app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5700
Maré

VERA CONTINUA INSPIRANDO

Estilistas alagoanos criaram coleções inspiradas na revolução de Vera Arruda na moda brasileira

Por MAYLSON HONORATO EDITOR | Edição do dia 09/10/2021 - Matéria atualizada em 09/10/2021 às 04h00

Para quem cresceu cercado pelas cores, estampas e uma moda brasileira pós-Vera Arruda, não imagina que foi a alagoana quem conferiu às passarelas e vitrines o toque nordestino que, de repente, podia ser visto nos looks de personalidades como Hebe Camargo, Carolina Dieckmann, Deborah Secco, Ivete Sangalo e até Gisele Bündchen. O que a talentosa designer e estilista apresentou ao mercado, nunca saiu de moda.

E foi Vera Arruda, que faleceu precocemente, em 2004, aos 38 anos, quem inspirou dez experientes e jovens profissionais da moda alagoana a criarem novas peças com esse charme colorido que esbanja identidade e alegria. As criações foram apresentadas na passarela do projeto Renda-se 2021, que está em sua segunda edição.

Beatriz Tavares, Derravera, Elton Macharot, Florise Guimarães, Leoni Bezerra, Leticia Abreu, Lumma Luz, Maria Brandão, Maria Rejane Pimentel e Rildo Nonato são os nomes dos estilistas que criaram coleções inspiradas no trabalho de Vera Arruda.

O desfile, que marca a culminância do projeto criado pela arquiteta e produtora cultural Mirna Porto Maia, foi transmitido ao vivo e pode ser conferido no Youtube da iniciativa (Renda-se - Mostra de Moda Alagoana). O projeto tem realização da Ponto de Produção e patrocínio do Magazine Luiza por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto conta com a parceria da Escola Técnica de Artes (ETA), Prefeitura de Maceió e Aloo Telecom.

“Só acredito em projetos culturais inclusivos. O Renda-se é. A moda é uma teia que envolve centenas de pessoas. O Renda-se, em cada edição, trabalha diretamente e indiretamente com cerca de 500 pessoas. O fato do projeto ter seu ápice na transmissão do desfile via redes sociais, YouTube, e Facebook dá visibilidade a toda a criatividade de muitos grupos produtivos da arte e da cultura , pelo viés da moda”, diz Mirna Porto.

NA PASSARELA

A reinvenção de Vera Arruda, por tantos olhares diferentes, foi o ponto alto do projeto, que hoje é o grande respiro que a moda alagoana e todo o mercado criativo local dá em tempos complexos.

Além disso, o desfile contou com a presença - na passarela - da filha de Vera: Maria João, que aparece em dois looks (religioso e de crochê).


Serviço

Renda-se – I Mostra de Moda Alagoana - etapa 2021

Disponível no canal do Renda-se no YouTube

Mais informações: www.projetorendase.com.br | @projetorendaseoficial


Mais matérias
desta edição