app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA30112019

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 30/11/2019 - Matéria atualizada em 30/11/2019 às 06h00

Provável

Não é segredo para ninguém. PSB, PDT, Rede e PV negociam uma aliança de centro-esquerda para 2020. A estratégia definida nacionalmente é que as quatro siglas priorizariam apoios entre si para eleger candidatos a prefeitos das legendas.


Improvável

Para viabilizar as alianças, os presidentes nacionais do PDT e PSB, Carlos Lupi e Carlos Siqueira, respectivamente, aparam arestas estaduais para alinhar a aliança de centro-esquerda nas disputas municipais. Terão trabalho redobrado em Maceió. Na capital de Alagoas, os presidentes estaduais do PDT, Ronaldo Lessa, e do PSB, João Henrique Caldas, estão em lados bem diferentes e não dão o menor sinal de ser possível uma aliança nas eleições municipais.


Quase impossível

Mais complicada é a situação do PV. Em Alagoas, o partido está alinhado ao grupo do governador Renan Filho e deve apoiar o candidato a prefeito de Maceió que tiver o apoio do governo.


Sem barreiras

Heloísa Helena (Rede) dá sinais de que pode se coligar com o PDT, mas, segundo alguns interlocutores, teria dificuldades de fazer aliança com o PSDB, embora não tenha restrições a Rui Palmeira.


Planos

Detalhe importante é que os dirigentes desses partidos decidiram se manter ‘distantes’ do PT e do ex-presidente Lula. Se a aliança de cento-esquerda der certo em 2020, o bloco marcharia unido até 2022 em torno de Ciro Gomes, pré-candidato a presidente.


Do Milhão

A Vaquejada do Milhão - reconhecida como o maior evento do esporte do Brasil em premiação – segue até este domingo, 1º, com uma série de atrações e competições, no Parque Vale Rico, localizado no município do Pilar. O evento, que distribuirá R$ 1 milhão em dinheiro para dez categorias, oferta, além de competições simultâneas em duas pistas, opções de lazer e de entretenimento, com o parque funcionando no horário das 8h às 23h.


Móveis

O Sebrae em Alagoas e parceiros realizarão o III Seminário de Oportunidades e Tendências para o Setor Moveleiro, na próxima terça-feira, 03 de dezembro, a partir das 18h, na sede do Sebrae. O evento é voltado às micro e pequenas empresas e indústrias do segmento de móveis instaladas em Alagoas.


Venda...

A proposta de venda direta de etanol das usinas para os postos de combustíveis segue em tramitação na Câmara dos Deputados, após a aprovação, semana passada, na Comissão de Minas e Energia, onde recebeu uma votação simbólica. “Já estive com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Felipe Francischini, pedindo que seja designado um relator para que o projeto, que é de autoria do senador Otto Alencar, possa ser acelerado. É um projeto que já veio do Senado Federal e que está pendente de votação na Câmara dos Deputados”, afirmou o deputado Isnaldo Bulhões.


...Direta

A medida, segundo Bulhões, apesar de ofertar as unidades produtoras de etanol à possibilidade de vender diretamente o biocombustível aos postos, “não obriga as indústrias a comercializarem direto com os postos, será apenas mais uma opção”, afirmou o deputado. Art. 6º - O fornecedor somente poderá comercializar etanol combustível com: I - outro fornecedor cadastrado na ANP; II - distribuidor autorizado pela ANP; e III - mercado externo. Parágrafo único. O etanol comercializado somente adquirirá a denominação combustível se atender à especificação estabelecida pela ANP, inclusive quanto à adição de corante no caso do etanol anidro, e se tal finalidade for indicada no respectivo documento fiscal.


Financeira

A Caixa participa, de 2 a 6 de dezembro, da Semana da Negociação e Orientação Financeira, evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central. Durante o período, todas as agências da Caixa vão promover condições especiais de renegociação de dívidas, pela campanha Você no Azul. Nas capitais, 27 agências do banco funcionarão em horário estendido, das 10h às 20h. Nessas unidades, a partir das 16h, o atendimento será exclusivamente ao público que deseja receber orientação financeira e renegociar suas dívidas.

Mais matérias
desta edição