Getúlio Vargas, em nível nacional, até hoje não foi esquecido pelos admiradores, a exemplo de Muniz Falcão, muito visitado no cemitério. Política passa como ventania que, em questão de segmentos, faz os estragos e, em seguida, some. Rogério Teófilo, maior líder do voto em Arapiraca, não é mais citado como antigamente. Esfregaram borracha em sua história, apesar de ter deixado obras festivamente inauguradas. Mas colocaram seu nome na geladeira e a endeusam agora qualquer um, Homem de bem, respeitado por seu comportamento ético, se colocava acima dos fuxicos e das intrigas. Na testa, a herança que carregou na sua honrada vida publica - filho do professor Moacir Teófilo, unanimidade no conceito dos conterrâneos. Deputado e prefeito, pode não ser lembrado, mas nunca sairá da memória dos que conhecem sua carreira.
QUEM POSSUI VAGAS CERTAS NA ASSEMBLEIA E CÂMARA FEDERAL?
Poucos, em qualquer eleição, possuem vagas garantidas nas pesquisas e fora delas, como atestam capítulos da história. Todos entram no jogo certos de que o mandato está garantido, conforme revelam à tropa de choque da campanha. Na teoria, encarando os olhos dos assessores porque, na prática, não representa a verdade a tese que sustentam. Começando pela Assembleia Legislativa, Marcelo Victor tem reeleição assegurada para deputado estadual ou vaga na Câmara Federal. Para governador é outro jogo, que passa por composições e formação de grupos. Se enfrentar o prefeito JHC, no ringue, o resultado da luta é imprevisível e, nas ruas, vai depender de quem montar melhor os palanques. Em Brasília, somente Arthur Lira dispõe de condições de bater no peito e anunciar que em 2022 renovará o mandato. Outros vão atravessar mares altas, como Isnaldo Bulhões, Marx Beltrão e Severino Pessoa, com retorno incertos. Se o barco do ex-presidente Lula não afundar, Paulão escapa e, no novo governo, pode vestir roupa de autoridade nacional.