COLUNA ILCA MARIA ESTEVÃO
Sapatilhas inspiradas em tênis clássicos da moda são a nova tendência
Para quem achou que o calçado não permaneceria tão em alta no mundo fashion, marcas como Adidas e Puma provam o contrário


Nos últimos meses, as sapatilhas, que já tinham ensaiado uma presença nas passarelas e no street style mundo afora, ganharam agora uma nova roupagem: modelos inspirados em tênis clássicos da moda esportiva. O movimento reforça que o calçado, antes visto como um item exclusivamente romântico e delicado, pode ser também versátil e ousado, com o objetivo de conquistar um novo público.
Grandes marcas esportivas e de luxo têm apostado cada vez mais na tendência das sapatilhas. A Adidas, por exemplo, lançou uma inspirada no icônico tênis Samba, um dos modelos mais populares da marca.
A Patou, em parceria com a Onitsuka Tiger, também investiu no formato, o que resultou em um calçado que une a delicadeza da sapatilha com a identidade esportiva da marca japonesa. Já a Puma apresentou uma versão atualizada do modelo Mostro, lançado em 1999 pela primeira vez, e que se tornou um dos calçados mais vendidos da etiqueta.

Todos esses novos modelos são caracterizados por solados baixos, linhas minimalistas e materiais confortáveis, como couro maleável e camurça, para tornar-se uma alternativa sofisticada e funcional para quem deseja um visual estiloso sem abrir mão do conforto.
Além das versões esportivas, outro modelo de sapatilha que tem chamado atenção é o de bico quadrado. Com um design geométrico e estruturado, ele adiciona um toque contemporâneo ao calçado clássico, sendo uma alternativa interessante para quem busca um estilo mais arrojado.
O bico quadrado foi trazido de volta aos holofotes por grifes como Miu Miu e Gucci dentro das passarelas, e rapidamente ganhou espaço entre as fashionistas. Esse formato cria uma estética mais moderna e menos óbvia, no qual é facilmente combinado com alfaiataria, jeans retos e até vestidos fluídos.

A influência do balletcore
A tendência das sapatilhas também se relaciona diretamente com o fenômeno do balletcore, que introduz referências da estética das bailarinas para o dia a dia desde 2021. Elementos como fitas, laços, tecidos delicados e tons pastel fazem parte dessa moda, que exalta a feminilidade.
Inspire-se em looks com sapatilhas
Se antes as sapatilhas eram associadas a um estilo mais clássico e formal, hoje elas aparecem de maneira descomplicada e moderna em diversas combinações. Para um visual casual, a aposta pode ser a sapatilha esportiva com jeans cargo e uma camiseta oversized. Já as versões de bico quadrado funcionam bem com calças de alfaiataria e blazers estruturados.
As adeptas do balletcore podem explorar modelos mais delicados, combinando sapatilhas com saias rodadas. Para um toque contemporâneo, sobrepor meias a esse tipo de calçado é uma opção de truque de styling que garante ainda mais personalidade ao look.
