app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA08012020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 08/01/2020 - Matéria atualizada em 08/01/2020 às 06h00

Agora é

As ‘desculpas’, o empurrar com a barriga, as postergações acabaram para o deputado federal João Henrique Caldas (PSB). Ele, a partir de agora, é pré-candidato a prefeito de Maceió. E terá de agir como tal. O presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, confirmou nessa terça-feira, 7, que JHC será o candidato do partido à Prefeitura de Maceió neste ano.


...oficial

Ao lançar JHC, o PSB aprofunda o ‘racha’ entre os tucanos de Maceió. O senador Rodrigo Cunha (PSDB) quer apoiar JHC e o prefeito Rui Palmeira (PSDB) quer qualquer um, menos JHC.


Hora da decisão

O ‘lançamento’ de JHC para prefeito deve provocar efeitos nos meios políticos locais, forçando algumas antecipações. Até agora, apenas três partidos além do PSB, haviam lançado pré-candidatos: Avante (Ricardo Santa Ritta), PCdoB (Cícero Filho) e PT (Ricardo Barbosa). O DEM (Nonô), o PDT (Lessa), o PP (Davino), o PSOL (Basile) e o MDB (Gaspar) são alguns partidos que tentam viabilizar candidaturas e devem acenar com alguma definição o quanto antes.


No Já!

A Algás, distribuidora de gás de Alagoas, comunica que os serviços que eram oferecidos na Galeria Passeio Stella Maris foram transferidos para o Já! do Maceió Shopping, “numa mudança benéfica para os clientes, que podem buscar informações e assistência num espaço unificado a outros órgãos”.


Serviço

O ponto de atendimento da Algás já está em funcionamento no Já!, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O espaço atende solicitações como início de fornecimento, religação, suspensão ou desligamento do fornecimento, transferência de titularidade, 2ª via de fatura, parcelamento de débitos, visita comercial e visita técnica/inspeções. Os serviços também estão disponíveis por meio do número 117 (ligação gratuita e 24 horas), ou no site www.algas.com.br.


Artesanal

Chapéu de guerreiro, bumba-meu-boi, mosaico de azulejos, peças de roupas, acessórios e objetos decorativos são algumas peças do artesanato alagoano que estão sendo expostas e comercializadas no espaço Alagoas Feita à Mão, no Maceió Shopping. Até o dia 21 de fevereiro, os artesãos estão divulgando seus produtos em uma espécie de lounge, que atua estrategicamente como ponto de chegada e partida dos turistas que usam o free bus do shopping.


Quem vai

A iniciativa da Sedetur, em parceria com o Maceió Shopping, tem a participação de 45 produtores locais entre grupos, associações, cooperativas e mestres. A exposição, que é rotativa, terá um grupo diferente de artesãos a cada 15 dias, representando a cultura de Alagoas de suas peças. O espaço fica localizado em frente à loja Renner, no 1º piso.


Programa do Leite

A Secretaria da Agricultura sinalizou que já fez o pagamento da primeira quinzena de dezembro referente ao Programa do Leite para as cooperativas com menor número de beneficiários em Alagoas. Na virada do ano, novos recursos foram adquiridos para o pagamento do restante da parcela, que serão designados também para outras cooperativas com maior número de beneficiários, como a CPLA. O esperado é que o montante seja repassado para as instituições até o final de janeiro.


No tanque

A produção total de etanol, proveniente da cana e do milho, é de 35,5 bilhões de litros, com um acréscimo de 7,2%, comparado à safra 18/19. Da extração da cana são 33,8 bilhões de litros, representando um crescimento de 4,6%. Desse total, a maior parte vai para o etanol hidratado (23,6 bilhões de litros), enquanto o anidro fica com 10,2 bilhões.


Preferência

A Conab identificou um crescimento no interesse dos produtores na produção de etanol a partir do milho. A estimativa é de uma produção de 1,69 bilhão de litros, com elevação de 114% frente à última safra. O biocombustível na forma hidratada sinaliza a produção 1,2 bilhão de litros, com crescimento de 120%, ao passo que o anidro chega a 463 milhões, um aumento de 2,6% em relação ao estudo anterior.

Mais matérias
desta edição