José Elias
Confira os destaques da política alagoana #JE17082021
.

RESENHA AGORA NO MERCADO É SOBRE O VICE-GOVERNADOR
O adiamento das decisões, além de agitar o mercado político, abre o corredor de especulações aqui e em Brasília. Braços cruzados, sem gesticulações, provocam insinuações sobre a formação de chapas majoritárias. Apesar de ser um cargo marcado por muitos atritos, vice ainda consta da agenda de muito gente importante, bem cotada para o voto proporcional. Uma pedra historicamente no sapato do governador, não sai do roteiro dos que querem carona para desembarcar no poder. Se alguém gritar, numa reunião de autoridades, quem deseja desembarcar nessa onda, aparecem mais de cinquenta pretendentes. Poucos dão certos, muitos vão na ganância dos bajuladores, se empolgam com a faixa no peio e rompem logo. Numa composição, antes do início das articulações, algumas fotos botam a cara na vitrine, com perfis bem qualificados. Deputados federais, até o momento, lideram a carreira na pista e, nos bares, sempre estão em cena. Marx Beltrão, ex-ministro, cotado inicialmente para o lugar de Renan Filho, é um deles. Na lista também Isnaldo Bulhões e Maurício Quintella.
NA POLÍTICA TAMBÉM É TREINO NA DISPUTA DAS VAGAS
Ataques e abraços andam juntos na disputa política, que produz inimizades momentâneas, dependendo dos interesses de cada um. Na campanha, adversários que parecem mortais, mudam de posição para acomodar avanços de grupos pelo voto. Quem não conhece, imagina que a cena dos desencontros vai durar anos mas, de repente, eles estão abraçados. Mesma coisa no futebol, todo mundo luta por uma causa, dorme no mesmo quarto e, na hora da escalação, é diferente. É por isso que a malandragem diz, de repente, no lazer, que treino é treino, jogo é jogo. Briga pela titularidade só não pode falar da mãe, uma disputa ferrenha que, como dizia o publicitário Arlindo Chagas, quem for podre que se quebre. Prefeito Fernando Sérgio Lira, por exemplo, se aproximou politicamente do ex-senador Biu de Lira, seu tio, há pouco tempo. Luciano Barbosa rompeu com o Palácio e, logo em seguida, sentou com o senador Renan Calheiros, seu criador. Júlio Cesar, de Palmeira dos Índios, atirou em várias direções e, no segundo mandato, está fazendo o caminho de volta.
AS MULHERES DESEJAM AMPLIAR POTENCIAL POLÍTICO EM ALAGOAS
As mulheres avançam em todas as áreas, ocupam cargos de destaques, mas precisam ampliar os passos. Dilma Rousseff presidente da República acertou o gol contra as desigualdades tão reclamadas pelos movimentos feministas. Tudo que os homens fazem profissionalmente, elas acompanham e, muitas vezes pelo jeito de liderar com dificuldades, até melhor. A alagoana Marta, estrela do futebol internacional, da Seleção Brasileira, teve a coroa colocada na cabeça por Pelé. Na construção civil, muitas delas, para sustentar a família, pegam na colher para desempenhar a função de servente de pedreiro. E, nas bandeiradas de taxis, chegaram na praça, exibiram talento e ganham a vida transportando passageiros. Aqui em Alagoas, situação não é diferente, a julgar pelo quadro de prefeitas, que começa com Lucila Toledo, Christiane Bulhões e Ziane Costa. Na Assembleia Legislativa, bancada qualificada composta por nomes como Fátima Canuto, Jó Pereira e Flávia Cavalcante. Sem preconceito, lideranças prometem avançar os passos por uma estrada sem obstáculos.