DOCES OU TRAVESSURAS?
Maquiadora alagoana dá dicas de como entrar no clima da festa mais assustadora do ano
Por DIMITRIA PIMENTEL* ESTAGIÁRIA | Edição do dia 31/10/2020 - Matéria atualizada em 31/10/2020 às 04h00
Doces ou travessuras!? O último dia de outubro é muito esperado pelos fãs de terror e da cultura scary. Mesmo não sendo uma data original no calendário do Brasil, o Halloween, ou Dia das Bruxas, caiu no gosto do país mais festeiro do mundo. No momento em que as festas são em casa mesmo, a Revista Maré resolveu te ajudar a curtir essa festinha nada tradicional e convidou a maquiadora e influenciadora digital Bianca Briste para dar dicas de como economizar e ainda entrar no clima da data mais assustadora do ano. Confira o tutorial de três makes que vão fazer o maior sucesso!
JOGOS MORTAIS O figurino: Basta ter um casaco ou blazer preto, uma camisa lisa branca e uma gravata borboleta vermelha. Caso não tenha a gravata, dá pra fazer o laço com uma fita também vermelha. Não precisa ser uma caracterização, basta que tenha a inspiração do personagem. Para a maquiagem: Use uma base que seja de um tom mais claro que a sua pele, passe no rosto e em seguida faça espirais com tinta vermelha nas bochechas com um pincel fino. Os círculos pretos nos olhos, podem ser feitos com sombra ou tinta e esfume para não ficar marcado. Para a boca, use um batom vermelho, de preferência com cobertura matte para não borrar!
CHUCKY O figurino: Você pode usar uma blusa listrada colorida e uma jardineira ou macacão jeans. Procure em lojas de decoração por uma faca de plástico, similar a que o boneco assassino usa nos filmes. Para dar um tom mais caprichado, faça sangue falso com corante vermelho e espalhe no brinquedo. Para a maquiagem: Faça a base do rosto normalmente e se atente para a sobrancelha. O boneco tem fios marrons, use uma sombra ou lápis nesse tom para fazer o preenchimento. Com tinta vermelha e preta faça cicatrizes no rosto com pequenos x imitando costuras. Para acrescentar, também faça pequenas pintinhas no rosto como se fossem sardas, assim fica ainda mais parecido com o personagem.
CORALINE O figurino: Você vai precisar de um casaco amarelo com capuz e uma peruca azul, caso não tenha nesta cor, dá para utilizar spray colorido para cabelo e fazer em casa. A maquiagem: Como a intenção é parecer uma animação de stop motion, use lápis branco na linha d’água dos olhos para dar a aparência de que são maiores e capriche na máscara de cílios para realçar esse efeito. As sobrancelhas da Coraline são meio curvadas, cubra as suas com cola bastão, passe base do seu tom e desenhe as novas sobrancelhas com gel específico ou tinta para rosto. Para adicionar um charme, use bastante blush para as bochechas coradas e um batom rosado desenhando bem o formato da boca.
A MENTE CRIATIVA Bianca Briste trabalha com o Instagram há mais de dois anos e especificamente no mês de outubro, por adorar o dia das Bruxas, o perfil dela é abastecido com o ritmo dobrado. Maquiagens, tutoriais, enquetes e um pouco de lifestyle fazem dela uma das influenciadoras que alcançam a marca de 21 mil seguidores. Apesar de tudo isso, ela relata dificuldades. “Trabalhar com a internet é cansativo, nunca pensei que fosse entrar na área, mas adquiri muita experiência com o tempo. Leva muito tempo para produzir, então é preciso dedicação e paciência. O que às vezes desmotiva é a falta de interação na plataforma, então é um pouco desgastante.” Bianca diz que seu trabalho favorito foi uma maquiagem de busto e rosto da personagem “A Noiva Cadáver”, filme de Tim Burton. Ela conta que foi o mais demorado de todos, mas alcançou um grande engajamento na redes. Em contrapartida, o que menos gosta reproduz uma personagem do filme de 2018 que aterrorizou o mundo. “A Freira” é um terror com pitadas de comédia que vale a pena ser assistido na noite de Halloween. “Foi muito gratificante. E foi gostoso fazer porque me faz lembrar da minha infância, sempre assisti o filme e toda a produção de montar figurino foi maravilhosa. Passei oito horas nele, comecei às 20h e terminei as 4 da manhã. Já o da personagem A Freira, eu fiz por pressão dos seguidores, mas morro de medo do filme, então fiz sem nem olhar no espelho direito. É o que menos gosto”, revela.
*Sob supervisão da editoria da revista Maré