app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Coluna com destaques da economia alagoas #191019

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 19/10/2019 - Matéria atualizada em 19/10/2019 às 04h00

CRESCIMENTO

Com a safra 19/20 em pleno vapor, o diretor-técnico da Asplana e pesquisador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) da Ufal/Ridesa, Antônio Rosário, declarou que o setor deve processar mais de 18 milhões de toneladas de cana. As unidades industriais e os fornecedores de cana alagoanos deram início, no ciclo passado, quando foram beneficiadas 16,3 milhões de toneladas, a um processo de retomada do crescimento.

CRESCIMENTO 2

Para Rosário, diante dos investimentos feitos, regularidade das chuvas, tratos culturais corretos e do plantio de novas áreas de cana, além do aumento da produtividade, acredita-se que, a partir de novembro, o ATR deva ter preços melhores, sendo fechado acima dos 136 kg por tonelada de cana.

OUTUBRO ROSA

No mês em que é realizada a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa, a Cooperativa Pindorama promoveu a palestra “O auto cuidado na prevenção do câncer de mama”. A ação contou com a participação de funcionárias de Pindorama, além de associadas. Na palestra, que foi uma ação do setor de recursos humanos, foram apresentados os fatores de risco para o surgimento do câncer de mama, entre outros questionamentos importantes para a prevenção da doença.

INTERNACIONAL

Com o apoio institucional do Sindaçúcar-AL, ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, a 19ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol.

Quem vai

No encontro, que reunirá os maiores especialistas do setor de açúcar e de etanol do mercado nacional e internacional, serão apresentados temas relevantes para o setor, como estimativas, dados e inovações tecnológicas. O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, será um dos palestrantes já confirmados para o evento.

Quem vem

O Gado Santa Gertrudis desembarca novamente em Alagoas durante este mês de outubro. A Fazenda Mangabeira chega de Sergipe para promover mais uma edição do shopping de vendas da raça, que fará parte da programação da Expoagro Alagoas. Serão ofertados machos reprodutores melhorados geneticamente e com níveis elevados de produtividade. A ação acontece dos dias 25 de outubro a 3 de novembro, no Parque da Pecuária, em Maceió.

Pé na areia

Prometendo aquecer o setor da ovinocultura de Alagoas, no dia 1º de novembro ocorre o 3º Leilão Pé na Areia – Edição Selection. O pecuarista Fernando Chaves se une com cinco criadores de São Paulo para oferecer lotes de animais das raças Dorper e White Dorper. O remate faz parte da programação da 13ª Nacional das Raças Dorper e White Dorper, que acontece durante a 69ª Expoagro Alagoas.

Mais leite

As raças leiteiras estarão disponíveis em 55 lotes da 9ª edição do Leilão Mais Leite, que acontece no sábado, 02 de novembro, a partir das 12h, no tatersal do Parque da Pecuária, durante a Expoagro/AL. O evento será a vitrine para animais de destaque das raças Gir Leiteira e Girolando, sendo novilhas, novilhas prenhes, bezerras, vacas em lactação e prenhezes. O evento é promovido pelos pecuaristas Domício Silva, Paulo Amaral, Alexandre Oiticica e pela Agropecuária Pereira.

Expoagro

O setor agropecuário do Estado já sente os estímulos na economia provocados pela proximidade da Exposição Agropecuária e de Derivados de Alagoas (Expoagro/AL). Até o momento, puxado pela proximidade da exposição e a busca de animais para reposição, o setor já faturou R$ 3,2 milhões com leilões voltados para as raças nelore e quarto de milha.

Integração

Além de criadores da pecuária de corte e de leite, o evento mobiliza estudantes, instituições e empresas que vão em busca de negócios e conhecimento técnico. Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva, a expectativa é que sejam movimentados R$ 9 milhões com a venda de animais e negócios.

Mais matérias
desta edição