app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
José Elias

Confira os destaques da política alagoana #JE05082021

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 05/08/2021 - Matéria atualizada em 05/08/2021 às 04h00

NOVO CENÁRIO COLOCA RENATO FILHO E JÓ PEREIRA NO VOTO 2022

Segunda pedra jogada no tabuleiro, palco das eleições que vão escolher futuro governador de Alagoas. Campo ainda frio, sem os tradicionais gritos das torcidas, apresenta primeiros cartolas que comandarão a indicação de jogadores. Mobilização simultânea entre Maceió e Brasília exibe nomes que poderão ser escalados para jogo principal do ano que vem. Pra valer, Renato Filho abriu o gramado, anunciando pretensão e colocando o bloco na rua. Prefeito do Pilar, de tradicional família política, quer completar o projeto do avô, deputado Rubens Canuto, que combateu de verdade a ditadura militar. Rodrigo Cunha ensaia uma candidatura, mas está sendo engolido por JHC que, mesmo calado, lidera todas pesquisas. Aparece agora, com pedra carimbada para o segundo turno, Jó Pereira, sobrinha do prefeito Biu de Lira. Produto de uma aliança entre o governador Renan Filho e do deputado Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, pode ser nome de consenso do lado de forte grupo majoritário. Montado parte do cenário, começarão oficialmente composições e articulações.


DO JEITO QUE ESTÁ, MDB E PP VÃO ENFRENTAR PSB E PSDB NAS URNAS

Quem possui condições de agregar maior número de partidos dentro dos barcos que vão partir para missões majoritárias? O navio apitou, comandantes começam a assumir seus postos e marinheiros a ocupar posições estratégicas. Ligado o motor, águas se espalham, peixes nadam com velocidade e pescadores jogam as redes na esperança de sucesso. De binóculos, em Brasília, Bolsonaro acompanha, pelos satélites, arrumações para fechamento do quadro em Alagoas. De repente, Renan Filho, oposição ao Planalto, se junta com Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, aliado ferrenho do presidente. Um tripé, que os contrários daqui, pagam para testemunhar o desfecho, até agora uma grande interrogação. Nessa situação, como ficará Bolsonaro diante de um baralho viciado jogado em cima da mesa? Sem Arthur Lira, sua principal base no Estado, terá que escrever outro desenho, fugindo da aliança PP e MDB. Palanque do prefeito JHC ainda sem atrações nacionais para furar a barreira que está sendo construída e, no mapa, PSDB de Rodrigo Cunha está ao seu lado.


RENAN E ARTHUR JUNTOS MUDAM O ROTEIRO DA HISTÓRIA DE 2022

Renan Filho e Arthur Lira em lados opostos travariam um grande debate entre Lula e Bolsonaro. Os dois no mesmo palanque, tiram o brilho de um clássico nacional em nível estadual, regionalizando um confronto de grande expectativa. Acertando a união dos dois grupos, forças políticas vão rediscutir posições que atendam interesses políticos de cada uma. JHC, líder em todas as pesquisas na corrida ao Palácio, recebe marcação cerrada na área e terá que exercitar jogo de cintura. Governador e presidente da Câmara Federal em palanques diferentes, mexem no sossego do prefeito de Maceió. E mudam a história dos personagens que tinham papeis carimbados dentro de um enredo que caminhava para três vias. Pelo desenho atual, rifam números das pesquisas favoráveis a JHC contra a perspectiva de crescimento da deputada Jó Pereira. Com ela em campo, empurrada pelo prestígio de Renan e Arthur, endurece o placar, que fica imprevisível. As sondagens vão definir o apoio de deputados, prefeitos e vereadores, que botarão as contas na máquina de calcular na mesa.

Mais matérias
desta edição