app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5696
Maré

COM A CABEÇA NAS ESTRELAS

Conheça Nicole Oliveira e Laura Beatriz, duas alagoanas fascinadas pelos mistérios do universo e que pretendem trabalhar fazendo... ciência!

Por DIMITRIA PIMENTEL* ESTAGIÁRIA | Edição do dia 10/10/2020 - Matéria atualizada em 10/10/2020 às 06h00

Parceiras de estudos e de vida, Nicole Oliveira e Laura Beatriz são apaixonadas pela ciência desde os primeiros aprendizados. As duas fazem parte do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, o Ceaal, e sempre que possível palestram sobre o estudo do universo e dos fenômenos. Juntas, elas participam do projeto “Palestras Sobre o Sistema Solar nas Escolas” e apresentaram um trabalho no colégio em que estudavam.

Na semana em que o mundo vibrou a conquista do Prêmio Nobel de Química pelas cientistas Emmauelle Charpentier e Jennifer Doudna, também comemoramos a Semana da Ciência e da Tecnologia e o Dia das Crianças. Nada melhor do que se inspirar com as histórias de duas alagoanas que prometem fazer história.

Nicole tem apenas 7 anos e já é astrônoma amadora. Com um público de quase 4 mil seguidores, entre Instagram e Youtube, ela faz vídeos de observações e acompanha eclipses e outros eventos astronômicos, a “Nicolinha” despertou interesse para a ciência ainda aos 4 anos de idade, quando trocou a festinha de aniversário por um telescópio.

Ela ingressou no curso e se formou ainda aos 6 anos. Além de ser a única criança da turma, a menina é também a única pessoa menor de idade a se tornar sócia do Ceaal. Fora de Alagoas, ela também faz sucesso. No 19° Encontro de Astronomia do Nordeste ela recebeu homenagens por ser a astrônoma amadora menor idade na região. Recentemente, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, elogiou Nicolinha durante um evento online para comemorar o Dia da Mulher e Menina na Ciência. Pontes é um grande admirador da menina e a acompanha nas redes sociais.

Seu maior sonho é ser Engenheira Espacial e continuar os estudos na área que ama explorar.

Laura Beatriz Monteiro, agora com 19 anos, ingressou recentemente na Universidade Federal de Alagoas para bacharelado em Física. Ansiosa para o começo do período letivo, ela começou a fazer conteúdos didáticos para as redes sociais durante a quarentena. Essa vontade de dividir o conhecimento que muito tem sobre astronomia ajudou muitas pessoas que procuraram por aula de física online e grátis.

A paixão pela ciência também veio da infância. Assim como Nicole, desde muito cedo, Laura já dava sinais de que seria uma estudante de exatas no futuro. Cheia de atitude, a jovem coleciona medalhas de competições e das olimpíadas que venceu no ensino médio.

“Foi lá onde eu conheci a Física e me encantei, falei pra mim mesma ‘é essa a área que eu quero seguir, é isso que eu quero pra minha vida’ e hoje estou aqui, cursando Física na UFAL”, diz.

No futuro, Laura se vê uma pesquisadora das ciências exatas. Ela sonha em aprofundar os conhecimentos relativos ao estudo do Universo e suas particularidades.

“Eu quero trabalhar na área de pesquisa, em especial, na Astronomia. Penso em me tornar Astrofísica. Depois de Física, a Astronomia é a ciência que mais me encanta, sempre fui fascinada pelo universo e sonho em saber mais a respeito dele.”

Apaixonada, ela conta que a ciência faz parte de tudo que a cerca, e também, ao mundo em que vivemos.

“Depois que eu comecei a ver a Ciência com outros olhos, a deixar que ela entrasse na minha vida, foi como se toda a forma que eu tivesse de ver o mundo mudasse completamente. Agora eu consigo olhar pela janela do meu quarto e não ver mais um vislumbre do mundo e sim a própria realidade. O mundo inteiro é Ciência, os carros na rua, a sombra que as árvores fazem na calçada, o nascer de uma flor. Enfim tudo é Ciência e quando eu comecei a perceber isso, foi como se apaixonar, eu só queria saber disso”, completa.


DICAS PARA CATIVAR A CRIANÇADA

Em entrevista ao Bom Dia Brasil, no ano passado, Rodrigo Oliveira Alhadeff, dono de uma escola inovadora de São Paulo, listou algumas dicas de como envolver desde cedo as crianças em atividades que despertem o interesse delas para a ciência. Separamos algumas dessas dicas.


1) Envolva a ciência em atividades do dia a dia

Cozinhar nada mais é do que reações químicas em que farinha, leite e outros ingredientes reagem com a ação do calor e se transformam em um delicioso bolo. Cuidar do jardim também envolve ciências. Outra opção é mostrar as contas e receitas da casa de forma lúdica, e não com números reais, o que gera interesse pela matemática. E aprender a usar um computador quebra a barreira com a tecnologia.


2) Tenha atitude positiva

Crianças, algumas vezes, afirmam odiar ciências ou detestar matemática. Mostre a elas o uso e os benefícios na prática. Por exemplo, “o vovô se curou da doença porque a ciência desenvolveu um medicamento para isto”. Ou “podemos comprar o brinquedo porque você economizou nas mesadas”. E assim por diante.


3) Use brinquedos educativos

Há vários brinquedos educativos que são verdadeiros experimentos científicos. Desde vulcões até carrinhos que andam com água em função da reação química que ali ocorre.


*Sob supervisão da editoria da revista Maré

Nicole tem apenas 7 anos e já é astrônoma amadora
Nicole tem apenas 7 anos e já é astrônoma amadora - Foto: Acervo pessoal
 

Laura começou na infância e agora cursa Bacharelado em Física
Laura começou na infância e agora cursa Bacharelado em Física - Foto: Acervo pessoal
 



Mais matérias
desta edição