loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 26/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Maré

Maré

MINIATURAS FEITAS POR ALAGOANOS FAZEM SUCESSO PELO MUNDO

Proposta de venda internacional de maquete pegou web designer de surpresa e evidenciou qualidade de obras produzidas no Estado

Ouvir
Compartilhar

A vida cotidiana, cenas famosas do cinema ou cenários de datas comemorativas ganham vida e perenidade nas mãos do alagoano Tom Carvalho, que se dedica a construir dioramas - ou miniaturas colecionáveis. Uma das peças, inclusive, foi parar na Inglaterra após um britânico se interessar pela obra, uma representação do filme Indiana Jones.

Assim como é para Tom, dioramas são a paixão de muitos alagoanos e ganharam destaque após o extenso período de distanciamento social e maior ociosidade dentro de casa.

É por meio de pesquisas minuciosas que o web designer Tom Carvalho monta suas maquetes. Durante a pandemia, ele montou 10 maquetes, o que auxiliou o alagoano a ocupar o tempo livre.

Ele conta que foi pego de surpresa quando recebeu a proposta de vender a maquete do filme Indiana Jones. Mesmo percebendo o sucesso das criações nas redes sociais, Tom nunca teve o desejo de transformar o hobby em fonte de renda, pois, além de querer manter a saúde mental, não queria ter compromisso com prazos.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

“No começo eu achei que se tratava de uma brincadeira pela considerável quantia oferecida, depois ele se apresentou como uma pessoa que trabalhou na produção de um dos antigos filmes e tem uma vasta coleção de itens relacionados ao personagem Indiana, foi aí que vi que se tratava de algo verídico e prosseguimos até fecharmos o negócio. Vendi só porque foi uma oferta irrecusável”, disse o web designer.

CRIANDO NA QUARENTENA

De acordo com ele, mesmo já tendo apreço pelas miniaturas, foi a pandemia que ele resolveu fazer algo diferente do que costumava. O web designer, que coleciona bonecos (action figures), uniu o hobby ao tratamento da síndrome de burnout.

“Fui estimulado a fazer alguma coisa extra-computador pela minha médica, que tinha me diagnosticado alguns meses antes com a síndrome de burnout (que está relacionada a excesso de trabalho). Comecei fazendo cenários simples para compor os bonecos que eu tinha, nunca achei que o resultado fosse ficar legal, porém, a medida que eu ia fazendo, postando, meus amigos e seguidores começaram a elogiar bastante”, conta.

Tom também afirma que, mesmo depois da primeira venda, ele pretende deixar a criação das maquetes apenas como hobby.

“Eu transformo quase tudo que está ao meu redor em trabalho, seja criando um site, uma logo, até mesmo desenhando camisas para clubes de futebol, em especial para o meu time de coração, o CSA, para o qual desenhei as camisas de 2017 a 2021. No caso das maquetes eu prefiro que continue sendo um passatempo, para eu poder criar livremente, sem amarras de prazos ou pedidos”, disse Tom.

Além de Tom, o engenheiro civil André Falcão, que trabalha há 10 anos restaurando brinquedos antigos e produzindo miniaturas de cenários de filmes e desenhos infantis, a quantidade da produção durante a quarentena foi significativa.

De acordo com ele, no período de isolamento, os pedidos aumentaram. “Produzi muito para amigos, clientes antigos e até para mim mesmo. Vendi coisas que nem pensava em vender”, conta ele.

DA INFÂNCIA PARA A VIDA ADULTA

Muitos criadores buscam inspiração nas lembranças da infância e adolescência. Fã de filmes, desenhos e séries dos anos 80, André Falcão viu nas miniaturas uma nova possibilidade de renda e de viver momentos nostálgicos, buscando sempre inspiração na “melhor década”.

“Eu já era muito fã de filmes, desenhos e séries e sempre gostei de brincar com bonecos, tinha a vontade de fazer os personagens que eu gostava na minha infância e pré-adolescência, então fui atrás de escolas que ensinassem escultura e, por sorte, uma escola de efeitos visuais aqui de Maceió tinha aberto essa turma de escultura tradicional. Foi aí que vi que, agora sim, eu poderia esculpir os personagens e, desde então, procuro sempre tá estudando e trocando ideias com clientes e outros artistas. Sempre buscando o melhor de mim”, afirma André.

Ele também conta que o gosto por miniaturas vem sendo passado para a próxima geração. Segundo ele, seu filho Noah, de 2 anos e 11 meses, já começou a gostar dos bonecos e saber quem é cada um deles. “Foi bem natural essa descoberta dele por miniaturas. Pretendo passar pra ele, mais tarde, a importância de colecionar e de saber que cada peça tem sua história”, finaliza.

*Sob supervisão da editoria da Revista Maré.

Relacionadas