app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Maré

CUIDE-SE!

Rotinas de skin care ganham cada vez mais espaço e ajudam adeptas a ter pele sempre bonita; saiba o que é preciso para estar com a sua radiante e saudável

Por LARISSA BASTOS | Edição do dia 30/11/2019 - Matéria atualizada em 30/11/2019 às 06h00

“É o que eu sempre digo: pele boa não tem segredo, tem rotina”, conta a dermatologista Roberta Guedes. Em tempos nos quais as rotinas de skin care ganham cada vez mais força, será que é mesmo fácil manter a cútis reluzente e, acima de tudo, saudável? A Revista Maré foi procurar saber junto com profissionais da área que garantem que, sim, se cuidar é bem mais simples do que parece.

“Os cuidados diários são principalmente no que diz respeito à limpeza, à hidratação e à proteção solar. O paciente deve utilizar um sabonete adequado para o tipo de pele e o mesmo com o protetor solar”, ressalta Roberta. “Na hidratação, mesmo uma pele oleosa pode ser hidratada. Existem produtos oil free, ou seja, livres de óleo, que funcionam como hidratantes”. Além disso, a também dermatologista Oneika Leite cita outros pré-requisitos a serem cumpridos por quem quer uma pele impecável: a retirada adequada da maquiagem, o uso de antioxidantes e rejuvenescedores e a manutenção de uma alimentação e de um sono saudáveis. De quebra, que tal praticar regularmente exercícios físicos, que ajudam a deixar a tez mais firme e jovem? “O essencial é persistir numa rotina que seja própria para o seu tipo de pele, que se adéque ao seu tempo e estilo de vida. Não adianta comprar os melhores cremes se não são ideais para a sua pele. Ou ter uma rotina de 10 passos quando só se tem 5 minutos entre se arrumar para o trabalho e cuidar das crianças. Os indispensáveis ainda são higienização, hidratação, proteção solar, exfoliação semanal e os antioxidantes”. Entre as substâncias que vêm fazendo sucesso e ganhando mercado estão algumas como o ácido retinóico, muito utilizado para reduzir manchas, suavizar rugas e linhas de expressão e tratar a acne, e os já falados antioxidantes, que ajudam a prevenir a destruição do colágeno pelos radicais livres e estimulam a produção de novas fibras – a vitamina C, inclusive, é um deles. “Todos vamos envelhecer, porém, como envelhecer é a chave. Pequenas rotinas diárias, pequenas mudanças de hábitos, são capazes de diminuir a velocidade do processo de envelhecimento da pele, melhorar nossa aparência, aumentar a longevidade e proteger de doenças”, diz Oneika. “Se o paciente usa fotoproteção adequada, produtos que promovem efeito antioxidante, no futuro terá benefícios”, acrescenta Roberta.

As duas são unânimes ao falar sobre os malefícios a longo prazo para quem deixa os cuidados com a pele em segundo plano. Para aqueles que não acreditam que os efeitos venham, é bom repensar os conceitos, afinal, nunca é tarde demais para adotar uma rotina de skin care. “O principal mal é o câncer de pele, seguido de manchas, ressecamentos e envelhecimento precoce, entre outros”, aponta Oneika.

Por isso mesmo, Roberta reforça o tripé original, revelado por ela lá no início da matéria. “É preciso limpeza, hidratação e fotoproteção. Se o paciente não faz limpeza pode ter obstrução de poros, com formação de cravos e espinhas e se não se protege do sol ele vai ter manchas e fotoenvelhecimento no futuro. Isso não vai aparecer na faixa dos 30 anos, mas depois”. E com a chegada do verão, que já bate à porta? Como cuidar da cútis corretamente nos meses mais quentes do ano? “O paciente deve usar proteção solar diariamente, se expor ao sol nos horários até 10h e depois das 16h, lembrar de também proteger os cabelos, usar proteção física, com chapéus, blusas com proteção, óculos e beber bastante líquido”, lista Oneika. Para quem quiser um toquezinho a mais, a profissional traz mais algumas dicas. “Suplementos ou alimentos com beta caroteno, para uma cor ainda mais bonita, usar hidratante corporal e facial diariamente e evitar o uso de ácidos agressivos no verão e passar muito tempo com roupas molhadas para prevenir o aparecimento de fungos”. Agora que você já sabe de tudo isso, não tem mais desculpa para esquecer da pele, não é?

Oneika Leite lembra que é essencial persistir numa rotina que seja própria para o seu tipo de pele
Oneika Leite lembra que é essencial persistir numa rotina que seja própria para o seu tipo de pele - Foto: ARQUIVO PESSOAL
 

Segundo Roberta Guedes, limpeza, hidratação e proteção solar são essenciais
Segundo Roberta Guedes, limpeza, hidratação e proteção solar são essenciais - Foto: ARQUIVO PESSOAL
 



Mais matérias
desta edição