loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 29/11/2025 | Ano | Nº 6109
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Maré

ESTILO

Homens na moda durante o verão

Tendências internacionais ganham sotaque local, dialogando diretamente com o estilo praiano de Alagoas; consultoras de moda dão dicas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Roupas leves e confortáveis devem ganhar o guarda-roupa dos homens no verão
Roupas leves e confortáveis devem ganhar o guarda-roupa dos homens no verão | Foto: Divulgação

Com a proximidade da estação mais quente e mais esperada do ano, o estilo masculino em Alagoas ganha novos contornos e é preciso investir em peças leves, mas que não perdem a sofisticação. As vitrines já começaram a refletir não apenas o calor intenso da estação, mas também uma identidade local cada vez mais valorizada e reinventada. Entre peças leves, modelagens modernas e uma paleta de cores que conversa com o mar e com a terra, o guarda-roupa do homem alagoano entra em sintonia com o clima, o turismo e a própria evolução do consumo na região.

É nesse cenário que especialistas apontam: nunca foi tão fácil e tão necessário vestir a essência do verão com personalidade e sofisticação. Com os novos ares, nada mais justo do que renovar também o guarda-roupa. O sol escaldante de dezembro pede peças estilosas que tragam conforto e leveza. Combinando com as belas praias do estado, as vitrines masculinas reservam uma releitura vibrante da identidade alagoana para este verão.

Como conta a consultora e stylist Rayanne Araújo, os homens alagoanos estão cada vez mais dispostos a acompanhar a moda e seguir as tendências do momento, o que torna tudo mais fácil. “Percebo que o varejo de Maceió tem se alinhado cada vez mais às tendências globais, oferecendo ao público masculino uma seleção de roupas e acessórios que acompanham as novidades de fora, mas com a cara de Alagoas. Hoje, é possível encontrar modelagens modernas, paletas de cores atualizadas, tecidos naturais e acessórios que realmente complementam esse estilo local. Claro, ainda há espaço para ampliar a oferta de peças, mas a evolução é nítida: o homem alagoano está mais aberto ao novo”, afirma.

Rayanne Araújo fala sobre as tendências masculinas nesse verão
Rayanne Araújo fala sobre as tendências masculinas nesse verão | Foto: Divulgação

O PODER DA ALFAIATARIA

Não é porque é tempo de férias, que o estilo se resume a vestir apenas de forma despojada. A alfaiataria, que tem o poder de trazer conforto e estilo moderno e sofisticado, também é uma aposta certeira. Além disso, as peças artesanais e com estampas inspiradas na natureza agregam muito à vibração praiana. Tais peças dominam as passarelas e são perfeitas para dominar também as orlas do Nordeste.

A Consultora Rayanne reforça: "Os tons terrosos e os tons ligados ao mar voltam com força, facilitando as combinações e dando um ar moderno ao visual. Essas ideias têm aparecido nas grandes passarelas internacionais e, no Brasil, especialmente no Nordeste, ganham ainda mais sentido por combinarem bem com o clima e o estilo de vida da região", diz.

ACESSÓRIOS

Óculos, pulseiras, colares, relógios marcantes e sandálias de couro. Os acessórios são indispensáveis para aprimorar um look simples e até transformá-lo, projetando personalidade.

“Sou uma apoiadora da força dos acessórios no guarda-roupa masculino. No verão, quando o look tende a ser mais simples e com poucas peças, os acessórios ganham destaque. Esses itens funcionam como um ponto forte do estilo masculino, pois são capazes de mostrar sofisticação e até contar um pouco sobre quem é o homem que os usa”, afirma Rayanne.

Alina Nunes fala sobre acessórios e cores que devem prevalecer no guarda-roupa masculino
Alina Nunes fala sobre acessórios e cores que devem prevalecer no guarda-roupa masculino | Foto: Divulgação

A consultora de imagem e estilo Alina Nunes destaca os óculos maximalistas como peças que devem compor os looks masculinos nessa estação. Já em relação aos calçados, uma aposta certa são os mocassins, principalmente quando usados sem meias.

“A gente percebe uma tendência a uma estética um pouco mais maximalista. Então, óculos com uma estética um pouco maior, mais exagerada, mais largos, são tendência. Mocassins, principalmente utilizados sem meias, com bermudas em alfaiataria, então, traz essa estética mais característica do verão e vem com força total nesse momento. Tem também as pulseiras em couro natural, os cintos em tons terrosos e até o uso de lenços e de bolsas”, lista.

Rayanne dá algumas sugestões de peças que não podem faltar no guarda-roupa do homem moderno que preza a praticidade. Os tecidos de linho e algodão de boa qualidade, por exemplo, são perfeitos para os dias quentes.

Bermudas de alfaiataria mantêm o look arrumado, mesmo no calor, enquanto calças amplas, feitas de tecidos que respiram, garantem conforto e estilo. Já nos pés, calçados confortáveis e elegantes são ideais para qualquer ocasião.

Tons pastéis são uma aposta certeira para a estação
Tons pastéis são uma aposta certeira para a estação | Foto: Divulgação

CORES EM ALTA

Alina Nunes revela que a aposta perfeita para a estação são os tons pastéis, as cores mais suaves, como o azul bebê, o verde menta, o salmão, lavanda e o rosa, cores que já vinham sendo tendência ao longo do ano.

“Uma das causas para isso é justamente a busca por leveza, por frescor, porque são cores que evocam essa sensação, né? Então elas transpassam para as pessoas, transmitem essa mensagem de tranquilidade, que é justamente o ideal para temperaturas mais quentes, como essa temporada de verão”, afirma.

Além disso, ela destaca que essa paleta possibilita, ainda, uma versatilidade de combinações. “Essas cores trazem essa sofisticação de forma muito suave, e tem também, de certa forma, uma quebra de paradigmas. A gente vê que a moda vem cada vez mais quebrando padrões”, fala.

Entre os tecidos que devem prevalecer no guarda-roupa masculino durante o verão estão o linho, o algodão e a viscose, principalmente em tramas mais abertas e mais arejadas.

“Tem os tecidos que vêm até com aquela textura mais amassadinha, trazendo também a questão dessa combinação junto com os tons pastéis, os tons mais clarinhos. A gente também tem uma grande adesão de alfaiataria, né? De cortes em alfaiataria com tecidos menos estruturados, com os naturais, como o linho, por exemplo. Então assim, são peças que já estão em grande evidência e, em 2026, não vai ser diferente”, fala.

Peças mais largas também não podem faltar nesse verão
Peças mais largas também não podem faltar nesse verão | Foto: Divulgação

Outra tendência que aparece com bastante força é o crochê, especialmente quando se fala em homens com estilo criativo, que se permitem um pouco mais. O importante é sempre lembrar que, no calor, uma coisa é certa: a prioridade deve ser o conforto.

“Nessa busca pelo conforto sem perder a elegância podemos até falar em uma alfaiataria mais leve, com tecidos naturais, e a silhueta mais relaxada, com algumas modelagens um pouquinho mais oversized, mas ao mesmo tempo tendo aquele pezinho ali dentro da formalidade com a alfaiataria. Então as calças vêm um pouco mais largas, com a modelagem e a silhueta como um todo mais relaxadas”, pontua Alina.

Ela diz ainda que essa é a grande mudança com a virada da estação: sair de algo mais estruturado e ajustado ao corpo, para um visual mais relaxado, em que o conforto venha em primeiro lugar. Tudo isso sempre respeitando o gosto de cada um. Na parte de cima, mas camisas de manga curta e mais soltas também ganham destaque.

“Tem homens que vão acabar fugindo um pouco dessa estética mais relaxada, porque preferem, de fato, as peças mais ajustadas, e é importante também ressaltar isso, que dentro do mercado, apesar da gente ter essas peças tendências, sempre encontramos aquelas com perfil atemporal, que vão atender aos homens mais tradicionais”, diz Alina.

E para quem gosta de estampas, a aposta certeira é nas florais e minimalistas. As listras também aparecem bastante nessa temporada.

“No Nordeste, a gente precisa pensar numa elegância, numa sofisticação, mas que atenda aos requisitos de conforto térmico, principalmente. Então, esses tecidos todos que estão em alta nesta temporada para o país inteiro, têm muita relação com o lifestyle nordestino”, conclui Alina.

Relacionadas