Mercado Alagoas
Mercado 18/10: os destaques da economia alagoana hoje
.

Contenção
Os secretários de Agricultura de Alagoas, Sílvio Bulhões, da Bahia, Lucas Costa, e de Sergipe, André Bonfim, fazem reunião em Maceió, nesta sexta-feira pela manhã, para discutir um plano de contenção da Peste Suína Clássica. Nesta semana, a Adeal confirmou a ocorrência do segundo caso da doença no Estado.
Quem vem
Além dos secretários, também participam da reunião os presidentes das agências de defesa animal desses estados, o Superintendente do Ministério da Agricultura em Alagoas e o secretário Adjunto da Defesa Animal do MAPA.
Foco
Os casos de PSC foram registrados em Traipu. Bahia, Sergipe e Pernambuco, Estados que fazem divisa com Alagoas reforçaram as barreiras para tentar conter o avanço da doença.
De fora
Alagoas faz parte da zona não livre de PSC, juntamente com outros dez estados (AM, RR, PA, AP, MA, PI, CE, RN, PB e PE). “A nova ocorrência não interfere no status da zona livre de PSC reconhecida pela OIEp o Brasil, não justificando impactos no comércio internacional de suínos e seus produtos”, disse o diretor substituto do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Bruno Cotta, em nota.
No prelo
Rui Palmeira (PSDB) e Renan Filho (MDB) ainda não tem um candidato para chamar de seu à Prefeitura de Maceió em 2020. E devem continuar assim até abril do próximo ano. Até lá, “tem jogo”. O recado foi dado tanto pelo prefeito quanto pelo governador para um dos nomes que estão aparecendo na pesquisa.
Plano A
No momento, o Palácio dos Palmares continuaria trabalhando com a possibilidade da candidatura do PGJ. Renan Filho tem repetido a vários interlocutores que Alfredo Gaspar de Mendonça será seu candidato a prefeito. Mas o governador tem conversado, sim, com outros possíveis candidatos.
Difícil escolha
Para Rui Palmeira, a decisão será mais complexa. Dentro do seu partido há pelo menos três possíveis candidatos: a deputada federal Tereza Nelma e os vereadores Eduardo Canuto e Kelmann Vieira. Além disto, tem seu vice, Marcelo Palmeira (PP), que é pré-candidato e trabalha aberta e declaradamente pelo seu apoio.
Positivo
Os 15 anos do tradicional Leilão Nelore Positivo serão comemorados em um dos remates mais democráticos da 69ª Expoagro Alagoas. O criador Celso Pontes de Miranda Filho promoverá um encontro com pecuaristas de todo o Brasil para apresentar os resultados de seus investimentos na criação Nelore CPMF. O evento acontece no dia 29 de outubro, às 19h, no Parque da Pecuária.
Provados
A Varrela Pecuária estará promovendo mais uma edição do Leilão Varrela Reprodutores Provados. O gerente Marcelo Cordeiro adianta que o criatório estará apresentando uma seleção Nelore dotada de confiabilidade genética e funcionalidade a campo. O remate está marcado para o dia 27 de outubro, a partir das 12h, no Parque da Pecuária, durante a 69ª Expoagro Alagoas.
Pelo ralo
O secretário George Santoro declarou a um site local “que está sendo preparada a maior concessão de saneamento do país, aqui em Alagoas”. O secretário, no entanto, prefere não chamar de privatização da Casal. O processo caminha a passos largos. E “Se tudo caminhar bem”,em abril ou maio de 2020 o leilão será realizado.
O que sobra...
As principais operações da Casal serão transferidas para a inciativa privada. Ainda assim, Santoro minimiza: “A Casal não será privatizada. A geração de água é da empresa e continuará sendo, assim como a fiscalização dos serviços que serão alvo da concessão. Com exceção do interior, que não será envolvido na concessão”.
… para a Casal?
“A distribuição ficará a cargo das empresas que assumirem a concessão, já que a Casal não tem recursos para fazer esses investimentos. A remuneração dessas empresas será feita através da tarifa paga pelo consumidor”, emenda o secretário. Ou seja, a Casal vai se transformar num prestador de serviços de cobrança para empresas privadas.