SAÚDE
Especialista alerta sobre a importância da prevenção para combater o melanoma
Maio é o mês de alerta para o melanoma, doença silenciosa que exige atenção redobrada à exposição solar


Nesta sexta-feira (23), é celebrado o Dia Mundial do Melanoma, data que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do tipo mais agressivo de câncer de pele. Maio, inclusive, é reconhecido internacionalmente como o mês de conscientização sobre a doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar cerca de 9 mil novos casos de melanoma por ano entre 2023 e 2025. Em Alagoas, a capital Maceió concentra a maior parte das ocorrências, com uma estimativa de 40 novos casos anuais.
A dermatologista Ludmila Ramos, da Clínica Les Sens, destaca a importância de cuidar de forma preventiva da pele, uma vez que este tipo de câncer é um dos mais agressivos.
“Embora represente apenas cerca de 4% dos cânceres de pele, o melanoma é responsável por uma proporção significativa das mortes relacionadas a esses tumores, devido à sua alta capacidade de metástase”, esclarece a médica.
Ela explica que o melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em fototipos mais baixos, mas pode acometer qualquer indivíduo, qualquer parte do corpo, surgir na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.
Prevenção e Cuidados com a Pele
A dermatologista enfatiza que a prevenção é fundamental e envolve ações simples. “A exposição excessiva ao sol, ainda que pontual, especialmente sem proteção adequada, é um dos principais fatores de risco. Portanto, é recomendável o uso diário de protetor solar, evitar a exposição solar entre 10h e 16h, utilizar roupas que cubram a pele, chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV e aplicar filtro solar com fator de proteção 30 ou mais, reaplicado a cada duas horas ou após nadar ou suar excessivamente”.
Outro ponto destacado pela dermatologista é a importância do diagnóstico precoce, uma vez que aumenta significativamente as chances de cura. “É fundamental realizar autoexames regulares e a regra do ‘ABCDE’ auxilia na identificação de lesões suspeitas: Assimetria: uma metade da lesão é diferente da outra; Bordas: irregulares ou mal definidas; Cor: variação de tons na mesma lesão; Diâmetro: superior a 6 mm; e Evolução: mudanças no aspecto ao longo do tempo.
Segundo a médica, "a prevenção é a melhor forma de combater o melanoma. Adotar hábitos saudáveis de exposição ao sol, conhecer seu histórico familiar, estar atento às mudanças na pele ou de sinais antigos e frequentar regularmente o dermatologista são atitudes cruciais que podem salvar vidas”.