loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

MERCADO ALAGOAS

Confira os destaques da economia alagoana #MA10122019

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Moagem

Os números atualizados da safra 19/20 – acumulados até o dia 30 de novembro – foram divulgados pelo Sindaçúcar-AL. De acordo com o boletim quinzenal nº 06, foram processadas até o mês passado mais de 8,1 milhões de toneladas de cana. Em comparação ao mesmo período do ciclo 18/19, quando o acumulado era de 7,8 milhões de toneladas, representa um crescimento de quase 4,6%.

Em alta

Das 14 unidades industriais em operação nesta safra, apenas três registram uma redução na quantidade de cana beneficiada ante a produção acumulada em novembro do ano passado, variando de -1,8% a -18,6%. Já no sentido contrário, entre as 11 usinas que tiveram aumento de produção nesta moagem, o percentual de crescimento variou de 5,1% a 76,8%.

Adoçando

No item produção de açúcar, as 605.705 toneladas processadas, que correspondem a um aumento de 3,1% em comparação ao mesmo período da safra anterior, quando o acumulado era de 587.454 toneladas. Contudo, a produção de etanol (anidro e hidratado) teve uma variação negativa de quase 3%. Enquanto até novembro do ano passado o acumulado era de 232.551 metros cúbicos (m³), neste ciclo a produção foi de 225.647 m³

Barragens

Nesta quarta-feira, 11, o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, participa da solenidade de lançamento do Programa Estadual de Barragem Subterrânea, a partir das 14h, no Palácio Floriano Peixoto. A criação de barragens subterrâneas era um pleito antigo defendido pelo dirigentes da entidade de classe que representa os produtores rurais alagoanos como forma de prover o abastecimento de água para a agricultura, principalmente em áreas de escassez do produto.

Pilões

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) divulgou os resultados da terceira edição do Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar do Povoado de Pilões, em Batalha. O primeiro lugar na disputa ficou a Vaca Redonda, do povoado Pau Ferro/Barreiras, localizado no município de Batalha, com uma produção total de 115 kg de leite. Nas quatro ordenhas, fez uma média diária de 57.500 kg. O torneio, que teve início na quinta-feira passada, dia 05, e que foi encerrado no sábado, à noite, contou ainda com palestras técnicas sobre as técnicas para uma melhor produção de leite.

Estufa

A Cooperativa Pindorama, por meio da parceria com a Emater, inaugura nesta terça-feira, dia 10, uma estufa para a produção orgânica de mudas no modelo agroecológico. A solenidade, que ocorrerá a partir das 9h, contará com a presença do presidente da cooperativa, Klécio Santos, além de agricultores familiares da região e colonos.

Estufa 2

Participam deste projeto, sob a responsabilidade técnica da Emater, jovens do projeto social “O Amanhã de Pindorama”, que participaram em 2017 do curso básico de agroecologia e produção de hortaliças orgânicas. A turma foi composta por 25 jovens, na faixa dos 16 aos 19 anos, filhos de agricultores familiares. A capacitação contou com 120 horas e foi dividida em seis módulos. A princípio, serão produzidas mudas de agrião, acelga, alface, couve, brócolis, espinafre, pimenta e repolho, além de maracujá, mamão, hortelã, entre outras.

Quebrangulo

Carlos Neto, filho de Alfredo Gaspar, deve se filiar ao PSC. O que ele pretende – anote – é disputar a prefeitura de Quebrangulo.

Precedentes

A favor de Carlos existe no momento uma estranha “tradição”. Os últimos dois prefeitos eleitos de Quebrangulo (Manoel Tenório e Marcelo Lima) ocuparam antes da eleição a presidência da Adeal, mesmo cargo ocupado hoje por Carlos Neto. Vai que dá certo...

Um ou outro

O nome do presidente da Adeal tem circulado nos últimos dias nos bastidores da política de Quebrangulo. Por lá (e por aqui também) dizem que ele só será candidato se o pai não disputar a Prefeitura de Maceió.

Cristão

E se Gaspar decidir entrar no jogo poderá vestir a camisa do MDB - ou não. O PSC, agora na base do governo surge como opção. Está de portas abertas para receber Gaspar.

Relacionadas