app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA09012020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 09/01/2020 - Matéria atualizada em 09/01/2020 às 06h00

Vetos

O Orçamento do Estado foi sancionado, no último dia 03, com veto parcial em 12 artigos, todos de emendas de autoria dos deputados estaduais. Os vetos só serão apreciados após 15 de fevereiro, quando termina o recesso do Legislativo. Até lá, o Orçamento sancionado está valendo, podendo sofre alterações após a apreciação dos vetos.


Atraso

O governador Renan Filho ainda não enviou para a Assembleia Legislativa, como prometido, o projeto de lei que autoriza o Estado a pagar o rateio do Fundeb para professores da rede estadual de ensino.


Quanto é

Segundo estimativas da Seplag, o valor do rateio deve chegar a R$ 35 milhões, o equivalente a pouco mais de uma folha salarial dos professores. O valor a ser distribuído é obrigatório e deveria ter sido pago aos servidores ao longo do ano, mas ‘viram’ sobras por conta da desvalorização salarial da categoria.


Agora é...

As ‘desculpas’, o empurrar com a barriga, as postergações, acabaram para o deputado federal João Henrique Caldas (PSB). Ele, a partir de agora, é pré-candidato a prefeito de Maceió. E terá de agir como tal. O presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, confirmou nessa terça-feira, 7, que JHC será o candidato do partido à Prefeitura de Maceió neste ano.


...oficial

Ao lançar JHC, o PSB aprofunda o ‘racha’ entre os tucanos de Maceió. O senador Rodrigo Cunha (PSDB) quer apoiar JHC e o prefeito Rui Palmeira (PSDB) quer qualquer um, menos JHC.


Safra

Com quase cinco meses de moagem, a safra 19/20 acumula uma produção de açúcar superior a 884 mil toneladas. De acordo com o boletim semanal nº 18, foram produzidas pouco mais de 609 mil toneladas de açúcar do tipo VHP e quase 275 mil toneladas do cristal. Em comparação ao mesmo período da safra 18/19, quando o acumulado era de 843 mil toneladas, houve neste ciclo um aumento na produção superior a 41 mil toneladas.


Incentivo

Uma das principais ações desempenhadas pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas tem sido o apoio para a realização dos torneios leiteiros nos municípios que compõem a bacia leiteira do Estado. As competições se caracterizam como um incentivo para o crescimento do setor, que evidencia o potencial produtivo e genético dos animais dos agricultores familiares da região.


Torneio

Só em 2019, oito torneios leiteiros foram realizados em diferentes localidades de Alagoas. Todos os eventos foram assistidos pela CPLA e contaram com a participação de produtores da cooperativa.


Produção

Durante os concursos leiteiros, as vacas campeãs tiveram uma produção acima de 50 kg de leite e as novilhas, acima dos 40 kg. Os números mostram a evolução vivida pela agricultura familiar, que vem investimento no cuidado e no melhoramento genético dos animais.


Rodoviária

O Terminal Rodoviário João Paulo II em Maceió registrou em dezembro passado uma movimentação de 125.537 passageiros. Desse volume, 69.743 passageiros embarcaram para destinos diversos e 55.794 desembarcaram na capital. Apesar da movimentação de pessoas embarcadas ter sido superior à dos últimos 4 anos, a movimentação no mês de dezembro ainda foi menor que a registrada no mesmo período de 2014, com diferença de 03%.


Em alta

A movimentação de passageiros no transporte interestadual em dezembro de 2019 foi a maior já registrada nos últimos 6 anos. O mês registrou a maior movimentação desde 2014, com 27.590 passageiros, e apresentou um crescimento de 35% em relação a 2014 e 30% em relação a 2018, quando registrou 21.209 passageiros.


Causa

As ações de fiscalização contra o transporte irregular clandestino realizadas pela SMTT, BPTran e ARSAL no Terminal Rodoviário no mês de dezembro foram essenciais para o crescimento no volume de passageiros que viajaram no transporte regular. Esse aumento foi observado também no transporte intermunicipal, que registrou aumento 12% no numero de passageiros embarcados em relação a 2014 e 07% em relação a 2018.

Mais matérias
desta edição