COLUNA ILCA MARIA ESTEVÃO
Com Mondepars, Sasha Meneghel fortalece moda brasileira fora do país
A marca própria de Sasha Meneghel, Mondepars, vêm conquistando portais de moda e celebridades internacionais com seus designs atemporais


A Mondepars, grife fundada por Sasha Meneghel em 2024, se consolida como uma das marcas brasileiras com forte vocação global, se tornando um destaque internacional impulsionado pelas peças criativas — como as gravatas de madeira — e a sofisticação sóbria. A atenção parece surgir de maneira orgânica, como quando o cantor Shawn Mendes foi visto vestindo peças da marca.
Portais norte-americanos de moda, como o Culted, já destacaram a Mondepars como uma potência brasileira, e a tendência é de que a grife ganhe cada vez mais espaço no mercado internacional. Vem conhecer!

O conceito por trás da marca
Em 2020, a modelo e estilista Sasha Meneghel se formou na Parsons School of Design, em Nova York. Lá, passou anos estudando sobre os conceitos do universo da moda e os desdobramentos sociais e ambientais da indústria. Apaixonada por moda desde muito cedo, a estilista escolheu o tema Systems & Society como foco principal na reta final de sua formação.

Inspirada pelo sistema em volta da sociedade da moda, Meneghel passou em torno de dois anos desenvolvendo a sua marca própria. O nome Mondepars sintetiza toda a bagagem adquirida pela estilista: “monde” vem de mundo, em francês, e “pars” é um termo em latim que significa fazer parte. Em suma, a marca busca conscientizar o consumidor do seu papel no mundo, enfatizando o senso de pertencimento e responsabilidade social.

As peças da marca flertam com as modelagens tradicionais da alfaiataria, acrescentando um toque de streetwear. A mistura entre elementos clássicos e contemporâneos resultam em looks atemporais que ainda farão sentido para o dia a dia do consumidor independentemente de quais tendências estejam em alta daqui alguns anos.

Destaque internacional
Apesar de ser uma marca relativamente nova no mercado, a Mondepars vêm consolidando o seu potencial de expansão da moda brasileira internacionalmente. A sofisticação da paleta de cores presente nas coleções da marca, unida a referências arquitetônicas e detalhes ricos compõem a essência da etiqueta, reconhecida por portais norte-americanos de moda — como o Culted, por exemplo — como uma força nacional.
O cantor e compositor canadense Shawn Mendes foi visto usando o moletom dupla face da marca após uma apresentação ao vivo em Nashville, nos Estados Unidos. O artista chegou a compartilhar, via Stories do Instagram, uma foto usando a peça — que foi repostada pelo perfil oficial da marca brasileira. Em sua passagem pelo Brasil em 2024, Mendes foi visto usando uma regata marrom com o logotipo da marca bordado no Rio de Janeiro.