ESPAÇO PET
Descubra exames e cuidados mais comuns que os pets podem precisar
Levantamento no Brasil revelou exames, cirurgias e hábitos de cuidado mais frequentes. Confira!


Quem tem um pet em casa sabe que criar um animal de estimação também envolve cuidados de saúde e certas despesas financeiras. Você já parou para pensar quais são os principais exames realizados nos peludos? E que gatos também frequentam nefrologistas e gastroenterologistas?
São justamente esses detalhes que são vistos no levantamento PetCenso Saúde, que reuniu dados de mais de 1 milhão de pets no Brasil para coletar informações sobre hábitos de cuidado e orientações para os tutores. Confira!

Exames de urina e ouvido
O veterinário Pedro Risolia explica que acerca dos exames laboratoriais simples, os mais frequentes entre cães e gatos são o hemograma, creatinina e ureia.
Para os cachorros, entre os mais complexos está a análise citológica otológica, que avalia causas de otite — muito comum para os caninos — e a presença de bactérias e outras inflamações. Já a análise citológica aspirativa (BAAF/CAAF), revela processos infecciosos e até tumores, identificando se são benignos ou malignos.
No caso dos felinos, as primeiras colocações são a coleta por cistocentese, FIV + FeLV sorologia e FIV +FeLV PCR. No primeiro, é feito o recolhimento da urina diretamente da bexiga com ultrassom. O segundo e terceiro exames detectam o vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) e o da Leucemia Viral Felina (FeLV) a partir do sangue.

Especialidades
O especialista revela que os cães são mais atendidos por dermatologistas, oftalmologistas e endócrinos.
Os gatinhos, por outro lado, são campeões de visitas em especialistas voltados para felinos, nefrologistas e gastroenterologistas.
Cirurgia e procedimentos
O profissional também acrescenta sobre alguns dos procedimentos que estão no topo da lista. De acordo com ele, a castração, em primeiro lugar, é fundamental na prevenção de doenças.
Veja: castração;cistotonia para gatos, uma cirurgia de bexiga;
nodulectonia para os cães, remoção de nódulos; limpeza de tártaro, remoção das placas de bactéria endurecidas nos dentes.
Vacinação
No ranking dos imunizantes aplicados, estão as mais recomendadas e obrigatórias. Entre os cachorros, a polivalente/V7/V8/V10 é a mais procurada, seguida pela raiva e gripe. Nos felinos, as mais aplicadas são vacina tríplice, quádrupla, quíntupla ou V4 +FeLV e raiva.
Quando se trata de medicamentos, os destaques são os antipulgas e carrapatos para ambas as espécies. Em seguida, vêm os suplementos alimentares à base de ômega 3, que auxiliam na saúde da pele e dos pelos, e vermífugos.
