loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 20/12/2025 | Ano | Nº 6124
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Maré

ESPAÇO PET

Gata com mutação genética rara viraliza e conquista web

Devido a uma mutação genética, a gata Midas tem uma aparência fofa e inusitada, que acabou conquistando as redes sociais

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Gata com mutação genética viraliza na web
Gata com mutação genética viraliza na web | Foto: Divulgação

Uma gatinha conquistou as redes sociais por ter uma aparência diferenciada. A felina, que mora com a tutora e dois cachorros, tem uma mutação genética que fez com que ela nascesse com quatro orelhas.

Midas, como foi chamada, nasceu na Turquia em um quintal na cidade de Ancara. Ela foi adotada por Canis Dosemeci, que se apaixonou à primeira vista. Ela decidiu adotá-la por achar que, por sua condição, seria abandonada.

“Nunca pensamos em comprar um gato, só queríamos resgatar um da rua e quisemos adotá-la”, disse a dona.

“Midas é uma gata muito brincalhona. Ela gosta de fazer carinho e dormir no colo”, contou a tutora. Por causa da característica especial, os donos escolheram seu nome em referência rei da Frígia, que tinha orelhas de burro, mas transformava tudo que tocava em ouro.

A condição

Segundo o veterinário Resat Nuri Aslan, a gata nasceu com quatro aurículas e com uma implicação na mandíbula como resultado da mutação genética recessiva. A diferença em relação a outros gatos semelhantes, neste caso, é que todas as orelhas são conectadas ao canal auditivo.

Ou seja, Midas consegue ouvir pelos quatro órgãos. “Além disso, sua mandíbula é ligeiramente mais larga nas laterais, então sua língua está constantemente visível do lado de fora”, relata o médico-veterinário. Apesar disso, a condição não causa danos na saúde da gatinha.

Animal faz sucesso e tem estimulado a adoção de pets
Animal faz sucesso e tem estimulado a adoção de pets | Foto: Divulgação

“Ela é capaz de continuar sua vida como qualquer outro gato”, disse o especialista.

Para Dosemeci, a história da bichana deve servir de exemplo para outras pessoas que desejam ter gatos. O conselho é que as pessoas não comprem animais de estimação, mas escolham adotar. Muitos pets, tendo ou não condições de saúde, estão à espera de um lar.

A popularidade nas redes

Desde que decidiu adotar Midas, a mulher passou a compartilhar a rotina dos três animais da casa nas redes sociais. Ela também divide a casa com dois irmãos caninos, os golden retrievers Zeyno e Suzy.

No entanto, a tutora não imaginava que a felina faria tanto sucesso em tão pouco tempo. Atualmente, no instagram, o perfil @midas_x24 possui 342 mil seguidores e postagens que chegam a mais de 3 mil comentários.

“As pessoas estão tão surpreendidas, que não conseguem acreditar”, brincou a tutora.

Mas não é só na internet que ela faz sucesso. Segundo a dona, Midas também é popular entre os amigos e familiares de Dosemeci. Ela ainda acrescenta que essa é uma forma de conscientizar as pessoas sobre adoção de animais.

Relacionadas