app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Coluna com destaques da economia alagoana MA02112019

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 02/11/2019 - Matéria atualizada em 02/11/2019 às 06h00

Reconhecimento

Líderes do setor sucroenergético nordestino realizam, nesta segunda-feira, 04, homenagem ao presidente da Câmara dos Deputados. Rodrigo Maia (DEM), que teve atuação destacada na mudança das regras de importação de etanol – com tarifa zero. A partir da atuação do parlamento, o governo editou um novo decreto que evita a concorrência desleal com a indústria do Nordeste.


No prato

O evento, que tem como tema “A Câmara Federal preserva a cana social”, acontece a partir das 12h, durante almoço no Arcádia Boa Viagem, no Recife, PE. A homenagem, iniciativa da NovaBio, que faz parte das ações do Fórum Nordeste, promovido pelo Grupo EQM, conta com o apoio do Sindaçúcar-AL e da Asplana.


Quem vai

Os presidentes da Asplana, Edgar Filho, do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, o governador Renan Filho, além de deputados da bancada federal alagoana – entre eles Arthur Lira (PP) e Isnaldo Bulhões (MDB), vão participar do evento, que terá também participação de lideranças políticas e empresariais de outros estados da região.


Imobiliário

A Caixa anunciou, na quarta-feira (30), novas taxas de juros para financiamentos de imóveis. A taxa efetiva mínima para imóveis residenciais enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) será de TR + 6,75% a.a. e a taxa máxima será de TR + 8,50% a.a., redução de 0,75 p.p. e 1,0 p.p, respectivamente.


Prazo

As taxas valem para novos contratos e estarão vigentes a partir do dia 06 de novembro. Além das taxas corrigidas pela TR, a Caixa também oferece a alternativa de crédito para imóveis residenciais corrigidos pelo IPCA (mínima de IPCA + 2,95% e máxima +4,95%).


Made in China

O Ministério do Turismo divulgou, nessa sexta-feira (01/11), chamada pública para o credenciamento de agências de viagens interessadas em recepcionar turistas chineses no País. O processo de seleção é uma exigência do governo chinês para que as empresas brasileiras tenham autorização para receber turistas do país asiático. As inscrições começam na próxima terça-feira (05/11) e vão até o dia 13 de dezembro.


Habilitando

No Brasil, o Ministério do Turismo é o único órgão responsável por essa seleção e somente empresas autorizadas pela órgão poderão atender turistas chineses. Só em 2018, 59 agências de turismo e receptivos foram habilitadas.


Bienal

Uma grande oportunidade para conhecer o trabalho do juiz Luciano Andrade de Souza, da comarca da Capital, que relança seu primeiro romance intitulado “40 Dias”, neste domingo (03), às 19 horas, na 9° Bienal Internacional do Livro, que acontece este ano no bairro histórico de Jaraguá (Espaço Armazém).


O livro

O romance, numa mistura de religiosidade e autoajuda, conta em um enredo fictício, muito bem elaborado, a história da vida privada do homem mais incrível que o mundo já conheceu. O livro teve uma boa aceitação do público em geral, tendo agora o leitor mais uma oportunidade de adquirir a obra e de conhecer pessoalmente o autor e sua vida cotidiana e profissional.


No lance

Os leilões de animais realizados durante a Expoagro 2019 bateram faturamento, até a quinta-feira, 31, de cerca de R$ 8 milhões. A estimativa da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), de chegar a um faturamento de R$ 9 milhões, deve ser confirmada. Ainda faltam ser computados os resultados de três remates, sendo dois das raças de ovinos Dorper e White Dorper e um de raças leiteiras.


Fechando

O Leilão Mais Leite vai encerrar a temporada de remates da Expoagro Alagoas. O evento, que promete reunir criadores de todo Nordeste neste domingo, 3, será realizado a partir das 12h no tattersal do Parque da Pecuária.


Prontos

Os promotores do Mais Leite, Domício Silva, Alexandre Oiticica, Paulo Amaral e a Agropecuária Pereira garantem animais funcionais prontos para servirem aos criatórios entre seus 55 lotes ofertados.

Mais matérias
desta edição