MODA & DOPAMINA
Tendência das cores vibrantes para impulsionar humor e bons hábitos ganha força e deve continuar
Por Thauane Rodrigues* ESTAGIÁRIA | Edição do dia 01/10/2022 - Matéria atualizada em 01/10/2022 às 04h00





Invadindo os guardas-roupas e abrindo as portas para o verão, a moda dopamina vem trazendo nos modelitos cores vibrantes, tons neons e a promessa de dar uma levantada até no humor do dia.
Andando de mãos dadas com os neurotransmissores, o astral fresh das modelagens divertidas e as misturas possibilitadas pela extensa cartela de cores representam a escolha de quem quer levar mais leveza, alegria e otimismo para a rotina. As alagoanas aprovam a ideia!
Entrelaçando moda e psicologia, o laranja, verde e o rosa são as cores que mais estão bombando na tendência e são responsáveis por transmitir alegria, tranquilidade, simpatia e diversão. O tom quente do laranja é convidativo, já o verde é símbolo de renovação, enquanto o rosa traz um toque romântico e eufórico.
Pesquisadores afirmam que a ‘Dopamine Dressing’, o sucesso das passarelas está relacionado a um neurotransmissor do sistema nervoso humano que cuida das sensações de bem-estar, motivação e prazer. Por isso, adotar a tendência é, também, uma forma de elevar os níveis de autoconfiança e autoestima.
Recém chegada aos 30 anos e aprendendo aos poucos a lidar com a nova idade, a empresária Isadora Dias é amante da moda dopamina muito antes da explosão de cores cair no gosto popular. Sempre chamada de ‘a menina das cores’ pelos amigos, Isadora não consegue ter um guarda-roupa básico.
Amante das mais variadas estampas, ela conta que desde muito nova é apaixonada pelas cores e sempre optou por roupas que fossem alegres. Por isso, a preferência pelas estampas. Hoje, vivendo uma nova fase da vida, a empresária tem optado pelos tecidos lisos.
“Abri meu negócio recentemente, entrei na fase dos 30 e cheguei a conclusão de que algumas estampas já não me cabem mais. Mesmo assim, não consigo abrir mão das cores, digo sempre que quando não estou colorida é porque o dia não começou bem. Sigo abusando do círculo cromático, misturando os tons e me descobrindo em cada look montado”, contou.
Uma nova febre nas redes sociais, a influencer digital Lelê Burnier, com suas cores e modelagens de roupas diferenciadas, tem ganhado o coração do público em cada ‘Get Ready With Me’, ou melhor, ‘arrume-se comigo’ postado no Tik Tok. Com milhares de seguidores, a blogueira tem se tornado uma ‘it girl’ e cada vez mais levado a moda dopamina para o mundo.
A estudante de arquitetura Lais Vieira é uma das influenciadas por Lelê Burnier. Acostumada com roupas mais discretas, a jovem começou a enjoar do que via quando abria o guarda-roupa e iniciou uma busca por um novo estilo. Foi ao assistir os vídeos da influenciadora que Lais decidiu mergulhar no mundo das cores.
Pouco a pouco, Lais começou a mudar os modelitos do cabideiro e, em menos de dois meses, já estava com as gavetas lotadas de cores, principalmente as mais vibrantes e chamativas. De acordo com ela, a mudança radical causou estranheza na família, mas foi extremamente bem aceita.
“Durante muito tempo eu tinha vergonha do meu corpo, tenho tratado isso na terapia e até mesmo minha psicóloga me incentivava a mudar meu guarda-roupa. O novo estilo tem mudado meus dias. Me sinto mais leve, mais feliz, nunca imaginei que isso fosse possível”.
Atualmente, a estudante, que antes se escondia por trás de cores mais sóbrias, sai pelas ruas com shorts rosa, blusa azul e incentiva a mulherada da família a embarcar nesse universo das cores.
“Minha irmã sempre foi mais ligada à moda do que eu, então hoje trocamos algumas figurinhas e juntas puxamos minha mãe para esse mundo. Nossa meta até janeiro é repaginar o guarda-roupa dela”, contou.
* Sob supervisão da editoria da Revista Maré