EMPREENDEDORISMO
Empreendedora transforma sobremesa simples em experiência inesquecível
A história da Gourmet Geladinho é prova que é possível superar dificuldades e construir um negócio inovador e sucesso de vendas


Você pode chamar de dudu, sacolé, flau, dindim, chup-chup, juju, flautinha, laranjinha ou até picolé de saco. O nome varia de região para região, mas o que não muda é a memória afetiva que esse doce gelado desperta em quem prova. Foi apostando nessa lembrança gostosa da infância que Claudenize Duarte transformou um simples geladinho em um negócio de sucesso, a NGourmet Geladinhos, hoje reconhecida pela inovação e pelo sabor inesquecível.
O que começou como uma alternativa para enfrentar o desemprego durante a pandemia de Covid-19, se tornou uma marca que tem feito sucesso por onde passa. “Eu nem imaginava empreender, mas precisava fazer algo para ajudar a minha família. Foi assim que surgiu o ‘Ngourmet Geladinhos’, conta a empreendedora.
O negócio começou em 2020, na sala da casa dela. Com o apoio do marido, eles foram investindo no projeto à medida que ele crescia. A virada aconteceu com o programa de incentivo ao empreendedorismo feminino do Sebrae. Com as mentorias e palestras, Claudenize aprendeu sobre gestão de pequenos negócios, investimento e desenvolveu habilidades para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Além disso, criou conexões valiosas com outras mulheres microempresárias.

Com esse impulso, a Ngourmet Geladinhos se firmou como uma marca com identidade e propósito, dando mais segurança para a empreendedora. “O empreendedorismo me ensinou a ser forte, resiliente e a ter autoconfiança, acreditando em mim mesma e no meu trabalho mesmo quando muitos não acreditavam”, conta Claudenize.
Apesar dos obstáculos, ela apostou na qualidade e na inovação de seus produtos. “Um dos maiores desafios foi quebrar a ideia de que geladinho é algo simples e barato. Estabelecer uma marca é desafiador, pois envolve a concorrência que já existe. Conscientizar o público para valorizar o nosso produto é muito difícil, e houve um momento que, diante das incertezas, até pensei em desistir, mas persisti e hoje colho os frutos dessa decisão”.
Sempre atenta às sugestões dos clientes e criando novos sabores, Claudenize explica que o segredo para o sucesso é proporcionar uma experiência única. Os geladinhos da NGourmet são conhecidos pelo sabor inesquecível, que marca a memória de quem experimenta.

“Um cliente já havia comprado nossos geladinhos antes. Outro dia ele nos procurou novamente, mas não conseguiu nos encontrar. Lembrou que tinha pago por Pix na primeira compra e entrou em contato. Disse que a família estava desesperada para repetir a experiência”, conta Claudenize, satisfeita com o retorno positivo dos clientes.
A qualidade dos produtos da Ngourmet também já teve um reconhecimento e recebeu o Prêmio de Melhor Geladinho de Maceió por dois anos consecutivos, o que trouxe ainda mais credibilidade à marca. Um momento marcante da trajetória da empresa foi na Bienal de 2023, quando foram vendidos mais de 800 geladinhos.
"Muitas pessoas não acreditavam, mas quando provaram, ficaram encantadas com o sabor. Isso me deu confiança para seguir em frente”, relata.

Entre os sabores mais pedidos estão pudim, ninho com nutella e ninho com Pistache. Há também a versão mini dos geladinhos, que é sucesso garantido nas festas e eventos.
Para adoçar o passeio na orla, vale muito à pena uma parada no ponto da NGourmet Geladinhos, que está todas as noites na praça de alimentação do Food Trucks na Pajuçara, ao lado da feirinha de artesanato, e aos domingos na rua fechada, a partir das 10h.
Transformando dificuldade em oportunidade, a empreendedora construiu um negócio que mudou sua vida. Realizada com o que construiu, já planeja os próximos passos. “Hoje o meu sonho é expandir ainda mais o meu negócio e montar um ponto físico dedicado à produção dos geladinhos. Não vendemos apenas geladinhos, entregamos experiências, memórias e sabores que marcam. Através do meu produto, ofereço uma experiência única. Por isso, amo o que faço”, afirma.