TALENTOS DE ALAGOAS
RENDA-SE: grande vitrine da moda alagoana chega a sua 3ª edição
Evento é considerado uma incubadora de grandes talentos; conheça os selecionados

Histórias contadas em looks, identidade para vestir. Sabe o que o público poderá encontrar na passarela do projeto Renda-se? Alagoas — com suas nuances e diversidade. A terceira edição da iniciativa está a todo vapor e acaba de anunciar os estilistas e estudantes de moda selecionados para a temporada 2023. O anúncio ocorreu por meio de uma live no Instagram (@rendasealagoas) e mostrou mais uma vez a potência do projeto, que reúne talentos de diversas gerações para pensar e fomentar a moda produzida em Alagoas.
O Renda-se é uma realização da Ponto de Produção, com patrocínio da Magazine Luiza, por meio da Lei Rouanet. O projeto teve sua primeira edição em 2020 e foi criado com a proposta de difundir os talentos alagoanos no segmento da moda. Este ano, os selecionados apresentarão suas criações em um megadesfile, que ocorrerá em setembro, e também em uma exposição. Uma das grandes novidades é que, pela primeira vez, o desfile será realizado de forma presencial, no bairro histórico de Jaraguá, em Maceió.
Os estilistas e estudantes de moda escolhidos apresentaram sete looks inspirados nos temas: “Meu Nome é Gal”, “Pronto a Vestir”, “Alagoando”, “Sol Girassol”, “Milagres”, “Sertão” e “Santo Mar”. O projeto prevê uma verba para executar as criações. Os participantes também serão pagos pela cessão dos direitos autorais e ainda concorrerão a prêmios de R$ 5 mil (estudante) e R$ 10 mil (estilista profissional). Os looks deverão apresentar elementos artesanais, como pintura, bordado, crochê, renda singeleza e, obrigatoriamente, o uso do filé na sua concepção. Agora, é colocar a mão na massa!
Outra novidade deste ano está na produção executiva do Renda-se, que é assinada pela fashion designer, bordadeira e jornalista Alina Amaral. Ela é pioneira no jornalismo especializado em moda em Alagoas, desbravando esse universo ainda no início dos anos 2000, inclusive aqui, na Revista Maré. Alina também é empreendedora e tem uma marca handmade focada no DNA alagoano. Das suas mãos saíram figurinos icônicos que vestiram nomes como Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Elba Ramalho e Mariene de Castro.
Agora, o talento e expertise de Alina estão a serviço do Renda-se, projeto do qual a designer já atuou como participante.
“Para mim, o convite para a coordenação executiva do Renda-se apareceu como um desafio e, na verdade, uma realização. Porque, em todos esses anos dedicados à moda, entendi que só um evento que trabalhe a moda com essa profundidade e com esse olhar múltiplo é que vai consolidar nossa moda em Alagoas e no Brasil”, afirma Alina Amaral.
Para ela, o projeto tem essa natureza, de reforçar ancestralidades e conferir à moda local a potência que só a valorização da essência pode dar.
“Eu sempre entendi a moda como comunicação. Sempre entendi a roupa como um depoimento de época, um depoimento sociológico que vai além da imagem que ela promove. Sempre entendi a moda com essa cosmologia. Então, minha motivação para estar no evento é saber que o Renda-se tem esse olhar para a moda, não apenas um olhar de consumo, rápido, mas, sim, para a nossa essência. É disso que o mundo precisa, em todas as estéticas, especialmente na moda. Precisamos ressaltar nossas essências e transformar em um produto com toda essa consciência”, pontua a executiva.
ENCONTRO DE GERAÇÕES
Compartilharão da mesma passarela estilistas e futuros profissionais, entre 21 e 60 anos. Outro aspecto que chama a atenção é a participação de representantes da capital e do interior do estado e de estudantes de três instituições – Senai, Sesi e ETA – que têm foco especial na moda alagoana.
O projeto conta com a parceria das artesãs do Instituto Bordado Filé de Alagoas – Inbordal e com a presença de um time de profissionais super qualificados, como o estilista Fernando Perdigão e os fotógrafos Gustavo Sarmento e Rafael Santana.
FOMENTANDO O TALENTO ALAGOANO
O projeto que está mobilizando e movimentando a moda alagoana acontece graças ao patrocínio da empresa Magazine Luiza. Fundada em 1957, a Magazine é um dos maiores varejistas do Brasil e tem mais de mil lojas espalhadas pelo território nacional. Nos últimos anos, a empresa vem investindo fortemente em projetos sociais e contribuindo decisivamente para o desenvolvimento e solidificação da economia criativa brasileira.
Para Fábio Elias, responsável pela área de patrocínios da Magazine Luiza, a empresa tem em seu DNA o empoderamento das comunidades, o que dialoga com o projeto, que é focado na renda filé e no desenvolvimento dos talentos locais.
“A gente acredita que o projeto tem essa tendência de transformação, de sustentabilidade, da inclusão, e, também, de colocar Maceió, um celeiro de grandes designers, no circuito da moda. Queremos que Maceió chegue novamente ao patamar de ser citado no mundo fashion com esses novos talentos que surgem”, finaliza Fábio Elias.
Confira os talentos selecionados:
Estilistas
Ariane Taila Capistrano Pita – nome artístico Ariane Pita – 32 anos – Estilista, artesã e arquiteta – Barra de São Miguel – Alagoas
“Ao pensar que estou participando do Renda-se bate um sentimento de super animação. A ficha ainda não caiu! É o turbilhão de emoções que uma nova experiência traz. Estou muito ansiosa para começar.”
Delyvaldo Teodoro – nome artístico Dely Teodoro - 33 anos – Estilista e artista plástico – Maceió – Alagoas
“A vida tem caminhos muito curiosos para nos levar onde deveríamos chegar, participar desse projeto tão rico culturalmente e atrelando minha técnica que é única no estado, só serve pra potencializar essas certeza de pertencimento. Gratidão, admiração e muito carinho pelo projeto é o que me rodeia.”
Maria Rejane Pimentel Gomes – 60 anos – Estilistas e empreendedora – São Miguel dos Milagres – Alagoa
“Ter sido selecionada para o Renda-se pela segunda vez, foi muito gratificante! Ouvir seu nome ser pronunciado pelos organizadores é algo surreal. Foi como reviver a sensação nostálgica da primeira vez.”
Elvis Bruno dos Santos Freitas – nome artístico Marciano - 31 anos – Estilista e empreendedor – Marechal Deodoro – Alagoas
“Participar do Renda-se 2023 é explodir os átomos dos seus próprios medos. É renovação... é sentir o gosto, a textura, e o sabor, de uma nova era para sua visão criativa.”
Lucas Matheus da Silva Santos – nome artístico Lumma Luz – 25 anos – Estilista – Rio Largo – Maceió – Alagoas
“Retornar ao renda-se me traz a sensação de empoderamento. Levando mais uma vez ás passarelas as minha características, de uma forma mais confiante e extremamente ousada.”
Edson Manoel Omena Farias, nome artístico Derravera – 24 anos - Estilista – Maceió – Alagoas
"A presença no Renda-se, agora pela segunda vez, é como visitar um ambiente familiar de acolhimento, onde podemos ser quem somos à vontade. É inspirador."
Fiama Beatriz Pimentel Costa – nome artístico – Fiama Pimentel - 31 anos – Estilista e empreendedora – Maceió – Alagoas
“Participar do RENDA-SE é um marco em minha história! Será a primeira vez que mostrarei a minha visão sobre as rendas alagoanas em meu Estado. É um misto de felicidade e gratidão por ter sido selecionada! É uma honra!”
Giulio Andrey de Moura Marques – nome artístico Giulio Marques – 39 anos – Estilista – Maceió – Alagoas
"Gratificante fazer parte de um evento como RENDA-SE. A ideia de contar histórias de uma Alagoas rica através da moda me faz acreditar em nosso potencial."
Itallo Ehllers Araújo de Freitas – nome artístico Itallo Ehllers – 33 anos – Estilista – Maceió – Alagoas
“Para mim, participar deste projeto é uma grande realização, não só por ter a oportunidade de mostrar o meu trabalho como estilista, mas por saber que o que está por trás dele é um propósito muito maior. Quando olhamos para nossas raízes, estamos falando também sobre o coletivo! Acredito no poder transformador da moda e arte, é através desse diálogo que tocamos as pessoas.”
Maria Eugênia Brandão de Castro Cavalcante – nome artístico Mareu – 28 anos – Estilista – Maceió – Alagoas
“Muito feliz em poder retornar ao Renda-se e ter a oportunidade de mostrar mais uma coleção com tantos elementos apaixonantes, em especial, a Renda Singeleza.”
Estudantes de Moda
Ana Beatriz Brandão Vilela – nome artístico Anabea Brandão - 26 anos – estudante de Produção de Moda da ETA
“Tô muito feliz com resultado da seleção e desejo que façamos um desfile lindo, significativo e épico.”
Angela Auad Dowsley – nome artístico Angela Dowsley – 21 anos - Estudante de Produção de Moda do SENAI
“Simplesmente foi mágico, chorei de alegria por um sonho meu estar se realizando".
Luciana Torres – nome artístico Lu Balestero – 38 anos - Estudante de Produção de Moda – ETA – Alagoas
“Fiquei atônita, orgulhosa e muito feliz”.
Gisele Matias Ataíde – nome artístico Gisele Ataíde – 29 anos – Estudante de Produção de Moda – SENAC – Alagoas
“Tive a plena certeza de estar no caminho certo para a realização do meu sonho.”
Luciana dos Santos – nome artístico Lua Rosa – 52 anos – Estudante de Produção de Moda – ETA – Alagoas
“Ser selecionada está sendo para mim um grande presente da vida, novos destinos cheios de surpresas. Quando resolvi participar procurei ser fiel ao que estou agregando ao meu conhecimento, fiz meu melhor com empenho e o resultado veio. Não imaginava, mas estou curtindo muito tudo isso e sei que serão dias de muito conhecimento adquirido e pessoas a conhecer e no grande dia que com certeza será de muita emoção.”
