COLUNA ILCA MARIA ESTEVÃO
Chupeta, Labubu e mais: 5 itens da moda que resgatam a infância
O uso de itens como Labubu, chupetas e livros de colorir por pessoas adultas tem sido associados na web ao resgate da criança anterior


Quem usa redes sociais de forma assídua, possivelmente, deparou-se em algum momento com as palavras infantilização ou adultização nas últimas semanas. A primeira delas tem sido usada para descrever o movimento de adultos consumindo itens com apelo tradicionalmente infantil, como os bonecos Labubu, livros de colorir e, mais recentemente, até chupetas.
Alguns desses itens são usados como formas de lidar com o estresse e a ansiedade diante dos pesos diários da realidade atual. De certa forma, como um resgate simbólico à criança interior. Por isso, a coluna lista a seguir cinco deles, que estão “na moda” nostálgica atualmente. Vem conferir!
Chupeta - A adição mais recente da lista de itens atribuídos à infância ressurgindo entre jovens adultos é a chupeta, que ajuda pais e responsáveis a acalmar os pequenos em momentos de inquietação. Entre jovens, sobretudo da geração Z, o item virou estratégia de conforto emocional e alívio da tensão em países como China e Estados Unidos. Tudo isso, claro, com registros em redes sociais e até tutoriais de customização.
A premissa de venda, segundo um jornal chinês, vai de melhora na qualidade do sono ao auxílio no combate ao fumo. Na web, como mostram algumas postagens, há quem use as chupetas até mesmo no ambiente de trabalho. A coluna conversou com profissionais de psicologia e odontologia para entender possíveis causas e efeitos do comportamento inusitado.

Labubu - Se outrora bichos de pelúcia eram tidos restritamente como parte do universo infantil, o Labubu consolidou uma legião de fãs entre adultos. Criado pelo artista Kasing Lung em 2015, o personagem ganhou forma como chaveiro de boneco pela fabricante chinesa Pop Mart, em meados de 2019. Depois de bombar no mercado asiático nos últimos anos, o monstrinho “feio bonitinho” se tornou uma obsessão global em 2025, principalmente como adereço para bolsas, causando situações que vão de filas para compra a assaltos a lojas.

Livros de colorir, estilo Bobbie Goods - Cerca de 10 anos atrás, livros de colorir com mandalas florais tomaram conta de livrarias e papelarias, e caíram no gosto do público adulto, que passou a pintar como forma de autocuidado. Agora, a tendência está de volta entre crianças e adultos, mas com um novo padrão estético: figuras “fofas” de animais antropomorfizados, como as versões com capivaras em situações do dia a dia, ou os modelos da marca Bobbie Goods.

Bebês reborn - Populares no Brasil nas duas últimas décadas, os bonecos hiperrealistas conhecidos como bebês reborn também ganharam um boom no país em 2025. Com preços elevados, na casa dos milhares de reais, o brinquedo que se assemelha a bebês reais tem, entre os adeptos, pessoas que os tratam como filhos. Inclusive, aquelas dispostas a investir em roupinhas ou até experiências como partos simulados para os “reborn”.

Morango do amor - De uma maneira geral, comida pode até ser “universal” e unir todas as faixas etárias. Algumas, no entanto, são famosas pela memória afetiva que resgatam, como as tradicionais maçãs do amor das festas juninas. Em 2025, o quitute ganhou um primo mais novo: o “morango do amor”, com a fruta coberta por brigadeiro de leite em pó e a típica calda vermelha de açúcar.
O doce – apesar de não ser exatamente uma novidade – virou trend entre junho e julho, surpreendendo ao mercado que trabalha com o insumo. Desde então, rendeu outras releituras ousadas, da versão com pistache até o “Labubu do amor”. Contudo, como o Metrópoles mostrou, a guloseima leva muito açúcar, fazendo com o que o consumo frequente ou em excesso possa ter efeitos na saúde.