EMPREENDEDORISMO
O afeto como ingrediente principal
Jovem confeiteiro Robson Rodrigues superou desafios e, aos 26 anos, já é dono do próprio negócio


Natural de São Miguel dos Campos, no interior de Alagoas, Robson Rodrigues teve sua vida transformada pela confeitaria. Com 26 anos, é especialista em bolos de casamento e confeitaria artística e vem construindo seu nome no meio, fazendo verdadeiras obras de arte em formas de bolos.
O interesse pela confeitaria foi despertado enquanto ajudava a mãe a preparar doces e salgados para a cantina da escola que trabalhava. Mais tarde, já na faculdade de Nutrição, começou a vender bolos e doces, o que fez com que a paixão pela confeitaria crescesse, até perceber que aquilo podia ser muito mais do que apenas uma fonte de renda extra.
A alegria e os elogios dos clientes eram combustível para seguir em frente. Durante todo o curso, se viu dividido entre a Nutrição e a confeitaria. O coração falou mais alto e Robson decidiu entregar-se por inteiro à sua paixão. “Quando terminei a faculdade, falei: agora vou dar um espaço para ver se isso realmente é algo que me faz feliz". E de fato me fez”, relata.

Ele fez seu primeiro curso de confeitaria ainda em 2017 e, a partir daí, não parou mais: foi se profissionalizando e aperfeiçoando na prática. Em 2020, durante a pandemia, o negócio expandiu, e ele abriu a loja física, o ateliê Robson Rodrigues Confeitaria Afetiva, no bairro do Farol, em Maceió.
O nome Confeitaria Afetiva tem um peso simbólico. Para Robson a afetividade é intrínseca ao trabalho culinário. A técnica é somada às memórias afetivas, elemento fundamental para criar doces inesquecíveis. “Então, quando falamos sobre a confeitaria, nunca é somente sobre um doce. A gente tá falando sobre amor, sobre carinho, sobre doação”.
O que mais o fascina em seu trabalho é poder participar de momentos importantes das pessoas. “A confeitaria é feita de momentos, e saber que meu trabalho vai estar presente, é uma sensação única. Seja em um chá revelação, casamento, aniversário ou batizado. É uma mistura de orgulho, gratidão e uma responsabilidade gigantesca. Eu acredito muito que é isso que me move todos os dias”, fala.
Hoje, além de especialista em bolos de casamento e confeitaria artística, Robson também atua como consultor. Ele vê nesse trabalho uma forma de compartilhar conhecimento e ajudar a transformar a vida de outras pessoas. Robson sabe a importância de uma mão estendida e ressalta que teve pessoas que acreditaram em seu potencial e o apoiaram desde o início de sua jornada.

Para Robson, a consultoria vai muito além de apenas dar aulas; é reviver sua própria história, inspirar novos confeiteiros e multiplicar conquistas. "Cada vez que um aluno me procura para contar que conseguiu a primeira encomenda ou que está vivendo da confeitaria, é como se fosse uma vitória minha também, uma vitória em conjunto," afirma.
Ele garante que não é clichê, a confeitaria é realmente poderosa, e o sonho individual de uns fortalece toda uma comunidade. “Tem pessoas que são salvas da depressão por conta da confeitaria. Tem pessoas que conseguem conquistar seus bens materiais por conta da confeitaria”, reforça.
Nem tudo são flores, ou melhor, doces. Ele conta que o maior desafio que enfrenta é assumir o papel de empresário. Por ser jovem, tem pouca experiência com a administração de negócios, mas encara tudo com positividade. “A maior dificuldade, realmente, eu acredito que tem sido ser ‘um faz-tudo’ para ser empresário. Aprender a lidar com a equipe, com fornecedores, com cursos e tudo mais. E, sendo jovem, é difícil, mas acredito que é isso que faz a gente crescer. E crescer junto com a empresa, acho que não tem coisa melhor,” relata.

Suas metas para o futuro incluem ampliar seus cursos e incluir a modalidade online, com o objetivo de alcançar mais pessoas e ajudá-las a realizarem seus sonhos.
Na confeitaria de Robson Rodrigues, os ingredientes que não podem faltar são o afeto, dedicação e momentos especiais compartilhados. Sua história inspiradora torna evidente que o potencial de Robson vai muito além. Para ele, este é apenas o começo.
Quem quiser conhecer o trabalho do confeiteiro alagoano basta pode conferir o Instagram @robsonrodriguesatelier ou visitar a confeitaria, que fica localizada na Rua Íris Alagoense, no bairro do Farol, em Maceió.