loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 14/02/2026 | Ano | Nº 6162
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Maré

ESPAÇO PET

Vai levar seu pet para o carnaval? Descubra cuidados antes e pós-bloco

Veterinária dá dicas para que o bichinho possa aproveitar os blocos sem ficar desconfortável

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Vai levar seu pet para o carnaval? Descubra cuidados antes e pós-bloco
| Foto: Divulgação

Com a chegada da época de carnaval, começa a expectativa para os bloquinhos de rua. Música, festa, fantasias e aglomeração são motivos de felicidade para os foliões. Para muitos tutores, essa também é uma oportunidade de levar o pet para passear e curtir no meio de outras pessoas.

O ideal é escolher blocos específicos para pets ou que sejam mais tranquilos e seguros para os animais. De qualquer forma, existem alguns cuidados que os donos devem ter antes e após as festas. Com prevenção e responsabilidade, é possível levar o pet para pular bastante carnaval em quatro patas.

Para orientar os foliões “pais” de pet, separamos algumas orientações de uma veterinária. Veja!

ANTES DE SAIR DE CASA

Mesmo para os pets que estão acostumados a sair de casa, essa pode ser uma mudança de rotina impactante. A veterinária Mayara Andrade explica que o ideal é tentar manter o máximo de hábitos possíveis. “Manter os horários de alimentação parecidos, hidratação e descanso ajuda o animal a lidar melhor com a experiência”.

Outro pon to importante é garantir que o cão está com a vacinação, check-ups e controle antiparasitário em dia. Além de mantê-lo protegido, isso ajuda a não colocar em risco outros animais e pessoas que estarão presentes no local.

Imagem ilustrativa da imagem Vai levar seu pet para o carnaval? Descubra cuidados antes e pós-bloco
| Foto: Divulgação

CUIDADO COM O SOL

Passar muito tempo tomando sol forte pode ser prejudicial para os cachorros, já que eles não regulam o calor corporal da mesma forma que os humanos — dependem da respiração para dissipá-lo e manter a temperatura estável. Pensando nisso, a exposição prolongada não é o ideal e exige certos cuidados.

Mayara orienta procurar locais em que seja possível abrigar o animal depois de algum tempo. “Um guarda-sol, tenda ou até criar sombras onde ele possa descansar e se proteger do sol.”

Outra dica de extrema importância é, caso estejam se movimentando, fazer pausas regulares e oferecer água fresca. “A água em abundância, inclusive, é fundamental para evitar desidratação, que pode ocorrer rapidamente com o calor”, alerta a especialista.

“Planejamento, proteção solar, hidratação e alimentação adequada são essenciais para transformar esse passeio em um momento seguro e prazeroso”, afirma.

Ao expor o animal a ambientes públicos, é inevitável que ele se suje. Por conta disso, Mayara recomenda que, após um bloco, os tutores deem banho no pet. “Remove resíduos, como bactérias e fungos naturalmente presentes nesses locais, que, quando ficam em contato prolongado com a pele, podem favorecer irritações, coceiras e inflamações”.

Por fim, ela afirma que é preciso garantir uma boa alimentação para repor as energias. Segundo ela, mudanças bruscas na rotina junto ao estresse ambiental podem gerar distúrbios gastrointestinais.

Dito isso, é só partir para a festa. “Pode ser uma experiência fantástica para todos, desde que feita com responsabilidade, respeito e cuidados com a saúde física e emocional do pet”, conclui.

Relacionadas