SAÚDE
Para quem o detox é indicado e como fazer? Especialista explica
Falar em detox e pensar em emagrecimento é uma visão errada do procedimento, que está ligado à limpeza do organismo


Quando você ouve a palavra “detox”, no que pensa? Se é em emagrecimento ou em pessoas “fitness”, saiba que essa é uma visão errada. De acordo com a nutricionista Mariane Alves, desintoxicar não é sinônimo de emagrecimento. O termo “detox” está mais ligado à saúde e a práticas de bem-estar que visam “limpar” o organismo de substâncias não desejadas.
Tanto é que a ideia do detox não é excluir alimentos para tentar emagrecer, e sim incluir aqueles que vão ajudar no processo desejado. “Não é sobre exclusão, mas sim inclusão de alimentos, estratégia e rotina alimentar para potencializar o processo de detox que o próprio fígado faz. Porque quando existem muitos sintomas, o corpo já está dando sinais de que não está nada bem”, explica a nutricionista.
Mas, então, afinal, para quem é o detox? Segundo a especialista, o detox é benéfico quando a pessoa se sente inchada, indisposta e não consegue perder peso de jeito nenhum. “Tem questões do sono ou do trato intestinal, como constipação ou até mesmo diarreia. Ou sente dores de cabeça, achando que é algo normal”, pontuou.
Assim, ele pode até contribuir para o emagrecimento ao eliminar as toxinas e ajudar o corpo a funcionar melhor. Contudo, não é uma fórmula mágica de perder peso ou algo que, sozinho, vai te ajudar com isso.
Como fazer um bom detox
Caso o detox seja benéfico no seu caso, é preciso saber como fazê-lo de forma correta. Mariane esclarece que detox é sobre fazer escolhas que desinflamam e nutrem o corpo de forma inteligente.
“É possível desinchar, desinflamar e ter mais energia comendo sem renunciar ao que gosta, se alimentando com prazer”, diz.
Ou seja, é muito mais sobre adicionar alimentos do que sobre retirar. “Abacaxi, brócolis e arroz integral são ricos em antioxidantes e fibras, que ajudam na digestão, no controle do peso e na proteção das células contra os danos dos radicais livres. São ótimos aliados para desintoxicar o corpo”, indicou a profissional.
Mariane Alves finaliza destacando que não é só a comida que colabora para a “limpeza” do organismo. “Além desses alimentos, é importante beber bastante água para ajudar na eliminação de toxinas e manter o corpo hidratado. Incluir esses alimentos em uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas também pode contribuir para o detox”, concluiu.