app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5695
Maré

HISTÓRIAS COR DE ROSA

Alagoanas compartilham vitória contra o câncer de mama e falam da importância do autoexame e do diagnóstico precoce

Por DA EDITORIA DA REVISTA MARÉ | Edição do dia 03/10/2020 - Matéria atualizada em 03/10/2020 às 06h00

Grandes batalhas, mulheres fortes. Outubro é marcado como o mês de conscientização para a prevenção do câncer de mama. É o momento em que diversas instituições e figuras públicas compartilham incentivos para que as mulheres façam o exame do toque, para importante para o diagnóstico precoce de algum eventual nódulo. Além disso, o mês também reforça e reconhece a jornada de mulheres que enfrentam ou que já enfrentaram o tratamento de câncer de mama. A Revista Maré conversou com alagoanas que hoje brindam a vitória e que superaram a doença. Confira os depoimentos.


Foto: Acervo pessoal
 

ADEMILDA DA SILVA, 60 ANOS, MACEIÓ – AL

O momento é terrível, mas quando você tem fé, tem a força de Deus. Durante o tratamento você pensa que não vai suportar o que a quimioterapia faz no seu corpo. Na cabeça e na alma. Minha oncologista é aquela pessoa que tem o dom de lidar e compreender seu paciente. Para as mulheres que estão sendo diagnosticadas agora: lute a seu favor, se conheça. Permita ter tempo pra você. Corra atrás do tratamento, tem cura! Tenho 8 anos de cura. Você consegue. Deus é bom todo o tempo, todo tempo, Deus é bom.


Foto: Acervo pessoal
 

IVANILDA MIGUEL DE FREITAS, 56 ANOS, MACEIÓ – AL

Quando descobri foi muito difícil de aceitar. Achava que não iria sobreviver, mas depois fui me adaptando aos medicamentos e à rotina do tratamento. Hoje só me resta felicidade em saber que estou curada. Se você foi diagnosticada recentemente, saiba que Deus só dá grandes batalhas para as melhores guerreiras.


Foto: Acervo pessoal
 

ANTÔNIA ROSA, 61 ANOS, PILAR – AL

O momento do meu diagnóstico não foi uma surpresa, pois pelo que vi na mamografia daquela época já vi que era um tumor muito feio e grande. Meu primeiro pensamento foi pedir para Nossa Senhora do Pilar, Maria passa na frente, e entreguei nas mãos de Deus para que fosse feita a sua vontade. Tive algumas complicações e após um tempo retirei a mama com urgência. Quando me dei conta, já estava na sala de recuperação. Logo após a recuperação, comecei a fazer quimioterapia. Não podia sentir cheiro de comida, de perfume, de qualquer produtos de limpeza que parecia que meus órgãos iam sair pela boca. E esse tormento se estendeu durante toda a quimioterapia vermelha. Em seguida fiz a quimioterapia branca, nesse período, perdi dez quilos. A minha mensagem pra todas as mulheres que se amam é que é muito importante fazer a mamografia, todos os anos, porque um diagnóstico cedo favorece nas chances de cura. Ficar alerta e se examinar até mesmo durante o banho e também na frente de um espelho. Toque se e cuide-se.


Foto: Acervo pessoal
 

JULIANA CALHEIROS, 26 ANOS, LISBOA – PORTUGAL

No momento do diagnóstico fiquei sem chão, pensei que minha vida tinha acabado ali, não reagi. Era muito jovem e não imaginava passar por isso nunca. Tive apoio de pessoas que amava, tive provas que o câncer de mama tem cura. E viver com mulheres que venceram o câncer me fez criar força para lutar contra e aprender que tudo passa. Estou curada há 8 meses e sou a prova viva da cura do câncer de mama. As mulheres que estão em tratamento: não desistam, por mais difícil que seja o tratamento, uma hora ele vai chegar ao fim.


Foto: Acervo pessoal
 

GILVÂNIA MORAIS, 51 ANOS, MACEIÓ – AL

Já esperava que o diagnóstico fosse constar a presença de um nódulo, mas logo depois que a ficha foi caindo bateu um medo de enfrentar aquela doença. Tive fé e acreditei que ia ficar melhor. Sofri bastante após as sessões de cada quimioterapia, foram 16 sessões. Precisei retirar a mama e logo depois fiz a radioterapia. Continuo fazendo exames regulares para acompanhar, mas hoje estou bem. Seja forte e acredite que tudo passa. Tenha confiança ou o medo pode te atrapalhar, entenda que o câncer de mama tem cura e é só uma tempestade que você consegue vencer.


FIQUE DE OLHO O autoexame de mama é um dos métodos de diagnóstico mais recomendado para identificar a presença de um nódulo, porém, existem outros sinais que podem sinalizar a presença do câncer de mama. Saiba quais são: 1. Vermelhidão na mama ou no mamilo; 2. Alteração na cor do mamilo; 3. Desvio ou inversão do mamilo; 4. Alteração na assimetria da mama; 5. Secreção transparente, rosada ou avermelhada. No caso de alguns dos sinais, é recomendado buscar um médico especialista para um diagnóstico eficaz e preciso.

Mais matérias
desta edição