loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 23/07/2026 | Ano | Nº 6273
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Maré

Moda

O Sertão na Passarela

No Minas Trend, grifes alagoanas querem redefinir criação de roupas e acessórios como arte

Ouvir
Compartilhar
Desfile apresentou lado fashion da cultura popular
Desfile apresentou lado fashion da cultura popular -

O universo da Ilha do Ferro, que margeia o Rio São Francisco, foi a inspiração das 11 marcas alagoanas que participam de mais uma edição do Minas Trend, em Belo Horizonte/MG, no dia 23 de outubro. As grifes apresentaram as novidades à imprensa na última quinta-feira, no restaurante Bodega do sertão. A ideia, que influenciou até a escolha do local, é unir moda, arte e história, enaltecendo e a identidade nordestinas.

O Minas Trend é considerado o maior salão de negócios de moda da América Latina, ou seja, é uma importante vitrine para o setor de vestuário e acessórios de Alagoas. Por essa razão os designers alagoanos resolveram investigar as peculiaridades criativas da Ilha do Ferro, localizada a 18 km de Pão de Açúcar e repleta de história, riqueza e memória, refletidos no artesanato. Por lá, dos ateliês de fundo de quintal saem verdadeiras obras de arte, como o bordado Boa Noite - trabalho único no Brasil e executado pelas mulheres da região. Os frutos da força do povoado chegam por meio do reconhecimento até de especialistas, que põem a arte da Ilha do Ferro como protagonista de exposições nacionais e internacionais.

Para o outono/inverno 2020, as marcas Alana Tenório, Aquas Beachwear, Ateliê Criar, Caleidoscópio, Endy Mesquita, Estúdio Monteferro, Leila Monteiro Brand, Lucia Bastos, Maneka, Manu Mortari e Sandra Cavalcante pretendem redefinir a criação de roupas e acessórios como arte e não somente moda. Da atmosfera mágica e atemporal do povoado, as grifes extraem a riqueza de bordados, volumes, tecidos e texturas. Tramas, pedras naturais, nervuras e frisos, que se misturam em meio a transparências e cores vibrantes, com aplicações feitas à mão.

“Ao mesmo tempo, que o cenário é árido, castigado pela seca, é um lugar riquíssimo de história e poesia, nossa cartela de cores é bem alegre, porque também quero remeter esse lugar, de alegria, de exaltação dessa força feminina, cultuar esse modo de viver que é específico da Ilha do Ferro”, conta Davi Leite, responsável pelo desfile de apresentação.

Shorts Youtube
Play
Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca

Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca

Play
Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos

Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos

Play
Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta

Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta

Play
Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos

Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos

Play
Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento

Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento

Relacionadas