loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
29° Tempo
Home > colunistas > José Elias

José Elias

Confira os destaques da política alagoana #JE06082021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

CLIMA DA SUCESSÃO ESTADUAL PARECE UM MINUTO DE SILÊNCIO

Apito na boca, juiz aguarda ingresso das equipes em campo para autorizar o início do jogo. Por enquanto, atletas na concentração, torcida sem encher as arquibancadas, paralisam os ponteiros do relógio. Sem aplausos, gritos empurrando os times pra frente, não existem espetáculos e os clássicos tradicionais, atrações nos gramados, viram peladas. O ritmo das eleições de Alagoas, do jeito que está, praticamente um ano para o voto entrar na urna, experimenta clima de um minuto de silêncio. Braços cruzados nas articulações das ruas, forças políticas acenam como se estivessem distantes. Do outro lado, em resposta a caminhada lenta, o povo não está nem ai, fazendo de conta que não acontece nada. Sem nomes para colocar ao julgamento das esquinas , os institutos de opinião, até agora, não destacam ninguém na preliminar. JHC, calado, lidera os números na sucessão de Renan Filho, mesmo sem falar sobre futuro. Candidaturas carimbadas, já com assinaturas, Renato Filho e Rodrigo Cunha preparam a agenda que vai organizar a campanha de cada um.

RENATO FILHO FAZ AGENDA DE CONTATOS PARA O GOVERNO

Minuto de silêncio até ontem porque, a partir de hoje a mobilização de bastidores começa a assanhar o formigueiro. De um canto a outro das cidades, os movimentos vão deixar as torcidas sintonizadas com as eleições majoritárias do ano que vem. Nos escritórios, o coronaviros que tirou as forças políticas de circulação, permitirá novamente o debate de ideias. Por exemplo, Renato Filho já montou a sua tropa de choque para enfrentar a campanha de governador. Posições definidas, prefeito do Pilar deixa o gabinete e se posicionará nas ruas, apresentando suas propostas para Alagoas que imagina. Quer começar com pé direito, exibindo fé nos compromissos, firmeza nas decisões e confiança na força da sociedade. Inicia também o diálogo com as lideranças do Estado, contato direto com o povo e alianças partidárias. Apesar da idade – ainda muito jovem – Renatinho entende do riscado e está na lista de sucesso das novas gerações. Segue por um caminho que revelou seu avo, deputado Rubens Canuto, como um dos herois no enfrentamento da temida ditadura militar.

CANDIDATOS DEIXAM GABINETES PUXADOS PELO PREFEITO DO PILAR

Pé na rua, sem querer, Renato Filho puxa candidatos majoritários, trancados dentro dos gabinetes. Escondidos por trás das cortinas, achavam que poderiam adiar outra vez a mobilização da campanha, até agora na geladeira. A sugeira nos carros de som, microfones empueirados, locutores com a voz rouca, estão sendo atualizadas pra dar ritmo a caminhada. Quem pensava chegar de surpresa, trocar de roupa, entrar em campo e ganhar o jogo, ficou surpreso. A música agora toca num tom diferente para os dançarinos não pisarem nos pés das damas e causar confusão nos salões. A orquestra já está posicionada, apaixonados pela boemia começam a lotar as filas de entrada e os ingressos têm prazo de validade. JHC tem que mudar a tela que reprisa filme que começou num clima frio e agora começa a esquentar. O governo vai ter pressa nas definições de estratégias que definirão o retrato por inteiro da sucessão estadual. Em Brasília, Arthur Lira vai apressar o pique nos entendimentos para fixar posições e Rodrigo Cunha tem que desenhar o mapa das terras que plantou.

Relacionadas