PERFIL
A força feminina no empreendedorismo
Empresária Lana Rettore fala sobre rotina cheia, ambiente de negócios e atuação para capacitar outras mulheres


Começando a rotina diária às 4h15 da manhã, o lema da empresária Lana Rettore é claro: equilibrar todas as demandas com tempo de qualidade e muito amor pelo que faz. Empresária no ramo do varejo e gestora administrativa das lojas Domno, Hombre e Zimen, Lana também atua como Conselheira Estadual do Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura (CMEC). Ela entende que, para ser varejista, é necessário ser um pouco de tudo: contadora, advogada, psicóloga e vendedora. O ambiente desafiador dos negócios a impulsiona a desenvolver múltiplas habilidades, que abrangem desde finanças até inteligência emocional.
Como uma verdadeira mulher de negócios, Lana sabe das dificuldades de enfrentar esse universo ainda visto por muitos como masculino. Por meio de seu título de conselheira estadual assume a missão de oferecer suporte a outras mulheres do ramo,encorajando-as a protagonizar e enxergar sua potência empreendedora.
“Somos desafiadas diariamente para equilibrar as funções como mãe, esposa e empresária. Trazer capacitações para a maior quantidade de mulheres, com certeza é uma das grandes premissas do CMEC e pessoais. Além de fomentar o desenvolvimento de políticas públicas que possam contemplar a inserção da mulher e a participação igualitária em posições que são masculinas. Trazer esse protagonismo não é sobre lutar por um espaço, mas sim sobre consolidar que as habilidades da mulher são um grande diferencial para o sucesso”, afirma.
O título de Conselheira Estadual carrega um profundo significado para Lana. Com o apoio da Associação Comercial de Maceió, a casa que sempre a acolheu, agora pode ampliar os resultados de um trabalho que já vinha desenvolvendo: aplicar sua metodologia de gestão e compartilhar seu conhecimento direcionando mulheres em suas carreiras.
“Ser Conselheira Estadual do CMEC veio para consolidar esse trabalho. Representar Alagoas no Conselho Nacional, podendo contribuir para o desenvolvimento do meu estado, é, sem dúvida, um reconhecimento do meu trabalho e uma forma de entregar minha contribuição para a sociedade”, explica.

Ela destaca que para um empreendimento de sucesso, os estudos devem ser contínuos. Sempre Interessada em buscar conhecimentos multidisciplinares, reconhece que cursos, capacitações e formações são os pilares para desenvolvimento pessoal e profissional e para alavancar seus negócios no varejo.
Não satisfeita em inovar no varejo, Lana Rettore é a idealizadora do podcast "Rettorica", um projeto totalmente focado no mundo empresarial. A ideia do Rettorica surgiu porque Lana tinha vontade de compartilhar histórias inspiradoras que ouvia de pessoas que, como ela mesma diz, ‘estão por trás dos CNPJs’, e percebeu que transformar esse conhecimento em um podcast poderia inspirar outras pessoas.
“No nosso Estado, temos incríveis histórias de negócios de muito sucesso e trazer essas histórias para que o mundo pudesse ouvir, foi o grande motivador”, pontua.
O projeto já caminha para a terceira temporada. Na primeira, Lana abordou sobre ‘Empresas Familiares’, explorando o tema das sucessões, os desafios e as histórias dessa realidade. A segunda temporada teve como foco o tema ‘Mulheres Empreendedoras’, apresentando grandes mulheres com trajetórias inspiradoras, um tópico poderoso que Lana garante que terá continuidade. A terceira temporada será dedicada à sua própria trajetória e ainda estreará dois novos quadros: o ‘Conexões RETTORICA’, focado no desenvolvimento de alta performance de mulheres, e um quadro em parceria com o CMEC.
