ESTILO ATHLEISURE
Quando o fitness vira fashion
A linha que separa a roupa de academia do look de trabalho está cada vez mais tênue


A agenda de muitos é cheia: da faculdade para o trabalho, do trabalho para a academia, e ainda é preciso sobrar tempo para os demais compromissos diários. Para facilitar essa dinâmica e tornar tudo ainda mais confortável, a moda esportiva se tornou o centro do guarda-roupa moderno e passou a ocupar outros ambientes sociais. O estilo athleisure mostra que a prioridade agora não é apenas a estética, mas também liberdade de movimento.
Para aderir a esse estilo, a estratégia é começar com uma peça fitness que você já goste e combiná-la com itens clássicos, como um blazer, uma calça de alfaiataria ou um acessório marcante. Seguindo essas dicas, consultora de moda Waleska Albuquerque garante: aos poucos, você terá looks versáteis sem esforço. Ela alerta que, para manter a sofisticação, é importante evitar peças excessivamente curtas, transparentes ou leggings com muitos recortes e texturas, que podem comprometer o ar clássico do outfit.
O segredo para acertar na escolha, está nos complementos-chave: as leggings de cores sólidas, perfeitas para serem usadas com regatas, camisas de botão ou blazers. Para marcar a silhueta, aposte em um cinto ou lenço.
A proposta do athleisure dialoga diretamente com a marca alagoana de fitwear Severa. Sua criadora, Vanessa Severo, explora as possibilidades das próprias criações e as reinventa para além da academia. Ela conta que essa busca por funcionalidade tornou sua rotina mais leve.

“Quero mobilidade, quero respirar, quero ficar bem vestida o dia todo — do treino ao trabalho. A mudança foi grande: passei a valorizar tecidos inteligentes, caimentos impecáveis e versatilidade real. Isso influenciou até minha rotina, porque ter peças que se adaptam ao meu dia deixa tudo mais leve”, afirma.
Com os compromissos do dia planejados, a empresária chegou a ir a um casamento no cartório usando sua marca, sem destoar do ambiente.
“O primeiro compromisso ao sair seria o cartório e, logo após, iria treinar. Então, coloquei um macacão flare e um colete por cima; queria um look elegante, moderno e que me deixasse confiante. O resultado ficou equilibrado, minimalista e autêntico”, relata.
Combinando naturalidade e elegância, as fashionistas Hailey Bieber e Kendall Jenner são as inspirações de Vanessa. Para ela, as musas sabem compor visuais que provam que o athleisure é muito mais que apenas usar roupas de treino, é a junção do moderno e do minimalista com conforto.
A simplicidade das peças fitness cria uma base neutra que permite infinitas combinações. O truque favorito de Vanessa é o uso de camadas, ela explica que uma peça fitness bem modelada, quando combinada com terceira peça — blazer, jaqueta, coletes ou até camisa aberta — muda completamente o visual.

A jornalista Daisy Nascimento também é uma adepta fiel do estilo athleisure no dia a dia. Ela conta que as suas escolhas por peças esportivas impactaram na produtividade dela. Perfeito para seu estilo de vida dinâmico, ela conta que o conforto a ajuda a ficar mais à vontade e confiante para criar e produzir conteúdo.
Como cliente da Severa, a jornalista considera as peças da marca coringas, facilitando seu dia a dia profissional. Recentemente, ao combinar um conjunto de calça legging flare com um blazer sem manga, o resultado foi um look elegante para uma reunião importante. Já para os dias de gravação, sua preferência é o estilo casual-esportivo, composto por tênis e legging.
A indústria do fitwear movimenta bilhões de dólares, sempre inovando e explorando outros segmentos como os tecidos inteligentes e as leggings com cristais bioativos que estimulam a circulação sanguínea e coleções inspiradas em códigos do esporte são, agora, comuns nas vitrines e passarelas.
Cuidado
O conforto está muito ligado à confiança, mas é importante lembrar que para cada ocasião existe uma vestimenta adequada. Achar que a roupa esportiva pode levá-las a quaisquer ambientes é um equívoco. A consultora de moda Waleska Albuquerque explica que o uso sem cuidado das roupas de academia pode até gerar um ruído na comunicação não verbal.
As roupas esportivas podem, sim, transitar em ambientes informais; porém, para eventos formais, o ideal é seguir o dress code. “A athleisure wear encaixa-se perfeitamente em contextos casuais, onde o tênis pode ser combinado com uma calça de alfaiataria e uma t-shirt. Já para o ambiente corporativo, as escolhas devem estar de acordo com a atividade a ser desenvolvida”, explica a consultora de moda Waleska Albuquerque.

De Lady Di a Zendaya, Kylie Jenner e Hailey Bieber, o estilo sempre esteve entre os ícones fashion. A Princesa Diana, com seus biker shorts, moletons oversized e tênis de corrida, é até hoje a maior referência dessa estética.
“Se fizermos uma retrospectiva, Lady Di já unia o esportivo ao streetwear em suas composições informais. O fato é que essa junção entre lifestyle e esporte dominou as passarelas internacionais. Grandes maisons já aderiram ao movimento e estão se reposicionando, investindo em produtos ligados a esportes específicos, como pranchas de surfe e raquetes”, finaliza a consultora Waleska.
