COLUNA ILCA MARIA ESTEVÃO
Contra o calor, roupas com ventilador ganham espaço em coleção de moda
Marca japonesa Anrealage embutiu ventiladores nas peças da coleção criativa de primavera/verão 2025


Com o aumento das temperaturas globais e as constantes ondas de calor, poderiam as roupas com ventiladores embutidos ser a solução? O designer Kunihiko Morinaga desenhou, para a marca japonesa Anrealage, uma coleção de primavera/verão 2025 em que o grande destaque são os ventiladores acoplados nas roupas, inflando-as ao ponto de criar novas silhuetas para a passarela e combatendo, de forma sustentável, o calor. Vem entender!
Moda sustentável e com propósito
A marca Anrealage, fundada pelo estilista Kunihiko Morinaga, é conhecida por seus designs vanguardistas, que incluem proporções exageradas e únicas. Recentemente, a etiqueta se destacou pelos vestidos de led feitos para a cantora Beyoncé, na turnê Cowboy Carter.

Para a coleção primavera/verão 2025, apresentada na Semana de Moda da Paris, Morinaga confeccionou peças que desafiam as silhuetas tradicionais da costura, sugerindo novas formas físicas. Além disso, introduziu um conceito fresco e sustentável para os momentos de altas temperaturas: trajes com ventiladores embutidos. Os utilitários funcionam à base de baterias e permitem que o ar circule internamente pelas roupas, evaporando o suor e, consequentemente, resfriando a temperatura corporal.
A coleção foi realizada em parceria com a Kuchofuku, marca japonesa que se especializou na confecção de roupas com ventiladores integrados, visando m

elhorar as condições de trabalho de operadores de maquinaria que enfrentam grandes temperaturas diariamente. O principal objetivo é eliminar a necessidade de um ar condicionado que resfrie um ambiente completo, reduzindo gastos de energia e emissões de CO₂.
Calor marca presença nas semanas de moda
Nas semanas de moda realizadas em Paris, Berlim e Milão, durante junho e julho deste ano, o desconforto causado pelo calor dentro das salas de desfile não pôde ser ignorado. Convidados do desfile da Hermès receberam toalhinhas refrescantes, e água precisou ser distribuída nos locais mais abafados. Também houve relatos de que a cantora Rihanna usou um mini ventilador no desfile da AWGE, marca assinada pelo seu marido, A$AP Rocky.

A confecção de roupas que auxiliam no resfriamento do corpo para serem usadas durante períodos de muito calor se mostra como uma possível solução para designers de marcas renomadas, e, também para o setor de moda varejista. Essa abordagem não apenas responde às mudanças climáticas, como também redefine a relação entre funcionalidade e estilo na indústria da moda.